Chanceler da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chanceler da Alemanha
Bundeskanzler(in) der Bundesrepublik Deutschland
Brasão de Armas do Governo Alemão
Angela Merkel Juli 2010 - 3zu4.jpg
No cargo
Angela Merkel

desde 22 de novembro de 2005
Duração 4 anos
Salário 290 000 € per annum[1]
Inaugurado por Konrad Adenauer
Criado em 1949
Website Site Oficial do Chanceler Alemão

O Chefe de Governo na Alemanha recebe tradicionalmente o nome de Kanzler (chanceler). O nome actual do cargo é Bundeskanzler (Chanceler Federal); entre 1871 e 1945, era Reichskanzler (Chanceler Imperial). Durante o período da Confederação da Alemanha do Norte, desde 1867 até à unificação alemã em 1871, Bundeskanzler foi também o título usado por Bismarck.

Reichskanzler[editar | editar código-fonte]

Antes da Segunda Guerra Mundial este cargo, na Alemanha, tinha o nome de Reichskanzler, Chanceler Imperial. No Império Alemão de 1871, o Reichskanzler servia como primeiro-ministro do Kaiser e presidia o Bundesrat, a câmara alta do Parlamento da Alemanha Imperial. Não era eleito nem respondia ao Parlamento (Reichstag). O Reichskanzler era nomeado pelo Imperador.

Isto foi alterado em 29 de Outubro de 1918, com uma emenda à constituição de 1871. Todavia, esta emenda não conseguiu evitar a revolução poucos dias depois. A nova constituição da República de Weimar de 1919 ditava que o Reichskanzler seria nomeado pelo Presidente Imperial, mas o Parlamento tinha o direito de demiti-lo ou a qualquer dos ministros. Assim, muitos dos governos de Weimar dependiam bastante da cooperação do Presidente, devido às circunstâncias incertas do parlamento. O último dos 15 chanceleres de Weimar foi Adolf Hitler, nomeado a 30 de Janeiro de 1933.

Reichskanzler do Império Alemão de 1871[editar | editar código-fonte]

Ebert continuou como Chefe do Governo durante os dois meses entre o fim do Império Alemão, em Novembro de 1918, e a primeira reunião de Assembleia Nacional, em Fevereiro de 1919, mas não tinha o título de Chanceler.

Reichskanzler da República de Weimar de 1919[editar | editar código-fonte]

Reichskanzler da Alemanha Nazi[editar | editar código-fonte]

Bundeskanzler[editar | editar código-fonte]

A constituição alemã de 1949, a 'Grundgesetz' (lei básica), dá ao chanceler, desta feita chamado Bundeskanzler, extensos poderes executivos. É por essa razão que alguns observadores se referem ao sistema político alemão como a "chancellor democracy". O governo federal alemão (Bundesregierung) consiste do chanceler e os seus ministros.

A autoridade do chanceler emana da lei básica e do seu estatuto de líder do partido ou coligação de partidos com a maioria dos lugares no parlamento (Bundestag).

Bundeskanzler desde a Segunda Guerra Mundial:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Bundeskanzler-Gehalt, recuperado em 14 de janeiro 2013

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.