Igreja Bola de Neve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde outubro de 2013). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Bola de Neve Church ou Igreja Bola de Neve é uma denominação evangélica pentecostal fundada no ano 2000 por Rinaldo Luís de Seixas Pereira (Apóstolo Rina). O nome "Bola de Neve" vem da proposta dos fundadores que tinham por objetivo propagar o trabalho como uma bola de neve, aumentando de tamanho e alcance ao longo do tempo.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O pastor e empresário Rinaldo Luís, originalmente responsável pelo ministério de "evangelismo" da Igreja Renascer. Após algum tempo liderando este ministério, ele decidiu se emancipar da Igreja Renascer, tendo a "aceitação" do apóstolo Estevam Hernandes, e fundar sua própria denominação, a qual deu o mesmo nome do ministério que liderava, Bola de Neve. Sua ideia era abrir uma igreja pentecostal, cujo público-alvo todos que quisessem crer na Palavra de Deus. Pessoas de diversas classes, média e alta, estão entre o público frequentador, composto principalmente por pessoas de estilo alternativo, universitários, praticantes de esportes radicais. Liturgia informal, estilo inusitado de pregação e "louvores" em ritmo de pop, rock e reggae são algumas das formas de evangelismo que a igreja utiliza em suas pregações.

O primeiro culto oficial foi realizado no bairro da Lapa, São Paulo, em 6 de janeiro de 2000. A partir de abril de 2010 a sede se localiza na antiga casa de espetáculos Olímpia, na Lapa, em São Paulo, e ainda conta com igrejas em quase todos os estados brasileiros, já somando mais de 150 em território nacional. O crescimento entre os que congregam ocorre também nas chamadas células, pequenos grupos que se reúnem nas casas dos designados lideres dos membros da igreja, local propício para debater e tirar dúvidas sobre a Bíblia. O ponto principal em qualquer pregação refere-se a o de Jesus como único Senhor e salvador e principalmente Senhor, conforme está escrito, somente ele pode religar o homem e Deus sendo ele o caminho, a verdade e a vida. Aquele que crer é necessário que se arrependa e aceite Cristo como Senhor e Salvador, deste modo, terá o nome escrito no livro da vida e será transformado aqui mesmo.

Atualmente se encontra também em processo de expansão internacional, com igrejas presentes em Arequipa (Peru), Moscou (Rússia), Índia, e com núcleos em Flórida (Pensacola), Los Angeles e San Diego (Estados Unidos), Sydney (Austrália), Bandar Seri Begawan (Brunei), mais recentemente Havaí e Assunção, Ciudad del Este, Hernandarias e Luque (Paraguai), entre outros.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

O lema da igreja é "In Jesus We Trust" uma expressão em inglês que significa "Em Jesus nós confiamos".

O diferencial da igreja é um apelo voltado ao público informal, que ressalta características como ausência de dogmas, tradições e costumes religiosos, e a chamada "liberdade" de se poder seguir a Jesus sem precisar se converter a um estilo de vida muito distinto ao qual já se está acostumado e seguir um grande número de regras religiosas. A igreja também busca manter sua imagem associada à prática de esportes radicais, tais como surf e skate, sendo que muitos de seus templos possuem uma decoração baseada nestes esportes, o que acaba sendo a marca registrada da igreja.

Apesar da liberdade de culto a igreja tem a Bíblia como regra básica, defendendo princípios básicos do Cristianismo Protestante como a castidade antes do casamento, o não uso de drogas e álcool, não usar de mentira, não roubar, e adorar a Deus, Jesus Cristo, acima de todas as coisas. Como uma igreja pentecostal, crê no Espírito Santo como enviado de Deus para operar e realizar milagres e transformações na vida das pessoas.

Além disto, a igreja também desenvolve alguns projetos sociais tais como o projeto Nova Vida, que tem por objetivo ajudar dependentes químicos a se livrarem do vícios, assim como oferecer apoio aos codependentes/familiares. Outros trabalhos incluem projetos de inclusão social de moradores de rua e distribuição de cestas básicas à comunidades carentes. Mantêm também parcerias com clínicas de recuperação e até mesmo, em algumas cidades, parcerias com o Ministério Público local para a reabilitação de marginais à sociedade.

O Recrie, é um Ministério dentro da igreja voltado para empreendedores evangélicos e realiza reuniões mensais com palestras sobre princípios bíblicos e negócios, promovendo encontros, com temas direcionados ao mercado e empreendedorismo de acordo com a moral cristã.[3]

Referências

  1. http://boladenevecuritiba.com.br/sobre-a-igreja/
  2. Bola De Neve Church. Onde Estamos (em Port BR). Página visitada em 13 jan 2010.
  3. Bola De Neve Church. Ministério Recrie (em Port Br). Página visitada em 13 jan 2010.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho, A Bola de Neve avança, o diabo retrocede: preparando Davis para a batalha e o domínio através de um marketing de guerra santa em trânsito, "Revista de Estudos da Religião (REVER)". v. 12, n. 2 (2012), p. 123-143. ISSN 1677-1222

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Matérias nos meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]