Igreja Cristã Evangélica do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logomarca da ICEB

A Igreja Cristã Evangélica do Brasil (ICEB) é uma denominação evangélica, fruto do esforço missionário de jovens cristãos canadenses, ingleses e americanos que reuniram-se com a intenção de evangelizar a América do Sul em 1895. Chegaram ao estado de Goiás, onde estabeleceram um hospital e, posteriormente, parte deles, foram para o estado de São Paulo, onde organizaram a primeira igreja, em 25 de agosto de 1901 no bairro da Aclimação, a Igreja Cristã Paulistana. A denominação identifica-se como uma igreja de linha histórica-conservadora, e que esposa os pressupostos da Reforma Protestante de 1517, especialmente a salvação efetuada exclusivamente pela graça de Deus, sem nenhum mérito humano.

Está presente em 18 estados mais o Distrito Federal através de mais de 308 igrejas locais. As igrejas são autônomas jurídica e administrativamente e são governadas pelo Conselho Espiritual local que é composto de pastor ou pastores e presbíteros (todos eleitos). Dispõe de seminário (Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil em Anápolis, Goiás), editora (Editora Cristã Evangélica do Brasil em São José dos Campos) além de escolas, orfanatos e casas de recuperação. Tem missionários em vários países do mundo, como Moçambique, Itália, Uruguai, Egito e Portugal, dentre outros. De 1942 a 1968 esteve unida às igrejas congregacionais, formando a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais e Cristãs do Brasil, e ainda hoje mantém com a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil um "modus vivendi". Seu atual presidente é o Rev. João Batista Cavalcante, eleito no Concílio Nacional, realizado em novembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]