Portal:Enxadrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Principal   Enxadristas   Estudos   Competições   WikiProjeto
 ver·editar Portal de Enxadrismo


Eerste prijs Essent 2004 (33%).JPG

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C..

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.). O xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, com a única exceção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas sempre fazem o primeiro lance), sendo especialmente conhecido por sua complexidade.

 ver·editar Artigo em destaque


Leonard di Cutri defeats Ruy Lopez in Spain.jpg
O Xadrez na Itália refere-se à contribuição da Itália na história do xadrez desde sua assimilação no século IX até a atualidade. Os italianos receberam o shatranj, um dos antecessores do xadrez, a partir dos muçulmanos que haviam invadido o sul do país por volta do século IX. Apesar das eventuais restrições religiosas da Igreja Católica Romana, o jogo se popularizou entre a corte. No século XIII, o monge dominicano Jacobus de Cessolis escreveu o livro Liber de Moribus Hominum et Officiis Nobilium Sive Super Ludo Scacchorum, um conjunto de moralidades utilizando as peças de xadrez como analogia para o ensino da moral e da ética.

Por volta do século XV, surgiu a variante moderna do jogo com a inclusão da Dama e do Bispo com seus movimentos ampliados. Os jogadores italianos Paolo Boi, Giovanni Leonardo Di Bonna e Giulio Polerio, sendo o último considerado um campeão mundial não-oficial, produzindo uma nova literatura para o jogo. Com a ascensão da França como centro de xadrez no século XVI, principalmente devido aos estudos de Philidor, os italianos em contra-posição a suas idéias desenvolveram a escola de pensamento italiana que foi o estilo dominante até a década de 1840.

Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver·editar Imagem em destaque


Ajeeb.jpg
Crédito: Commons

Anúncio de um espetáculo do autômato Ajeeb.

 ver·editar Você sabia?


Checkmate.jpg
  • ... que o Número de Shannon calcula de forma aproximada o número de lances possíveis no jogo de xadrez, que é de 10123 e que, como comparação, o número de átomos no Universo é estimado em 1079?
  • ... que um enxadrista profissional analisa cerca de três posições por segundo, enquanto supercomputadores analisam mais de 200 milhões de posições no mesmo período?


 ver·editar Equipamentos
 ver·editar Como posso colaborar?


Klopfholz mit Beiteln.jpg

Algumas coisas que você pode fazer:

 ver·editar Enxadrismo na História
 ver·editar Enxadrismo na Literatura
 ver·editar Enxadrismo no Cinema


 ver·editar Projetos Irmãos


Enxadrismo no Wikinotícias     Enxadrismo no Wikiquote     Enxadrismo no Wikilivros     Enxadrismo no Wikisource     Enxadrismo no Wikcionário     Enxadrismo no Commons
Notícias Citações Manuais & Livros Textos Definições Imagens
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Commons-logo.svg

Purgar