Portal:Cristianismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Cartella blu.jpg
Nuvola apps browser.png
ver    
Hagiasophia-christ.jpg

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceânia e em grande parte de África.

O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Cartella blu.jpg
Nuvola apps kmix.png
ver    
Cquote1.svg Os antigos sabiamente pintaram o amor menino, porque não há amor tão robusto, que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza o desarma o tempo. A razão natural de toda esta diferença, é porque o tempo tira a novidade às coisas (...) Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar, e o ter amado muito, de amar menos. Cquote2.svg

Padre António Vieira

Cartella blu.jpg
P literature.svg
ver    
Cquote1.svg O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. Cquote2.svg


I Coríntios 13:4-8a (ARA)

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    
Jean Cáuvin.

João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome Calvinismo, embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido.

Calvino foi inicialmente um humanista. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como padre. Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça[1] .

Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré- cartesiano, precursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo".[2]

Cartella blu.jpg
Nuvola apps kontact.png
ver    
Agostinho, em um afresco de Sandro Botticelli

Aurélio Agostinho (em latim: Aurelius Augustinus), Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho (Tagaste, 13 de novembro de 354Hipona, 28 de agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da Igreja Católica.

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino, mas depois de sua conversão e batismo, desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (em um livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho, e também a comunidade que era devota de Deus.

Na Igreja Católica, e na Igreja Anglicana, é um santo, e um importante doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostinha; seu memorial é celebrado no dia 28 de agosto. Muitos protestantes, especialmente calvinistas, o consideram como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que ele é um herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a cláusula filioque. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho o Abençoado".

Cartella blu.jpg
Nuvola filesystems camera.png
ver    
Catedral Presbiteriana, no Rio de Janeiro. De arquitetura neogótica[3] , é patrimônio histórico da cidade maravilhosa.[4]
Cartella blu.jpg
Nuvola apps filetypes.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Séries
Marcação de esboço
Citações
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Cristianismo
Cartella blu.jpg
Office-calendar-modified.svg
ver    

31 de Julho:

Cartella blu.jpg
Nuvola apps Wild.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrer fusão:

Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.



Artigos pedidos:

Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Cartella blu.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps usb.png
ver    
Cartella blu.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella blu.jpg
Portal.svg
ver    
  1. Biografia de João Calvino (em português) Página visitada em 26 de maio de 2012.
  2. Cottret, Bernard. Calvin: A Biography. Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans, 2000. 0-8028-3159-1 Traduzido para o inglês do original Calvin: Biographie, Edição de Jean-Claude Lattès, 1995.
  3. "Sesquicentenário da Igreja Presbiteriana". Página visitada em 17 Fev. 2012.
  4. "Catedral Presbiteriana do Rio completa 150 anos de existência". Página visitada em 17 Fev. 2012.