Portal:União Soviética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The coat of arms of the Soviet Union. A yellow hammer and sickle over the world, with ears of wheat around it. There is a rising Sun under the world, and a ribbon around the wheat. A red five-pointed star is above the world.
The coat of arms of the Soviet Union. A yellow hammer and sickle over the world, with ears of wheat around it. There is a rising Sun under the world, and a ribbon around the wheat. A red five-pointed star is above the world.

Bem-vindo ao

Portal da União Soviética


Portal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Bandeira
Bandeira

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo: Союз Советских Социалистических Республик, transl. Saiúz Saviétskikh Satsialistítcheskikh Riespúblik), também conhecida pela sigla URSS, foi um país de proporções continentais, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia. O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. A União Soviética (nome mais curto pelo qual era habitualmente conhecida) foi uma das duas superpotências durante a Guerra Fria. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.

A União Soviética foi um Estado de partido único governado pelo Partido Comunista desde a sua fundação até 1990. Embora a URSS fosse tecnicamente uma união de 15 repúblicas soviéticas subnacionais, seu governo e economia eram altamente centralizados.

A Revolução Russa de 1917 causou a queda do Império Russo. Após a Revolução Russa, houve uma luta pelo poder entre o partido bolchevique, liderado por Vladimir Lenin e o Exército Branco anticomunista. Em dezembro de 1922, os bolcheviques venceram a guerra civil, e a União Soviética foi formada com a fusão da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, da República Socialista Federativa Soviética Transcaucasiana, da República Socialista Soviética da Ucrânia e da República Socialista Soviética da Bielorrússia. Após a morte de Vladimir Lenin em 1924, Josef Stalin tomou o poder, liderando a URSS através de um programa de industrialização em grande escala. Stalin estabeleceu uma economia planificada e suprimiu a oposição política a ele e ao Partido Comunista.

 ver · editar Artigos selecionados

Batalha de Stalingrado (português brasileiro) ou Batalha de Estalinegrado (português europeu) foi o nome da operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado, às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a II Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de 1,5 milhão de soldados e civis.

Marcada por sua extrema brutalidade e desinteresse pelas perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na II Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.

Em 22 de junho de 1941, a Alemanha e os seus aliados do Eixo invadiram a União Soviética, na chamada Operação Barbarossa, avançando lentamente para dentro de território soviético. Sofrendo derrota após derrota no verão e no inverno de 1941, as forças soviéticas contra-atacaram em larga escala nos portões da capital do país, na chamada Batalha de Moscou, iniciada a 5 de dezembro de 1941.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Categorias


Como colaborar

Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a União Soviética na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


Você sabia que...

... que a União Soviética foi o primeiro país socialista do mundo?

... que o lema da nacional da União Soviética é: Пролетарии всех стран, соединяйтесь!, em russo, em português: Trabalhadores do mundo, uni-vos!?

... que enquanto existiu, a União Soviética foi o maior país do mundo em proporções continentais, 22.402.200 km² ao todo?


 ver · editar Principais tópicos




 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Tema
Descubra a Wikipédia utilizando portais