Portal:Eventos multiesportivos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    

Bem-vindo ao Portal dos Eventos multiesportivos!

Os eventos multiesportivos são competições realizadas de tempos em tempos reunindo atletas de diversos países em determinadas modalidades. Podem ter caráter mundial (como os Jogos Olímpicos), continental (como os Jogos Pan-Americanos), regional (como os Jogos dos Pequenos Estados da Europa) ou temático (como os Jogos da Commonwealth)

ver    

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.

A evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigou o COI a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais. Alguns destes ajustes incluíram a criação dos Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, os Jogos Paraolímpicos de atletas com deficiência física e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes. O COI também teve de acomodar os Jogos para as diferentes variáveis econômicas, políticas e realidades tecnológicas do século XX. Como resultado, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, como imaginado por Coubertin, para permitir a participação de atletas profissionais. (leia mais...)

ver    
Rafael Nadal (3 de junho de 1986, Manacor) é um tenista espanhol, vencedor de nove títulos de Grand Slam, 19 títulos de torneios ATP Masters 1000 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, todos em simples. Ganhou ainda as finais da Copa Davis com a equipe espanhola em três oportunidades.

Nascido na Ilhas Baleares, Nadal é canhoto, filho de Sebastián Nadal e Ana María Parera. Também é sobrinho de Miguel Ángel Nadal, zagueiro da seleção espanhola de futebol na década de 1990. (leia mais...)

ver    

Ver arquivo >>

ver    
Jogos Mundiais Militares
A competição é realizada a cada quatro anos e organizada pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) desde 1995, quando teve sua primeira edição em Roma. Em julho de 2011 será disputada a quinta edição do evento no Rio de Janeiro, Brasil (bandeira em destaque), com a participação de 100 países que competirão em 24 esportes. Desde 2010 passou a ser organizada também a edição de inverno.
ver    
ver    
Cerimônia de encerramento dos Jogos da Commonwealth de 2018.
ver    



ver    
Descubra a Wikipédia utilizando portais