Santa Helena (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Santa Helena (território))
Ir para: navegação, pesquisa
Saint Helena
Santa Helena
Bandeira
Brasão de armas
Bandeira Brasão de armas
Lema: "Loyal and Unshakeable" (em Português: Leal e Inabalável)
Hino nacional: "God Save the Queen" (em Português: Deus Salve a Rainha)
"My Saint Helena Island" (não oficial) - em Português: A Minha Ilha de Santa Helena

Localização  Santa Helena

Localização de Santa Helena no mundo.
Capital Jamestown
Língua oficial Inglês
Governo Parte integrante de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha
 - Monarca Isabel II do Reino Unido
 - Governador Mark Andrew Capes
Território Britânico Ultramarino Carta concedida 
Território Britânico Ultramarino
1659
Área  
 - Total 122 km2 km² 
População  
 - Censo 2008 4255 hab. 
 - Densidade 35 hab./km² 
Moeda Libra de Santa Helena (SHP)
Fuso horário +0
Cód. ISO SH
Cód. Internet .sh
Cód. telef. +290

Mapa  Santa Helena

Santa Helena (Saint Helena em inglês) é o principal componente do território britânico ultramarino de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, localizado praticamente a meio do Atlântico Sul, mas geralmente englobada nos territórios africanos por se encontrar mais perto de África do que da América do Sul. Tendo sido uma colónia até 1981, a ilha de Santa Helena (122 km² e 4 255 habitantes) tem como território mais próximo a ilha de Ascensão, seguindo-se a costa africana do sul de Angola e do norte da Namíbia, a leste. Sua capital é Jamestown.

A ilha de Santa Helena foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, que na ocasião estava a serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Ascensão.

O primeiro habitante permanente da ilha foi o soldado português Fernão Lopes, que permaneceu isolado em Santa Helena de 1515 a 1545, exceto durante uma breve visita que ele fez à Europa, após 10 anos de isolamento na ilha.

Portugal nunca colonizou Santa Helena, sendo que a ilha veio a ser ocupada pela marinha britânica no século XIX.

Napoleão Bonaparte faleceu exilado em Santa Helena. A indústria do turismo local explora muito este particular aspecto da história, bem como o calmo estilo de vida de sua população.

Curiosamente, Santa Helena não possui nenhuma praia, sendo o seu litoral completamente rochoso. Também por este motivo a ilha era utilizada como prisão. Não há uma saída fácil do interior da ilha, que não seja através da capital Jamestown.

Todo o transporte de pessoas e cargas feito através de barcos. A ilha possui um navio, chamado RMS St Helena, que faz uma rota passando por Inglaterra, Irlanda, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia. A passagem pela Namíbia é ainda experimental.

O primeiro aeroporto de Santa Helena está em construção e tem inauguração prevista para 2016, como forma de viabilização econômica da ilha, principalmente através do turismo. Santa Helena é ainda muito dependente de recursos vindos da Inglaterra.

Santa Helena encontra-se presentemente a ser reflorestada de modo a repor a floresta perdida. O projecto denomina-se Millenium Forest.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Os nativos são chamados (em inglês) St. Helenians. Os cidadãos de Santa Helena e suas dependências têm cidadania britânica. 50% da população é negra, 25% é chinesa e o restante branca, especialmente de origem Britânica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]