Portal:Alemanha Nazista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bem-vindo ao portal da Alemanha Nazista, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar Introdução


Alemanha Nazi (português europeu) ou Nazista (português brasileiro), também chamada de Terceiro Reich (oficialmente, desde 1943, Grande Reich Alemão), são nomes comuns para a Alemanha durante o período entre os anos de 1933 e 1945, quando o seu governo era controlado por Adolf Hitler e pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), mais conhecido como Partido Nazista. Sob o governo de Hitler, a Alemanha foi transformada em um Estado totalitário fascista que controlava quase todos os aspectos da vida. A Alemanha nazista deixou de existir após as forças aliadas derrotarem os alemães em maio de 1945, encerrando a Segunda Guerra Mundial na Europa.

O racismo e o antissemitismo eram, especialmente, uma característica central do regime. Os povos germânicos — também referido como raça nórdica — foram considerados a representação mais pura do arianismo e, portanto, a raça superior. Judeus e outros grupos considerados indesejáveis ​​foram perseguidos ou assassinados e a oposição ao governo de Hitler foi brutalmente reprimida. Membros da oposição liberal, socialista e comunista foram mortos, presos ou forçados ao exílio. As igrejas cristãs também foram oprimidas, sendo muitos de seus líderes presos. A educação era focada na biologia racial, política populacional e aptidão para o serviço militar. Carreira e oportunidades educacionais para as mulheres foram reduzidas. A recreação e o turismo foram organizados através do programa "Força pela Alegria" e os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 apresentaram o Terceiro Reich ao cenário internacional. Joseph Goebbels, o ministro de propaganda, fez uso efetivo de filmes, manifestações de massa e da hipnotizante oratória de Hitler para controlar a opinião pública alemã. O governo controlava a expressão artística, promovendo formas de arte específicas, enquanto desencorajava ou proibia outras e etc.

A Alemanha nazista fez exigências territoriais cada vez mais agressivas e ameaçou entrar em guerra caso não fosse atendida. A Áustria e a Tchecoslováquia foram tomadas em 1938 e 1939. Hitler fez um pacto com Josef Stálin e invadiu a Polônia em setembro de 1939, o que deu início a Segunda Guerra Mundial na Europa. Em aliança com a Itália fascista e outras Potências do Eixo, a Alemanha conquistou a maior parte da Europa em 1940 e ameaçou o Reino Unido. Reichskommissariate assumiram o controle brutal das áreas conquistadas e uma administração alemã foi fundada no que restou da Polônia.


Mostrar novas seleções


 ver · editar Artigo selecionado


Wehrmacht (ouvir) (termo alemão que significa "Força de Defesa", e que pode ser entendido como meios/poder de resistência) foi o nome do conjunto das forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 e englobava o Exército (Heer), Marinha de Guerra (Kriegsmarine), Força Aérea (Luftwaffe) e tropas das Waffen-SS (que apesar de não serem da Wehrmacht, eram frequentemente dispostas junto às suas tropas). Substituiu a anterior Reichswehr, criada em 1921 após a derrota alemã na I Guerra Mundial. Em 1955, as novas forças armadas alemãs foram reorganizadas sob o nome de Bundeswehr.

Durante os dez anos de sua existência, aproximadamente 18 milhões de combatentes serviram na Wehrmacht. Cerca de 3,5 milhões morreram em combate durante a II Guerra Mundial, sendo 88% apenas na frente russa. O número de soldados e oficiais desaparecidos ou mortos nos campos de concentração, principalmente soviéticos, nos anos posteriores ao fim da guerra, é desconhecido.



 ver · editar Categorias


 ver · editar Como colaborar


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Alemanha Nazista na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Imagem selecionada



Comício nazista em 18 de Fevereiro de 1943 no Sportpalast de Berlim, onde foi pronunciado o celebre discurso de Sportpalast por Joseph Goebbels.
 ver · editar Biografia selecionada


Albert Speer em 1933.
Albert Speer em 1933.

Albert Speer (1905–1981) foi o arquiteto-chefe e Ministro do Armamento do Terceiro Reich. Conhecido como "O bom nazista", ele assumiu toda a responsabilidade por seus atos cometidos durante o regime nazi nos Julgamentos de Nuremberg. Speer entrou para o Partido Nazista em 1931. Com grande talento na arquitetura, rapidamente tornou-se uma das pessoas mais próximas de Adolf Hitler. O ditador designou Speer para a construção de diversas obras, incluindo a Chancelaria do Reich. Speer também fez planos para a reconstrução de Berlim, com grandes edifícios, amplas alamedas e renovação do sistema de transporte. Como Ministro do Armamento, Speer foi responsável pela grande produtividade da Alemanha neste setor durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, ele foi julgado em Nuremberg e sentenciado a vinte anos de prisão por sua participação no regime nazista, principalmente pelo uso de trabalho escravo nos campos de concentração. Ele serviu a maior parte de sua sentença na prisão de Spandau na Berlim Ocidental. Após sair de Spandau em 1966, Speer publicou dois bestsellers autobiográficos: Por Dentro do III Reich e Spandau - O Diário Secreto, detalhando seu relacionamento com Hitler e fornecendo histórias desconhecidas sobre o Terceiro Reich. Ele ainda escreveu um terceiro livro, Infiltration, sobre a Schutzstaffel. Speer morreu de causas naturais em 1981 em uma visita a Londres.


 ver · editar Mapa



Um mapa geral da expansão territorial da Alemanha nazista até 1943.


 ver · editar Cronologia


Da ascensão à queda do Terceiro Reich



 ver · editar Portais relacionados


 ver · editar Wikimedia