Portal:Hóquei no gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hóquei no gelo

Thrashers Bondra shoot.jpg

O hóquei no gelo, ou hóquei sobre o gelo, é um esporte olímpico jogado entre duas equipas de seis jogadores - onde todos os jogadores e juízes calçam patins - sobre o gelo. Os jogadores patinam no gelo e usam tacos (sticks) para movimentar um disco de ferro(puck). O objectivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado na baliza do adversário. Um golo equivale a um ponto. A equipa com o maior número de pontos no final vence a partida. O hóquei no gelo é um dos desportos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas desferidas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilómetros por hora.

O hóquei no gelo é um dos poucos desportos que permitem a troca de jogadores (ilimitadamente) enquanto o jogo ainda está em progresso. É também um desporto muito violento e agressivo, embora pesados equipamentos de protecção sejam utilizados, diminuindo o número de lesões. Brigas entre jogadores - embora contra as regras - são muito comuns nas partidas de hóquei. (leia mais...)

Mostrar novas seleções

Artigos selecionados

Canadiens de Montréal (oficialmente Le Club de Hockey Canadien) é um clube de hóquei no gelo, cuja franquia está sediada em Montreal, cidade da província de Quebec, no Canadá. Disputa a Divisão Nordeste da Conferência Leste da National Hockey League (NHL).

Outros apelidos são: Les Canadiens (ou Le Canadien), Le Bleu-Blanc-et-Rouge, La Sainte-Flanelle, Le Tricolore, Les Glorieux (ou Nos Glorieux), Les Habitants e Le Grand Club. No entanto, nos EUA são mais conhecidos por Habs, que provém do termo francês Les Habitants, que surgiu depois de Tex Richard, proprietário do Madison Square Garden e do New York Rangers, ter dito erradamente a um jornalista que o "H" no logotipo do clube canadense era uma referência a Habitants.

Fundado em 1909, oito anos antes da fundação da National Hockey League NHL, os Canadiens são a franquia de hóquei no gelo profissional há mais tempo em atividade, nunca ficando de fora de nenhuma época da liga. Uma vez que o clube jogava na NHL antes da expansão de 1967, foi incluído no grupo restrito dos Seis Originais ("Original Six"). Desde 1995, com a realocação do Nordiques de Québec para Denver, no Colorado, os Canadiens tornaram-se o único clube de hóquei no gelo de Quebec a disputar a NHL. O campeonato conquistado na temporada 1992-93 marcou a última vez em que uma equipe canadense levantou a Copa Stanley. (leia mais...)

Biografias selecionadas

Mario Lemieux 2001.jpg

Mario Lemieux (Montreal, 5 de outubro de 1965) é um ex-jogador profissional de hóquei no gelo canadense que disputou 17 temporadas pelo Pittsburgh Penguins, da National Hockey League (NHL) entre 1984 e 2006. Além de maior goleador e pontuador da história do time, entre outros recordes, ele é o principal dono e presidente do Conselho Diretivo do time, posições que detém desde que comprou o time quando de uma concordata, em 1999.

Lemieux geralmente é lembrado como um dos melhores jogadores da história da NHL. Apesar de uma hérnia de disco, de um Linfoma de Hodgkin, de tendinite crônica muscular e de uma fibrilação cardíaca, ele ganhou três Troféus Hart como jogador mais valioso da liga, foi o principal pontuador da liga por seis vezes e foi eleito o jogador mais valioso dos playoffs nas duas vezes em que seu time conquistou a Copa Stanley. Ele ficou de fora de vários jogos ao longo de sua carreira, por conta de doenças e contusões, o que lhe custou a chance de quebrar alguns dos recordes ofensivos de Wayne Gretzky; em sua melhor temporada (1988-89), ele marcou 199 pontos. Seu empresário sugeriu que ele usasse o número 66, já que a imprensa vinha chamando-o de "O Novo Gretzky". O número 66 representa o número 99 de Gretzy de ponta-cabeça. (leia mais...)

Nas notícias

Imagem selecionada

Sabia que?

Categorias

Tema

Portais relacionados

WikiProjetos

Coisas a fazer

Wikimedia

Hóquei no gelo no Wikinotícias     Hóquei no gelo no Wikiquote     Hóquei no gelo no Wikilivros     Hóquei no gelo no Wikisource     Hóquei no gelo no Wikcionário     Hóquei no gelo na Wikiversidade     Hóquei no gelo no Wikivoyage     Hóquei no gelo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/H%C3%B3quei_no_geloWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:H%C3%B3quei_no_geloCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor