Reich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
História da Alemanha
Brasão de Armas da Alemanha
Antiguidade
Idade Média
Formando uma nação
Império Alemão
Alemanha pós-1945
Alemanha moderna

Loudspeaker.svg? Reich (do alemão [ʁaɪç]), é uma palavra alemã que significa literalmente em português "reinado, região, ou rico", porém, é frequentemente utilizada para designar um império, reino, ou nação. É o termo tradicionalmente usado para designar uma variedade de países soberanos, incluindo a Alemanha em muitos períodos da sua história. Também é encontrado na compostos Königreich, "reino" (Königtum), e nos nomes do países Frankreich (na França, "O reino dos Francos") e Österreich (na Áustria). Reich é proveniente de uma palavra germânica para "rei", que foi emprestado do celta.[1]

Objetivamente, Reich é a palavra alemã para "ricos". Tal como a sua contrapartida latina, imperium, Reich não implica necessariamente em uma monarquia, a República de Weimar e a Alemanha nazista continuaram a usar o nome Deutsches Reich apesar de ambos serem republicanos na sua estrutura.

Reich alemão[editar | editar código-fonte]

Reich alemão foi o nome para a Alemanha durante a maior parte de sua história. Reich foi utilizado por ela própria na variante comum alemão do Sacro Império Romano, o "Santo Império Romano da Nação Alemã" (Heiliges römisches Reich deutscher Nation). Der Riche foi um título para o Imperador. No entanto, convém notar que o latim, e não o alemão, era a linguagem jurídica formal do Império na Idade Média, porém, alguns historiadores preferem utilizar Reich alemão a palavra Latina imperium para definir este período da história alemã.

A Alemanha unificada, que surgiu graças ao chanceler Otto von Bismarck, em 1871 foi chamado em alemão de Deutsches Reich, que continuou sendo o nome oficial da Alemanha até 1945.

Uso durante a República de Weimar[editar | editar código-fonte]

Durante a República de Weimar o termo "Reich" e o prefixo "Reichs-" não se refere a idéia de um império, mas sim às instituições, funcionários e assuntos do país em geral, por oposição às de seus constituintes estados federados.

"Reich de mil anos": Uso na Alemanha nazista[editar | editar código-fonte]

Os nazistas tentaram legitimar seu poder por retratando seu regime como uma continuação Sacro Império Romano (O Primeiro Reich) e do Segundo Reich (1871-1918). Eles cunharam o termo Das Dritte Reich ( "O Terceiro Império" - geralmente traduzido parcialmente como "O Terceiro Reich"). Hitler denominou esse regime de Reich de Mil Anos[2] , pois segundo ele o Reich não apenas sobreviveria por todo este tempo, como também não seriam necessárias mais modificações. Durante o Anschluss (anexação) da Áustria em 1938 a propaganda nazista também utilizou o slogan político Ein Volk, ein Reich, ein Führer ("Um povo, um Reich, um líder")[3] . Embora o termo "Terceiro Reich" é de uso comum, os termos "Primeiro Reich" e "Segundo Reich" para os períodos anteriores são raramente encontrados fora da propaganda nazista, sendo o termo Altes Reich ("Velho Reich") mais utilizado para designar o Sacro Império Romano-Germânico.

Possíveis conotações negativas no uso moderno[editar | editar código-fonte]

Um certo número de palavras neutras usadas pelos nazistas tiveram posteriormente conotações negativas em alemão (por exemplo, Heil e Führer), Reich pode implicar como sinônimo do imperialismo ou forte nacionalismo alemão se é usado para descrever uma entidade governamental. Reich não é mais utilizada na terminologia oficial alemã desde 1945, embora ainda seja encontrado no nome do edifício Reichstag, que desde 1999 tem alojado o parlamento federal alemão, o Bundestag. A decisão de não mudar o nome da construção só foi tomada após um longo debate no Bundestag, mesmo assim, ele é descrito oficialmente como Reichstag - Sitz des Bundestages ("Reichstag, sede do Bundestag"). Como se vê neste exemplo, o termo "Bund" (federação) tem substituído "Reich" nos nomes de várias instituições estatais, como o exército ("Bundeswehr").

Rike[editar | editar código-fonte]

Rike é o sueco e norueguês para a palavra "reino", em dinamarquês soletrado rige, do mesmo significado que o alemão Reich. A palavra é utilizada tradicionalmente para entidades soberanas; um país com um rei ou rainha como chefe de estado, como o Reino Unido ou Suécia.

Rijk[editar | editar código-fonte]

Rijk é o holandês equivalente ao Reich. Em um sentido político nos Países Baixos a palavra Rijk frequentemente tem uma ligação com o Reino dos Países Baixos. A palavra Rijk também podem ser encontradas em instituições como Rijkswaterstaat, Rijksinstituut voor Volksgezondheid en Milieuhygiëne, e Rijksuniversiteit Groningen. Tal como em alemão, o adjetivo Rijk significa "ricos".

Referências

  1. Calvert Watkins, American Heritage Dictionary of Indo-European Roots, p.70.
  2. Colour of War (As Cores da Guerra). Documentário com vídeos em cores da Segunda Guerra Mundial e relatos de soldados e civis. Apresentado na TV Escola. 2009.
  3. Momentos que Marcaram a História. Apresentado pela TV Escola. 2009.