Exílio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O exílio (do latim exilium banimento, degredo) é o estado de estar longe da própria casa (seja cidade ou nação) e pode ser definido como a expatriação, voluntária ou forçada de um indivíduo. Também pode-se utilizar as palavras, banimento, desterro ou degredo. Alguns autores utilizam o termo exilado no sentido de refugiado.

Além de pessoas em exílio há governos em exílio, como o do Tibete ou nações em exílio, como foi o caso da Armênia de 1078 a 1375, que depois da invasão de seu território por tribos seljúcidas, exilou-se na Cilícia, formando um novo reino.

Auto-exílio[editar | editar código-fonte]

Alguns indivíduos, sentindo-se ameaçados ou vítimas de perseguição política, racial ou religiosa, podem buscar exílio por iniciativa própria em outros países, sem que tenha havido nenhum ato legal ou jurídico que de fato impila sua saída. A isto, costuma-se chamar auto-exílio ou exílio voluntário. Essa modalidade de exílio costuma ser desmerecida por apoiadores do regime que motiva a saída do dissidente, por não configurar "tecnicamente" um exílio imposto, mas é tratada de igual para igual com os exílios forçados por organizações de direitos humanos, como a Amnistia Internacional.

No Brasil, alguns casos conhecidos de auto-exílio são de artistas como Chico Buarque, que passou pouco mais de um ano na França e na Itália durante o regime militar. A ex-presidente da Argentina Isabelita Perón também vive em auto-exílio na Espanha desde o golpe que a derrubou do poder, em 1976.

Personagens célebres que estiveram em exílio[editar | editar código-fonte]

(ordenadas alfabeticamente por sobrenome/apelido)

Projetos relacionados[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Exílio
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também[editar | editar código-fonte]