Família (biologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na Biologia, família (em latim: familia, plural familiae) é uma clado integrada no sistema taxonómico criado por Lineu no século XVIII. A família agrupa um conjunto de géneros, ou de sub-famílias, e está incluída em ordens.

História do conceito[editar | editar código-fonte]

Família, como uma clade intermediário entre ordem e gênero, é uma invenção relativamente nova.

O termo família foi cunhado pelo botânico francês Pierre Magnol no seu Prodromus historiae generalis plantarum, in quo familiae plantarum per tabulas disponuntur (1689) onde ele denominou de famílias (familiae) os sessenta e seis grupos de plantas que ele reconheceu em suas tabelas. O conceito desta clado a este tempo era ainda in statu nascendi, e no prefácio do Prodromus Magnol fala da união de suas famílias em um grande gênero, o qual tinha um significado diferente do atual. Mas o uso moderno da clade Família foi pela primeira vez registrado nos trabalhos de Ernst Haeckel, especialmente em Die systematische Phylogenie (1894) - "Systematic Phylogeny", o qual é considerado seu melhor livro.

Botânica[editar | editar código-fonte]

Para a botânica é a categoria de maior importância. Quando está interessado em classificar um material botânico procura-se conhecer a sua família. O nome da família é constituído pelo radical do nome do gênero de maior representatividade (em números ou popularidade) de espécies da família a que pertence, acrescido da terminação "-aceae" (no português: "-áceas").

Exemplo: gênero representativo Brassica mais o sufixo "-aceae", logo a família será Brassicaceae.

Algumas famílias têm a terminação consagrada pelo uso. O quadro abaixo mostra a forma antiga e a forma de acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Botânica, repare na terminação "-aceae".

Antigo Atual
Compositae Asteraceae
Cruciferae Brassicaceae
Gramineae Poaceae
Gutiferae Clusiaceae
Labiatae Lamiaceae
Leguminosae Fabaceae
Palmae Arecaceae
Umbelliferae Apiaceae

Zoologia[editar | editar código-fonte]

Na classificação científica do reino Animalia, a família adquire a terminação -idae (no português: "-ídeos"), as sub-famílias têm terminação -inae (no português: "-íneos") e as super-famílias possuem a terminação -oidea (no português: "-óideos").

Ver também[editar | editar código-fonte]

Domínio ou Super-reino Superordem Superfamília Superespécie
Reino Filo/Divisão Classe Ordem Família Tribo Gênero Espécie
Sub-reino Subfilo Subclasse Coorte Subordem Subfamília Subtribo Subgênero Subespécie
Infrarreino Infrafilo Infraclasse Legião Infraordem Seção Infraespécie
Parvclasse Parvordem