Portal:Enxadrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Principal   Enxadristas   Estudos   Competições   WikiProjeto
 ver·editar Portal de Enxadrismo


Eerste prijs Essent 2004 (33%).JPG

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C..

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.). O xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, com a única exceção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas sempre fazem o primeiro lance), sendo especialmente conhecido por sua complexidade.

 ver·editar Artigo em destaque


Lahur Sessa by Thiago Cruz.jpg
Uma antiga lenda conta que numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.

Certo dia o rajá foi visitado por um jovem brâmane chamado Lahur Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e Sessa pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente...

Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver·editar Imagem em destaque


Egyptian chess players.jpg
Crédito: Sir Lawrence Alma-Tadema

Pintura de enxadristas egípcios jogando um dos predecessores do xadrez moderno.

 ver·editar Você sabia?


Checkmate.jpg


 ver·editar Equipamentos
 ver·editar Como posso colaborar?


Klopfholz mit Beiteln.jpg

Algumas coisas que você pode fazer:

 ver·editar Enxadrismo na História
 ver·editar Enxadrismo na Literatura
 ver·editar Enxadrismo no Cinema


 ver·editar Projetos Irmãos


Enxadrismo no Wikinotícias     Enxadrismo no Wikiquote     Enxadrismo no Wikilivros     Enxadrismo no Wikisource     Enxadrismo no Wikcionário     Enxadrismo no Commons
Notícias Citações Manuais & Livros Textos Definições Imagens
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Commons-logo.svg

Purgar