Igreja Missionária Unida no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Igreja Missionária Unida do Brasil
Orientação Raízes Anabatistas
Origem 1955

A Igreja Missionária Unida teve seu início no Brasil em 1955, com a vinda dos primeiros missionários, Earl Hartman e Donald Granitz e suas famílias, e, em 1956, Richard Lee Ummel com a sua família. É igreja histórica, pois tem origem nos movimentos anabatistas do século XVI e XVII. É também uma igreja avivada, tendo recebido influência dos movimentos wesleyano e avivalistas ocorridos nos EUA e Canadá.

Em julho de 1957 foi inaugurada a primeira Igreja Missionária Unida do Brasil, na cidade de Xambrê, Paraná, com templo próprio.

Em julho de 1958 foi inaugurada a segunda Igreja, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, em dependências alugadas.

Em 1962 foi fundado e inaugurado o Instituto Bíblico de Maringá, sendo seus primeiros alunos Antônio Iranildo Rodrigues, Cleber Lacerda Neto, Edenias Jacó Da Silva, Elcy França, Mário Miki e Otília Oliveira Feca. Na mesma época criou-se o Centro Bíblico de Maringá, com a finalidade de divulgar a literatura cristã, a serviço de toda a comunidade Evangélica da região de Maringá, no Norte do Paraná. Ainda em 1966 estabeleceu-se em Maringá o estúdio de Gravações Sacro Som, que constituía o Departamento de Rádio e Televisão da Igreja Missionária Unida do Brasil.

Em 1967 a Igreja Missionária Unida do Brasil constituiu-se numa Entidade Jurídica, registrando seus Estatutos.

Em 1973 foi adquirida uma propriedade, no município de Mauá da Serra, no Estado do Paraná, onde foi construído o Acampamento Água Viva, sob a orientação dos missionários Donald Matteson e Ronald Faw, cuja finalidade é a evangelização através de acampamentos, retiros espirituais, encontros, congressos, etc., servindo toda a comunidade evangélica.

Em janeiro de 1974 foram enviadas as primeiras missionárias brasileiras, Eni Pereira e Izabel Aparecida Del Bem, em visita ao então Território Federal de Rondônia, onde já havia alguns membros da Igreja Missionária Unida.

Em 1976, com a finalidade de expansão, foram enviados os primeiros missionários brasileiros em caráter permanente, Antônio Carlos Ramos e sua esposa Marlene do Amaral Ramos, sustentados com recursos da Igreja do Brasil.

Posteriormente o Instituto Bíblico foi desativado e em seu lugar passou a funcionar o Colégio Evangélico de Maringá. A partir de 1997 a IMUB passou a usar o sistema de discipulado de pastores para formar seus pastores.

Em 1986 a IMUB começou a estabelecer-se na Bahia, a partir da cidade de Eunápolis. Em 1987 a IMUB fez a distribuição administrativa do trabalho estabelecendo dois distritos: o Distrito Sul, abrangendo as Igrejas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, e o Distrito Noroeste, administrando as Igrejas em Rondônia e, depois, no Mato Grosso.

No ano 2000 o Distrito Sul foi multiplicado em três Distritos. O Sul (Paraná), o Sudeste (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e o Nordeste (Bahia).

Hoje a Igreja tem tantas igrejas e tantas congregações e tem projetos missionários como o de estabelecer igrejas em Moçambique (que já está sendo implantado) e em outros países, bem como no sertão nordestino.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.