Portal:Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Portal Guerra


editar 

Introdução

F-16 Fighting Falcon

A guerra é um estado de conflito entre grupos relativamente extenso de pessoas (como nações, Estados, organizações, grupos sociais), que se caracteriza pelo uso da violência letal entre os combatentes armados ou contra civis. Outros termos para a guerra, que muitas vezes servem como eufemismos, incluem conflito armado, hostilidades e ação policial.

Uma percepção comum de guerra consiste numa série de campanhas militares entre pelo menos dois ou mais lados opostos envolvendo uma disputa sobre a soberania, território, recursos, ideologia ou uma série de outras questões. Uma guerra para libertar um país ocupado por vezes se caracteriza como uma "guerra de libertação", enquanto uma guerra entre os elementos internos de um mesmo Estado pode constituir uma guerra civil.

Missouri post refit.JPG

Uma batalha é um engajamento único travado entre duas ou mais partes, onde cada partido ou grupo alinhado tentará derrotar seu oponente. As batalhas são na maioria das vezes combatidas durante as campanhas militares e geralmente podem ser bem definidas no tempo, espaço e ação. As guerras são geralmente contínuas de uma série relacionada de batalhas e são guiadas por estratégia, ao passo que as batalhas individuais são o palco em que as táticas são empregadas.

A história militar é o registro desses eventos na história da humanidade que se enquadram na categoria de conflito armado organizado.

Este portal foi concebido como uma página inicial para os interessados ​​nos assuntos militares tais como forças armadas, tecnologia e história militar. A partir daqui você poderá acessar facilmente aos diferentes artigos relacionados a estes temas.


Mostrar novas seleções
editar 

Artigos selecionados

Versão hitita do tratado em exposição no Museu Arqueológico de Istambul

O Tratado Egípcio-Hitita, usualmente designado por Tratado de Kadesh ou Tratado de Qadesh, foi um tratado de paz celebrado entre o faraó egípcio Ramsés II e o rei hitita Hatusil III ca. 1 259 a.C., que marca o fim oficial das negociações entre as duas grandes potências do Médio Oriente da altura, que se seguiram aos conflitos armados de grandes proporções que culminaram na célebre batalha de Kadesh, travada 16 anos antes. O acordo tinha como objetivo o estabelecimento de relações pacíficas entre as duas partes.

É o acordo diplomático e tratado de paz mais antigo que se conhece no Médio Oriente e é frequentemente apontado como o mais antigo do mundo, embora isso não corresponda à realidade. Porém, é o tratado mais antigo do mundo que sobreviveu até aos nossos dias. A designação muito comum de Tratado de Kadesh está relacionada com a batalha homónima, mas os os historiadores modernos consideram que aquela batalha não foi o catalisador da tentativa de paz, pois as relações entre os hititas e os egípcios continuaram a ser de inimigos durante muitos anos após aquele confronto.


editar 

Sabia que...

... a retirada do exército sérvio em 1915 foi tão terrível que o Rei Pedro I teve que fugir do país em um carro de boi?

... a invasão anglo-soviética da Pérsia foi lançada para garantir petróleo para a Grã-Bretanha e fornecer uma rota para os suprimentos do Lend-Lease desesperadamente necessários para a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial?

... a Batalha de Wuhan foi a maior batalha terrestre do Teatro do Extremo Oriente na Segunda Guerra Mundial?

Luís Alves de Lima e Silva

... durante o decorrer da Guerra da Crimeia, os britânicos e os franceses tentaram três cercos na cidade de Taganrog?

... Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias (foto) foi um herói militar brasileiro elogiado por suas vitórias na Guerra do Paraguai, e que seu aniversário é comemorado como o Dia do Soldado?

... durante a ocupação alemã do Luxemburgo na Primeira Guerra Mundial, mais de 1% da população luxemburguesa morreu lutando pela França, embora Luxemburgo permaneceu oficialmente neutro?

... a Guerra de Proteção Nacional conduziu à morte de Yuan Shikai, o que levou ao início da Era dos Senhores da Guerra na China?

... a Batalha de Budapeste foi um dos mais sangrentos cercos da Segunda Guerra Mundial?

... o famoso escritor espanhol Miguel de Cervantes participou da Batalha de Lepanto em 7 de outubro de 1571, durante a qual deixou-lhe inutilizada sua mão esquerda?


editar 

Imagem selecionada

Lowering the flag on Zuikaku

Zuikaku foi um porta-aviões da Marinha Imperial Japonesa. Seus aviões participaram do ataque a Pearl Harbor que iniciou a Guerra do Pacífico, e lutou em várias das mais importantes batalhas navais da guerra. Sofreu danos pesados ​​na Batalha do Cabo Engaño, a tripulação abaixou a bandeira e tentou abandonar o navio, mas foram incapazes de fazê-lo antes que o mesmo emborcou.

Crédito da foto: Kazutoshi Hando


editar 

Citações

É mais fácil mobilizar os homens para a guerra que para a paz. Ao longo da história, a Humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como o meio mais eficaz de resolução de conflitos, e sempre os que governaram se serviram dos breves intervalos de paz para a preparação das guerras futuras. Mas foi sempre em nome da paz que todas as guerras foram declaradas.

-- SARAMAGO, José; Diário de Notícias (2009).


editar 

Portais relacionados

editar 

WikiProjetos

P military green.png

Os temas referentes a Guerra estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar e do Wikiprojeto Forças Armadas, que têm por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.


editar 

Principais tópicos e categorias

editar 

Colabore!

Crystal Clear action configure.png

Se você se interessa por temas relacionados a conflitos militares, ajude a melhorar a qualidade dos artigos, categorias e predefinições, de forma a construir uma enciclopédia livre onde o conteúdo de qualidade é acessível a todos. A seguir estão algumas dicas de como você pode contribuir.

  • Se você ainda não está familiarizado com as ferramentas de edição da Wikipédia, dê uma olhada nesse simples tutorial com dicas simples, mas valiosas;
  • Melhore a qualidade dos artigos sobre guerras. Muitos deles sofrem de problemas como falta de referências e má formatação, o que compromete sua credibilidade;
  • Ajude a manter este portal atualizado. Dê sugestões de novos artigos, imagens e notícias que podem ser incluídas nas seções acima. Se quiser fazer uma crítica, sugestão ou elogio sobre o portal em geral, utilize a página de discussão.
Portal A Wikipédia possui o
Portal Guerra
  • Coloque a predefinição {{Portal-Guerra}} nos artigos relacionados (o resultado está ao lado). Dessa forma você ajuda a divulgar este portal.



editar 

Outros projetos da Wikimedia

Guerra no Wikinotícias     Guerra no Wikiquote     Guerra no Wikilivros     Guerra no Wikisource     Guerra no Wikcionário     Guerra na Wikiversidade     Guerra no Wikivoyage     Guerra no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/GuerraWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/GuerraWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/GuerraWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/GuerraWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/GuerraWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuerraWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuerraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:GuerraCommons-logo.svg