Torneio de Roland-Garros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grand Slams

O Torneio de Roland-Garros (Internationaux de France, French Open ou Aberto da França) é um torneio de tênis realizado em Paris, na França. Tem seu nome em homenagem a Roland Garros, francês pioneiro da aviação .

Com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o US Open, o torneio de Roland Garros compõe os quatro torneios do Grand Slam de tênis. É disputado em quadra de saibro, em melhor de 5 sets para os homens e 3 sets para as mulheres. Em 1968, o torneio de Roland Garros foi o primeiro torneio do Grand Slam a ser "aberto", permitindo a participação tanto de amadores como de profissionais.

O campeonato foi disputado no Stade français em 1925 e 1927, no Racing club de France em 1926, e tem sido realizado no estádio de Roland-Garros desde 1928. Antes de 1925, o torneio dos homens era reservado exclusivamente aos membros de clubes franceses de tênis, assim como o das damas antes de 1920.

Esta superfície, lenta, e a ausência de tie-break no último set podem levar a partidas com duração de várias horas e com escores bastante elevados, como o da partida entre os franceses Fabrice Santoro e Arnaud Clément, disputada dia 25 de maio de 2004, que durou 6 horas e 22 minutos, com um resultado de 16/14 no 5º set.

Finais[editar | editar código-fonte]

Finalistas do Torneio de Roland-Garros, com seus campeões, vice-campeões e resultados, por evento:

Profissional[editar | editar código-fonte]

Simples

Duplas

Juvenil[editar | editar código-fonte]

Simples

Duplas

Cadeira de rodas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]