Portal:Segunda Guerra Mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas por tema · Glossários · Índice A-Z

Existem 6082 artigos relacionados à Segunda Guerra Mundial
 ver·editar PORTAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


WW2Montage.PNG

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que tomou proporções globais, ocorrido entre os anos de 1939 e 1945, tendo iniciado com dois conflitos separados: o primeiro na Ásia em 1937 (Segunda Guerra Sino-Japonesa) e o outro começou na Europa em 1939 (Invasão da Polônia).

A guerra foi travada entre as forças do Eixo e as forças dos Aliados. Foi certamente o maior conflito da História, sendo mobilizados mais de 100 milhões de soldados de todas as nacionalidades e foi também o mais sangrento, vitimando 70 milhões de pessoas, a maioria destas eram civis.

O final do conflito teve como desfecho a vitória dos Aliados e a criação de duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética, sendo formado entre estes um novo conflito chamado de Guerra Fria que durou por 45 anos.



Atualizar informações
 ver·editar Artigo destacado


Katyn Massacre - Mass Graves 2.jpg
Massacre de Katyn (em polonês/polaco: zbrodnia katyńska; em russo: Катынский расстрел), também conhecido como Massacre da Floresta de Katyn, foi uma execução em massa ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial contra oficiais poloneses prisioneiros de guerra, policiais e cidadãos comuns acusados de espionagem e subversão pelo Comissariado do Povo para Assuntos Internos (NKVD), a polícia secreta soviética, comandada por Lavrentiy Beria, entre abril e maio de 1940, após a rendição da Polônia à Alemanha Nazista. Através de um pedido oficial de Beria, datado de 5 de março de 1940, o líder soviético Josef Stalin e quatro membros do Politburo aprovaram o genocídio. O número de vítimas é calculado em cerca de 22 000, sendo 21 768 o número mínimo identificado.

As vítimas foram executadas na floresta de Katyn, na Rússia, em prisões em Kalinin e Kharkov e em outros lugares próximos. Do total de mortos, cerca de 8 mil eram militares prisioneiros de guerra, outros 6 mil eram policiais e o restante dividido entre civis integrantes da intelectualidade polonesa - professores, artistas, pesquisadores, historiadores, etc - presos sob a acusação de serem sabotadores, espiões, latifundiários, donos de fábricas, advogados, funcionários públicos perigosos e padres.


 ver·editar Batalha em destaque


[[Imagem:|200px|]]
A Batalha de Stalingrado (português brasileiro) ou Batalha de Estalinegrado (português europeu) foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva passou totalmente para as mãos dos soviéticos até a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945.


 ver·editar Categorias



 ver·editar Biografia em destaque


FDR in 1933.jpg
Franklin Delano Roosevelt, muitas vezes referido por suas iniciais FDR, foi o trigésimo segundo presidente dos Estados Unidos. Eleito para quatro mandatos, atuou de 1933 a 1945 e foi o único presidente dos Estados Unidos a ter servido mais de dois mandatos. Ele foi uma figura central do século XX durante um momento de crise econômica mundial e de guerra mundial. Durante a Grande Depressão da década de 1930, Roosevelt criou o New Deal para prestar socorro para os desempregados, a recuperação da economia, e a reforma dos sistemas econômicos e bancários. Embora a recuperação da economia foi incompleta até quase 1940, os programas que ele iniciou, como Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Tennessee Valley Authority (TVA), e a Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), continuam a ter papéis instrumentais no comércio da nação. Um de seus legados mais importantes é o Sistema de Segurança Social. Como a Grã-Bretanha guerreava com a Alemanha nazista, Roosevelt forneceu auxílio Lend-Lease a Winston Churchill e o esforço de guerra britânico antes da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em dezembro de 1941.


 ver·editar Imagem em destaque


Nagasakibomb.jpg
Credito: Exército dos Estados Unidos

Cogumelo resultante da explosão da bomba nuclear Fat Man sobre Nagasaki, Japão.

 ver·editar Você sabia que...


  • ...o U-106 foi um dos submarinos alemãs mais bem sucedidos durante a Segunda Guerra Mundial, afundando 22 embarcações Aliadas?
  • ... a 7ª Divisão Panzer foi a unidade militar a conseguir percorrer a maior distância em território inimigo num único dia, alcançando 350Km na França indo da Alemanha até Dunquerque?
 ver·editar Citações


"Nenhum bombardeiro inimigo pode atingir o Ruhr. Se um atingir o Ruhr, meu nome não é Göring. Podem me chamar de Meyer."
Hermann Göring, Setembro de 1939
 ver·editar Coisas para fazer
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar WikiProjetos


P military green.png

Os temas referentes a Segunda Guerra Mundial estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar, que tem por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.



 ver·editar Outros projetos da Wikimedia