Ginástica acrobática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ginástica acrobrática

Ginástica acrobática desenvolvida em grande parte do século VII, devido à criação do circo. Mas, como esporte, essa modalidade da ginástica é relativamente jovem. As primeiras competições mundiais datam de 1973 e em comparação a ginástica artística e rítmica, uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica (em francês: Fédération Internationale de Gymnastique) - que atende pela sigla FIG - e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio.

Características gerais[editar | editar código-fonte]

A ginastica acrobatica requer por parte do ginasta coragem, força, coordenação , flexibilidade e Equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música.

Descrição e provas[editar | editar código-fonte]

O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são figuras, lançamentos e diagonais.

  • Figuras: Movimentos em que um ginasta sustenta o outro formando figuras. Eles tem que permanecer em uma posição fixa por cerca de 4 segundos, ou noutro dos casos, exercícios de dinâmicos
  • Lançamentos: Um dos ginastas (o volante) é lançado para o alto por outro, um, dois (ou três) ginastas (o base, ou em caso de trio também existirá a intermédia).

Provas[editar | editar código-fonte]

As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12x12 metros, semelhante ao de modalidade artística.

Os acrobatas em grupo devem executar quatro séries: uma de Equilíbrio, uma Dinâmica, uma Combinada e uma de Agilidade. As séries dinâmicas são mais ativas e com elementos de lançamentos com vôos dos ginastas. As séries de equilíbrio valorizam os exercícios estáticos e de força. Para os níveis de elite, a terceira série é uma combinação das duas anteriores. Todas são executadas coreografadas de acordo com a música, que dão dinâmica.


Categorias e níveis[editar | editar código-fonte]

Categorias[editar | editar código-fonte]

Par misto (Base masculino e top feminino) Par feminino, Par masculino, Trio feminino, Trio masculino, Quarteto masculino.

Níveis 1-Infantis. 2-Iniciados. 3-Juvenis. 4-Juniores. 5-Juniores(elite). 6-Seniores. 7-Seniores(elite).

Níveis 1-Infantis. 2-Iniciados. 3-Juvenis. 4-Juniores. 5-Juniores(elite). 6-Seniores. 7-Seniores(elite).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ginástica acrobática
Ícone de esboço Este artigo sobre ginástica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
é tambem um desporto que requer esperito de equipa e muita confiança nos outros.