Motociclismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moto Honda modelo VFR750R

O motociclismo é a modalidade esportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, motocross e outras.

A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").

Em 22 de dezembro de 1904, é criada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em 1957. O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.

No Brasil o termo "motovelocidade" é usado para denominar as competições em autódromos ou circuitos asfaltados, já em Portugal usa-se a expressão "motociclismo de velocidade" ou simplesmente "velocidade". É praticada com motos de rua preparadas ou protótipos de competição.

O dia do motociclista é comemorado no Brasil no dia 27 de julho[1] .

Pilotos[editar | editar código-fonte]

Motociclista[editar | editar código-fonte]

Motociclista é o indivíduo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais.

Comumente o termo "motociclista" é usado para desambiguação perante o termo moto-boy, ou seja, motociclista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou esporte, mas não como meio de trabalho.

mo.to.ci.clis.ta s m+f (moto5+ciclo2+ista) Pessoa que conduz uma motocicleta. [2]

motoqueiro mo.to.quei.ro adj+sm (motoca+eiro) gír Diz-se do, ou o que anda de motocicleta. [3]

No geral, contudo há exceções; Consideram de suma importância o uso de equipamentos de segurança, e costumam trafegar dentro das normas de trânsito com responsabilidade e cautela, preocupando se muito com sua integridade física e de sua motocicleta.

fundamental a utilização de equipamento apropriado.

Mototurismo[editar | editar código-fonte]

É um conceito de viagem cujo meio de transporte é a moto, e caracteriza-se essencialmente pelo espírito de aventura, liberdade e descoberta.

A necessidade do homem em montar uma moto e correr caminhos à procura do mundo, mistura-se com o próprio desenvolvimento desta máquina, que se massificou principalmente graças à Primeira Guerra Mundial e rapidamente passou a fazer parte do imaginário dos mais aventureiros. Este espírito de aventura, liberdade e descoberta foi-se desenvolvendo de tal forma, que em meados dos anos 50 surgiu o termo "mototurismo", evoluindo até à atualidade[4] .

Viagem de Moto[editar | editar código-fonte]

É o movimento entre locais relativamente distantes, com qualquer propósito e duração, e utilizando uma motocicleta como meio de transporte.

Atividades cerebrais[editar | editar código-fonte]

De acordo com cientistas japoneses, pilotar uma moto faz bem para o cérebro. Estudos realizado pela Universidade de Tohoku, junto á Yamaha, efetuou a análise em 22 homens, foram observados todas as movimentações e atividades das áreas frontais do cérebro, responsáveis pela memória, gestão da informação e concentração. No teste, durante dois meses, onze homens utilizaram moto, e o outro grupo utilizou carros. Os resultados da pesquisa apontaram melhorias relevantes na memória e outras atividades típicas das áreas frontais do cérebro[5] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Motociclismo

Referências