Poaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPoaceae (gramíneas)
Trigo (Triticum aestivum)

Trigo (Triticum aestivum)
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
(R.Br.) Barnh. (1895)
Subfamílias
Ver texto
bambu (Bambusa oldhamii)

As gramíneas (R.Br.) Barnhart, também conhecidas como capins, gramas ou relvas, são plantas floríferas, monocotiledôneas (classe Liliopsida), da família Poaceae.

O sistema de classificação APG II, de 2003, reconhece esta família, incluindo-a na ordem Poales. A família é constituida por 668 gêneros com 10 035 espécies.

O sistema de classificação APG, de 1998, reconhecia a família na ordem Poales com o nome de Gramineae (Juss.), com aproximadamente 700 gêneros e 12 000 espécies.

O Sistema de Cronquist, de 1981, também reconhecia esta família, porém colocando-a na ordem Cyperales (Wettst., 1911), que não existe mais.

No Sistema de Jussieu, de 1789, Gramineae é o nome de uma ordem botânica da classe Monocotyledones com estames hipogínicos, com 58 gêneros.

Estima-se que pastos e savanas compreendem 20% da vegetação que cobre a terra. No Brasil, ocorrem cerca de 180 gêneros e 1 500 espécies.

Importância econômica[editar | editar código-fonte]

Esta família botânica é a mais importante de todas as famílias de plantas para economias humanas, incluindo gramas de forragem; os grãos são o principal alimento cultivado em torno do mundo e o bambu, usado extensamente para a construção em toda Ásia.

As gramas agriculturais cultivadas para a produção de alimento são chamadas cereais. Os cereais constituem a fonte principal de calorias para seres humanos. Incluem o arroz na Ásia, o milho no México e trigo e cevada na Europa e na América do Norte. O milho e outros cereais são também cultivados em muitos países para a produção de alimentos para animais, na pecuária.

Algumas gramíneas conhecidas são:

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Capim" é proveniente do termo tupi caá pi'i, que significa "folha delgada"[1] . "Grama" vem do latim gramen, que significa "erva, relva"[2] . "Cereal" vem do latim cereale, que significa "referente a Ceres" (a deusa romana da agricultura)[3] . "Relva" vem do latim relevare, "levantar"[4] .

Informações botânicas[editar | editar código-fonte]

Folhas[editar | editar código-fonte]

As folhas das gramíneas são alternas dísticas, alongadas, paralelinérvias, invaginantes, com Baínha abarcante fendida. Há duas pequenas expansões na base da lâmina foliar denominada aurículas. Na junção da lâmina foliar com a bainha há a formação da lígula que pode ser membranosa, pilosa ou mista, característica muito importante para a taxonomia. A epiderme é rica em silício.

Flores[editar | editar código-fonte]

As flores das gramíneas são compostas por:

Inflorescência indefinida (não cimeira): Espiga, constituída por subunidades: espiguetas/flórulas. Nas gramíneas cada espigueta possui geralmente duas brácteas (glumas) na base e cada fórula da espigueta é protegida por 2 bractéolas (glumelas).

Frutos[editar | editar código-fonte]

Na sua grande maioria, os frutos das gramíneas são cariópses.

Subfamílias[editar | editar código-fonte]

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Índice com os géneros da família Poaceae segundo o sistema APG II:


Índice: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.341
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.862
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.383
  4. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 480

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Poaceae
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Poaceae
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Poaceae
Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.