Portal:Guerra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Portal Guerra


editar 

Introdução

F-16 Fighting Falcon

A guerra é um estado de conflito entre grupos relativamente extenso de pessoas (como nações, Estados, organizações, grupos sociais), que se caracteriza pelo uso da violência letal entre os combatentes armados ou contra civis. Outros termos para a guerra, que muitas vezes servem como eufemismos, incluem conflito armado, hostilidades e ação policial.

Uma percepção comum de guerra consiste numa série de campanhas militares entre pelo menos dois ou mais lados opostos envolvendo uma disputa sobre a soberania, território, recursos, ideologia ou uma série de outras questões. Uma guerra para libertar um país ocupado por vezes se caracteriza como uma "guerra de libertação", enquanto uma guerra entre os elementos internos de um mesmo Estado pode constituir uma guerra civil.

Missouri post refit.JPG

Uma batalha é um engajamento único travado entre duas ou mais partes, onde cada partido ou grupo alinhado tentará derrotar seu oponente. As batalhas são na maioria das vezes combatidas durante as campanhas militares e geralmente podem ser bem definidas no tempo, espaço e ação. As guerras são geralmente contínuas de uma série relacionada de batalhas e são guiadas por estratégia, ao passo que as batalhas individuais são o palco em que as táticas são empregadas.

A história militar é o registro desses eventos na história da humanidade que se enquadram na categoria de conflito armado organizado.

Este portal foi concebido como uma página inicial para os interessados ​​nos assuntos militares tais como forças armadas, tecnologia e história militar. A partir daqui você poderá acessar facilmente aos diferentes artigos relacionados a estes temas.


Mostrar novas seleções
editar 

Artigos selecionados

BoabdilFerdinandIsabella.jpg

Guerra de Granada é o nome pelo qual se conhece o conjunto de campanhas militares que decorreram entre 1482 e 1492, durante o reinado dos Reis Católicos, no interior do reino de Granada. Ela culminou com a rendição negociada mediante capitulação do rei Boabdil, que ao longo da guerra tinha oscilado entre a aliança, o jogo duplo, o apaziguamento e o confronto aberto com ambos os lados.

Os dez anos de guerra não foram um esforço contínuo: houve um ritmo sazonal de campanhas iniciadas na primavera e terminadas no inverno. Além disso, o conflito esteve sujeito a numerosas vicissitudes bélicas e civis: notáveis foram os confrontos internos dentro da parte muçulmana; enquanto que no lado cristão foi decisiva a capacidade de integração numa missão comum das cidades, a nobreza castelhana e o imprescindível impulso do baixo clero, e a autoridade da emergente Monarquia Católica.

A participação da Coroa de Aragão (cujos reinos estavam muito menos sujeitos ao autoritarismo real) foi de menor importância: além da presença do próprio rei Fernando, consistiu na colaboração naval, na contribuição de experientes artilheiros, e algum empréstimo financeiro. Era evidente a natureza da empresa, claramente castelhana, e a integração na Coroa de Castela do reino conquistado.

editar 

Sabia que...

... a retirada do exército sérvio em 1915 foi tão terrível que o Rei Pedro I teve que fugir do país em um carro de boi?

... a invasão anglo-soviética da Pérsia foi lançada para garantir petróleo para a Grã-Bretanha e fornecer uma rota para os suprimentos do Lend-Lease desesperadamente necessários para a União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial?

... a Batalha de Wuhan foi a maior batalha terrestre do Teatro do Extremo Oriente na Segunda Guerra Mundial?

Luís Alves de Lima e Silva

... durante o decorrer da Guerra da Crimeia, os britânicos e os franceses tentaram três cercos na cidade de Taganrog?

... Luís Alves de Lima e Silva, duque de Caxias (foto) foi um herói militar brasileiro elogiado por suas vitórias na Guerra do Paraguai, e que seu aniversário é comemorado como o Dia do Soldado?

... durante a ocupação alemã do Luxemburgo na Primeira Guerra Mundial, mais de 1% da população luxemburguesa morreu lutando pela França, embora Luxemburgo permaneceu oficialmente neutro?

... a Guerra de Proteção Nacional conduziu à morte de Yuan Shikai, o que levou ao início da Era dos Senhores da Guerra na China?

... a Batalha de Budapeste foi um dos mais sangrentos cercos da Segunda Guerra Mundial?

... o famoso escritor espanhol Miguel de Cervantes participou da Batalha de Lepanto em 7 de outubro de 1571, durante a qual deixou-lhe inutilizada sua mão esquerda?


editar 

Imagem selecionada

Landing at the Battle of Normandy

Um LCVP (Landing Craft, Vehicle, Personnel) da Guarda Costeira dos EUA desembarca tropas da Primeira Divisão de Infantaria do Exército dos EUA, na manhã de 6 de junho de 1944 (Dia D) na praia de Omaha.

Crédito da foto: Primeira Divisão do Exército dos EUA


editar 

Citações

A história escrita do mundo é, em larga medida, uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência. Ademais, os grandes estadistas da história escrita foram, em geral, homens de violência, pois ainda que não fossem guerreiros - e muitos o foram -, compreendiam o uso da violência e não hesitavam em colocá-la em prática para seus fins

--KEEGAN, John, Uma História da Guerra, São Paulo, Companhia das Letras, 1996, p. 492.


editar 

Portais relacionados

editar 

WikiProjetos

P military green.png

Os temas referentes a Guerra estão no âmbito do Wikiprojeto História Militar e do Wikiprojeto Forças Armadas, que têm por objetivo reunir os usuários que possuem interesse nos assuntos militares para melhorar a qualidade e padronizar os artigos e portais relacionados, além de criar novos que sejam fundamentais para a Wikipédia. Acesse a página do projeto e ajude a melhorar o conteúdo na área de sua preferência.


editar 

Principais tópicos e categorias

editar 

Colabore!

Crystal Clear action configure.png

Se você se interessa por temas relacionados a conflitos militares, ajude a melhorar a qualidade dos artigos, categorias e predefinições, de forma a construir uma enciclopédia livre onde o conteúdo de qualidade é acessível a todos. A seguir estão algumas dicas de como você pode contribuir.

  • Se você ainda não está familiarizado com as ferramentas de edição da Wikipédia, dê uma olhada nesse simples tutorial com dicas simples, mas valiosas;
  • Melhore a qualidade dos artigos sobre guerras. Muitos deles sofrem de problemas como falta de referências e má formatação, o que compromete sua credibilidade;
  • Ajude a manter este portal atualizado. Dê sugestões de novos artigos, imagens e notícias que podem ser incluídas nas seções acima. Se quiser fazer uma crítica, sugestão ou elogio sobre o portal em geral, utilize a página de discussão.
Portal A Wikipédia possui o
Portal Guerra
  • Coloque a predefinição {{Portal-Guerra}} nos artigos relacionados (o resultado está ao lado). Dessa forma você ajuda a divulgar este portal.



editar 

Outros projetos da Wikimedia

Guerra no Wikinotícias     Guerra no Wikiquote     Guerra no Wikilivros     Guerra no Wikisource     Guerra no Wikcionário     Guerra na Wikiversidade     Guerra no Wikivoyage     Guerra no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/GuerraWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/GuerraWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/GuerraWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/GuerraWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/GuerraWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuerraWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GuerraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:GuerraCommons-logo.svg