René Lacoste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde outubro de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tenista René Lacoste
René Lacoste.jpg
Alcunha(s) O Crocodilo, O Jacaré
País  França
Residência Falecido
Data de nasc. 2 de julho de 1904
Local de nasc. Paris
Falecido em 12 de outubro de 1996 (92 anos)
Local da morte Saint-Jean-de-Luz,
 França
Profissionalização 1922
Aposentadoria 1929
Mão Destro
Inter. Tennis HOF 1976
Simples
Títulos 7
Melhor ranking 1 (1926)
Resultados de Grand Slam
Open da França V (1925,1927,1929)
Wimbledon V (1925,1928)
U.S. Open V (1926,1927)
Torneios principais
Duplas
Títulos 3
Open da França V (1925,1929)
Wimbledon V (1925)
U.S. Open SF
Última atualização em: 29 de dezembro de 2012.

Jean René Lacoste (Paris, 2 de Julho de 1904Saint-Jean-de-Luz, 12 de Outubro de 1996) foi um famoso jogador de tênis francês, empresário e inovador, seu apelido era "o crocodilo" pelo fans; ele é bastante conhecido por ter dado o nome a camiseta de tênis da Lacoste, que ele inventou em 1929. O logotipo das camisas Lacoste, sempre consideradas de alto padrão, é justamente o desenho estilizado de um crocodilo. Ele usou sua criação pela primeira vez no US Open.

Ele se aposentou do tênis aos 25 anos, já acumulando vários títulos, por causa de uma tuberculose, e então foi se dedicar totalmente aos negócios.

Lacoste era um dos Quatro Mosqueteiros, estrelas do tênis francês que dominaram o tênis na década de 1920 e no começo da década de 1930. Venceu sete títulos individuais de Grand Slam nos campeonatos Francês, Americano e Britânico mas nunca fez a longa viagem a Austrália para jogar o campeonato de lá. Ele foi o tenista número 1 do mundo entre os anos de 1926 e 1927. Em 1933, Lacoste foundou La Société Chemise Lacoste com André Gillier. A companhia produzia a camisetas de tênis que Lacoste frequentemente usava em suas partidas, que tinha um aligator (normalmente pensam ser um crocodilo) bordado no peito.

Em 1963, Lacoste criou uma sensação na tecnologia de raquetes por patentear a primeira raquete de tênis em aço tubular. Até então, raquetes eram quase sempre feitas de madeira. Nesta nova variação de raquete eram anexadas à moldura uma série de cabos, que eram envolvidos pela cabeça da raquete. A raquete foi vendida na Europa sob a marca da Lacoste, mas nos Estados Unidos foi vendida pela Wilson Sporting Goods e foi aclamada pela crítica, obtendo grande popularidade com a Wilson T-2000, usada pelo grande tenista americano Jimmy Connors.

Na sua autobiografia de 1979, Jack Kramer, o promotor de tênis de longa data e grande jogador, incluiu Lacoste em sua lista dos 21 maiores jogadores de todos os tempos.

Há numerosas explicações do porquê de Lacoste foi originalmente chamado de "O Crocodilo". Um obtuário de 2006 do New York Times sobre o filho de Lacoste, Bernard, fornece uma explicação um tanto autoritário. Nos anos 1920, supostamente, Lacoste apostou com o capitão de seu time sobre se ele venceria uma certa partida. As apostas eram sobre uma maleta que viu em uma loja Boston que era feita de pele de Crocodilo (ou aligator). Mais tarde, o amigo de René Lacoste, Robert George, bordou um crocodilo em uma jaqueta que Lacoste vestiu para a partida.

Ele se casou com a famosa campeã de golfe Simone de la Chaume. A filha deles Catherine Lacoste foi também uma golfista campeã.

Os quatro mosqueteiros (Jean Borotra, Jacques Brugnon, Henri Cochet e René Lacoste) entraram juntos no International Tennis Hall of Fame, em Newport, Rhode Island, Estados Unidos, no ano de 1976.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tênis ou tenista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.