Portal:Ténis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal do Ténis


 ver · editar Ténis


Ténis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro ou relva (grama). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para o outro lado da rede com ajuda de uma raquete.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolvê-la antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque — rebater bem a bola dificultando a devolução do adversário — e defesa — bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário, etc.
Continue lendo...

 ver · editar Artigo selecionado


O Torneio de Roland-Garros é um torneio de tênis realizado em Paris, na França. Tem seu nome em homenagem a Roland Garros, jogador de tênis francês e pioneiro da aviação.

Juntamente com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o US Open, compõe o grupo dos quatro torneios do Grand Slam de tênis. É disputado em quadra de saibro, em melhor de 5 sets para os homens e 3 sets para as mulheres. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser “aberto”, permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais.

Pelo saibro ser uma superfície lenta e pela ausência de tie-break no último set, as partidas poder ter duração de várias horas e com escores bastante elevados, como o da partida entre os franceses Fabrice Santoro e Arnaud Clément, disputada dia 25 de maio de 2004, que durou 6 horas e 22 minutos, com um resultado de 16/14 no 5º set.
Continue lendo...

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que


 ver · editar Navegação


 ver · editar Portais relacionados