Portal:Ginástica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Gymnastics128px.pngBem-vindo ao Portal da Ginástica



Ginástica

A ginástica é um desporto que envolve a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. Praticada desde a Pré-História, desenvolveu-se a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e outras semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. Abandonado, o esporte só voltou a ser retomado - com ênfase desportiva e militar - no final do século XVIII na Europa com o nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e com a escola sueca - que introduziu a prática em grupo e algumas melhoria dos aparelhos.

Artigo selecionado

Flag of the United States.svg

A seleção de ginástica artística feminina dos Estados Unidos é o grupo composto pelas seis atletas principais mais a primeira ginasta suplente, que representam a nação durante as competições internacionais.

A primeira conquista internacional atingida pelas norte-americanas foi a medalha de bronze coletiva obtida nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Após esta, apenas quarenta anos mais tarde a base da equipe tornou-se novamente competitiva.

Até meados da década de 1980, os Estados Unidos eram um país considerado de segunda linha na ginástica artística, à exceção das conquistas de Mary Lou Retton nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. O primeiro título mundial no individual geral foi conseguido em 1991 e as primeiras medalhas por equipes foram alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro), destacando-se a ginasta Shannon Miller, medalhista por cinco vezes em uma edição olímpica. Oito anos mais tarde, nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o ouro não foi repetido, mas a equipe norte-americana manteve-se no pódio com uma medalha de prata, repetida nos Jogos de Pequim, em 2008. Nas Olimpíadas de 2004 e 2008, o ouro do concurso geral manteve-se com as norte-americanas: primeiro, Carly Patterson tornou-se a vencedora da prova e em seguida foi a vez da ginasta russa naturalizada estadunidense, Nastia Liukin.

Para o ciclo olímpico de 2009-2012, os Estados Unidos apresentam uma competitiva equipe feminina, vencedora do Mundial de Stuttgart em 2007, que aparece entre as favoritas ao ouro nas competições internacionais. Shawn Johnson e Nastia Liukin lideram a qualidade deste time.

Leia o artigo completo

Biografia destacada

Chellsie Memmel Nationals.JPG

Chellsie Marie Memmel (West Allis, 23 de junho de 1988) é uma ginasta norte-americana, que disputa a modalidade artística pelos Estados Unidos.

Nascida em uma família envolta com as práticas das ginástica, Memmel começou a disputar na elite da modalidade artística em 2000. Em 2003, entrou para a elite sênior nacional, e em 2005, tornou-se a terceira mulher norte-americana a conquistar o individual geral em um Campeonato Mundial. Em 2008, participou dos Jogos Olímpicos de Pequim. Entre outras de suas conquistas, estão duas medalhas de ouro mundiais e uma olímpica de prata, na prova coletiva. Em Pan-Americanos, conquistou quatro medalhas em uma única edição, três delas de ouro.

Em outros compromissos, ao lado dos demais olímpicos da ginástica norte-americana, esteve em turnê nacional com o The Gymnastics Superstars Tour, que teve duração de setenta dias.

Nas notícias

Notícias

Imagem selecionada

Gymnast jumping on beam.jpg

Shawn Johnson em performance na trave, durante o evento de gala da ginástica para os Jogos de Pequim, 2008.


Você sabia


Calendário

Agora:
Próximos eventos:

  • Israel Petah Tikva, 9.jun - 13.jun: III Copa Petah Tikva de Ginástica Rítmica
  • Uruguai Montevidéu, 11.jun - 12.jun: Art XII Copa Olímpia
  • Estados Unidos Orlando, 11.jun - 12.jun: U.S Rhthmic Classic 2011

Movimentos

O Tkachev, executado pela primeira vez pelo soviético Alexander Tkachev, nas disputas da barra fixa do Campeonato Europeu, tornou-se um dos mais executados movimentos da barra fixa e, posteriormente, das barras assimétricas.

Provas e Aparelhos

Gymnastics (artistic) pictogram.svgGinástica artística:

TraveSoloArgolasBarra fixaBarras paralelasCavalo com alçasBarras assimétricasSaltoConcurso geral

Gymnastics (rhythmic) pictogram.svgGinástica rítmica:

MaçasCordaArcoBolaFita

Campeões olímpicos

Entre os dez maiores medalhistas dos Jogos Olímpicos, estão cinco ginastas artísticos. A única representante da modalidade feminina é a ucraniana Larrisa Latynina:

Posição Pos.Geral Ginasta Nação Medalhas
1 2 Larissa Latynina União das Repúblicas Socialistas Soviéticas 18
2 3 Nikolai Andrianov União das Repúblicas Socialistas Soviéticas 15
3 4 Boris Shakhlin União das Repúblicas Socialistas Soviéticas 13
3 4 Takashi Ono Japão 13
5 10 Sawao Kato Japão 12

Hall da Fama

Hall of Fame pictogram.png

O International Gymnastics Hall of Fame está localizado no interior do Science Museum Oklahoma, nos Estados Unidos. Criado em 1988, teve como primeira e única homenageada a atleta Olga Korbut, representante da União Soviética na época. Interrompidas as premiações, apenas cinco anos mais tarde as honrarias foram retomadas.

Em 2011, as entradas foram dos ginastas Alexander Tkachev (representante da extinta União Soviética), Steffi Kräker (que competiu pela Alemanha Oriental) e Lavinia Miloşovici (atleta da Romênia), e do treinador soviético Leonid Arkaev.

Ajude a...

A fazer
  • Completar a pendente lista do IGHF
  • Expandir os CoPs das demais modalidades

Wikimedia

Ginástica nos demais projetos:
Ginástica no Wikinotícias  · Ginástica no Commons  · Ginástica no Wikidicionário
Notícias Imagens & Mídias Definições

Wikinews-logo.svg

Commons:Ginástica

TOTW.png


Portais relacionados


Sports and games.pngDesporto  · MarcaPEME.PNGEventos multiesportivos  · Soccer ball.svgFutebol  · Blackskate.svgPatinação artística  · Wrestling pictogram.svgWrestling