Corrida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maratonistas a caminho de Atenas nos Jogos de 1896.

Corrida é uma competição de velocidade ou resistência. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem [1] .

A corrida pode ser definido como um dos três meios de transporte humano. Os outros dois são o andar ou marchar - o mais lento - e o saltar - o mais rápido.

Como características pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contato com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar. Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.

Benefícios da Corrida[editar | editar código-fonte]

É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, seja para saúde como para perda de peso, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Essa atividade é completa e envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumentando o ganho de massa muscular e queima de calorias. Mas para começar a praticar essa modalidade é necessário analisar seu estado físico, peso, se é fumante, pois dependendo do caso o correto é iniciar com caminhadas leves até adquirir resistência e fôlego para a corrida.

Não se deve ter como base o amigo, sua velocidade e tempo de corrida, pois cada pessoa possui um ritmo diferente e que sempre deve ser respeitado, inclusive para que haja danos a saúde em vez de benefícios. O exercício pode ser iniciado com leves caminhadas de aproximadamente 40 minutos e aos poucos ir aumentando o ritmo. Pode ser feito em parques ou na rua, mas sempre com roupas confortáveis e tênis de boa qualidade, o que auxilia no desempenho e evita futuros problemas.

Ato[editar | editar código-fonte]

Usando diretamente os pés[editar | editar código-fonte]

Tais como a corrida a pé ou jogging, a orientação, a corrida de obstáculo, assim como a patinagem ou o esqui.

Usando meios exteriores[editar | editar código-fonte]

Todas as outras formas que se podem classificar como sendo corridas de - que além de serem efetuadas com a ajuda de objetos exteriores o desportista está dentro ou em cima do objecto - como é o caso nas corridas de bicicleta (estrada, BTT), moto (GP, moto-cross), automóvel (F1, rali), barco (remo, vela, motor), corrida de cavalos, etc. [2]

Exemplos de tipos de corrida[editar | editar código-fonte]

Usando os pés[editar | editar código-fonte]

Usando meios exteriores[editar | editar código-fonte]

Montanha[editar | editar código-fonte]

A palavra corrida tem um significado próprio quando se refere a montanha, onde uma corrida significa efectuar um percurso, uma ascensão, normalmente acompanhado por um guia de montanha.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.