Forças Armadas da União Soviética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas da União Soviética.
Soldados soviéticos da divisão Tamanskaya, em 1992.

As Forças Armadas da União Soviética (em russo: Вооружённые Силы Советского Союза), oficialmente Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Вооружённые Силы Союза Советских Социалистических Республик) é o termo pelo qual eram conhecidas as forças armadas da República Socialista Federativa Soviética Russa (1917—1922) e da União Soviética (1922—1991), desde seu início, com o fim da Guerra Civil Russa, até sua dissolução em dezembro de 1991.

De acordo com a lei pan-unionista do serviço militar, de setembro de 1925, as forças armadas soviéticas eram formadas por cinco componentes: as Forças Terrestres, as Forças Aéreas, a Marinha, e o Diretório Político do Estado (OGPU, que em 1934 foi fundida com a NKVD e deu origem ao Comitê para a Segurança do Estado, a célebre KGB).1 Após a Segunda Guerra Mundial, as Forças Estratégicas de Foguetes (1960), as Forças de Defesa Aérea (1948) e as tropas dos Corpos de Defesa Civil foram acrescentadas às forças armadas, situando-se respectivamente na primeira, terceira e sexta posição na classificação oficial soviética de importância comparativa (na qual as Forças Terrestres ocupavam a segunda posição, a Marinha a quinta, as Tropas de Fronteira a sétima e as Tropas Internas em oitavo).

Referências

  1. Scott e Scott, The Armed Forces of the Soviet Union, Westview Press, 1979, p.13

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Grau, Lester W. e Jalali, Ali Ajmad. "The Campaign for the Caves: The Battles for Ahawar in the Soviet-Afghan War". Foreign Military Studies Office, Ft. Leavenworth, reimpresso do Journal of Slavic Military Studies, vol. 14, setembro de 2001, n.º 3.
  • Lewis, William J., The Warsaw Pact: Arms, Doctrine and Strategy, Institute for Foreign Policy Analysis; 1982. ISBN 0-07-031746-1.
  • MccGwire, Michael. Military Objectives in Soviet Foreign Policy, c. 1987

Ligações externas[editar | editar código-fonte]