Portal:Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal dos Santos
São José

Santo (do termo latino sanctus, "estabelecido segundo a lei", "que se tornou sagrado") é tudo aquilo que é sagrado, ou seja, que está conforme os preceitos religiosos e a divindade, são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, ou cuja vida serve de testemunho aos demais católicos. Na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana, pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber, também, o título de Santo, porém a Igreja Católica foi a que mais gerou santos em sua história. Esse título denota que, além de grande caráter, a pessoa está na graça de Deus (no Céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo. Aqueles santos que não possuem o reconhecimento formal da Igreja Católica recebem o título de Santos Anônimos. Para celebrar a honra desses santos, foi instituído o Dia de Todos-os-Santos pelo Papa Gregório III.

 ver · editar Santo em destaque
Retrato pintado de Santa Catarina Tekakwitha de autoria do jesuíta Chauchetière, c. 1696

Santa Kateri Tekakwitha, conhecida também como "O Lírio dos Mohawks", veio ao mundo em 1656 na aldeia Mohawk de Ossernenon, no atual estado de Nova York. Aos 4 anos de idade, ficou órfã pois seus pais e seu único irmão contraíram varíola, fazendo com que seus cuidados fossem confiados à família de uma tia paterna.

No ano de 1666, durante a exploração francesa no território de sua aldeia, os Mohawk foram obrigados a migrar para uma nova aldeia em Caughnawaga, tendo que aceitar ali a convivência com missionários católicos. Nesse período, a jovem Kateri começou a ter contato com a catequese, passando também a ajudar os religiosos franceses que coordenavam o serviço de conversão dos indígenas, e a cuidar de vítimas dos conflitos entre exploradores e outras tribos inimigas. Com os religiosos ela aprendeu novas habilidades, como costurar e cozinheir, fazendo com que seus tios a vissem apta para unir-se em casamento, no entanto ela fugiu de sua aldeia pois era contrária a ideia.

Longe de sua família, ela conheceu o jesuíta Jacques de Lamberville, que introduziu-lhe no meio católico. Aos 19 anos, Kateri recebeu das mãos de Lamberville o sacramento do batismo, passando a chamar-se agora Catherine em homenagem à Santa Catarina de Siena. Quando seus familiares souberam de sua conversão ao catolicismo, iniciaram perseguições contra a jovem Kateri. O padre Lamberville providenciou-lhe refúgio na "Missão São Francisco Xavier", onde também residiam outros indígenas convertidos. Ali ela aprofundou sua experiência religiosa, professando votos de castidade, e de viver cercada de penitências físicas, como o jejum, a flagelação e exposição ao frio e ao fogo. Estava também para ser admitida como freira, mas adoeceu gravemente. Diante do sofrimento, Kateri testemunhou sua paciência e aceitação da vontade de Deus. Veio a falecer durante a Semana Santa, em 17 de abril de 1680, cercada de fama de santidade. Em 1664, uma capela foi construída sobre o seu túmulo, provocando peregrinações.

No ano de 1885 foram feitas as primeiras tentativas de elevá-la oficialmente aos altares. Suas virtudes foram reconhecidas em 1943 pelo Papa Pio XII. Em 1980, foi beatificada pelo Papa João Paulo II e finalmente canonizada em 2012 pelo Papa Bento XVI. Kateri é conhecida por ser a primeira e única indígena norte-americana a ser declarada santa pela da Igreja Católica, seu nome sendo usado até hoje para garantir as boas relações entre indígenas e católicos em épocas de colonização da região estadunidense e canadense.

Para ver o artigo completo, clique aqui.
 ver · editar Curiosidades em destaque

Você sabia?

... que a formal canonização de Pedro de Verona foi a mais rápida da história?
... que a Beata Elena Guerra foi a responsável pela formação social e religiosa de Santa Gemma Galgani?
... que o corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous é um dos mais célebres do mundo?
... que além de conduzir o Concílio de Trento, o Papa Pio V foi o responsável por declarar Tomás de Aquino "doutor da Igreja"?

 ver · editar Imagem em destaque



Aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous (1877) por Virgilio Tojetti
 ver · editar Ligações de interesse
 ver · editar Santos do mês de Abril
 ver · editar Santos por país

Para ver todas as subcategorias, clique em [+]

Santos por país
Santos por país
 ver · editar Wikiprojetos

Portal:Santos é um subprojeto do Wikiprojeto:Catolicismo.

A sua missão é primariamente padronizar os artigos sobre pessoas veneradas por alguns cristãos como santos ou beatos, e assegurar uma boa qualidade dos artigos.


 ver · editar Wikimedia
Santos no Commons Santos no Commons
Imagens e mídia
Santos no Wikcionário Santos no Wikcionário
Definições
Santos no Wikilivros Santos no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Santos no Wikinotícias Santos no Wikinotícias
Notícias
Santos no Wikiquote Santos no Wikiquote
Citações
Santos no Wikisource Santos no Wikisource
Biblioteca
Santos na Wikiversidade Santos na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais relacionados
Portal:Cristianismo Portal:Catolicismo Portal:Ortodoxia Portal:Religião