George Cayley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
George Cayley
Engenharia
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Nascimento 27 de Dezembro de 1777
Morte 15 de Dezembro de 1857 (79 anos)
Atividade
Campo(s) Engenharia

Sir George Cayley, 6º Baronete (27 de Dezembro de 177715 de Dezembro de 1857), foi um engenheiro inglês, pioneiro da aeronáutica. Fez parte do partido Whig, e membro do parlamento, como deputado pelo distrito de Scarborough, North Yorkshire, de 1832 a 1835. Foi um dos fundadores do Instituto Real Politécnico (actualmente Universidade de Westminster, e durante vários anos seu director. Foi membro fundador da Associação Britânica para o Desenvolvimento da Ciência, e primo afastado do matemático Arthur Cayley.

Biografia[editar | editar código-fonte]

George Cayley herdou a casa e os terrenos de Brompton-by-Sawdon, do seu pai, o 5º Baronete. Influênciado pelo espírito optimista, e empreendedor, da sua época, Cayley concebeu vários projectos, desde barcos salva-vidas, rodas de aros utilizados em bicicletas, lagarta, cinto de segurança, um protótipo de motor a explosão entre outros. Dos seus trabalhos, aínda se destacam contribuições nas áreas da electricidade, balística, óptica, motor de aquecimento e próteses

Planador de George Cayley, 1852.

O seu trabalho mais conhecido são os aparelhos voadores, nomeadamente o planador. Os desenhos, descobertos em 2007 na Biblioteca da Sociedade de Aeronáutiva Real, em Londres, mostram que, já na época em que Cayley frequentava a escola, se dedicava às teoria do voo.

Por volta de 1804, os modelos dos seus planadores eram semelhantes a uma aeronave moderna, apresentando já um par de longas asas, como as utilizadas em monoplanos, um estabilizador horizontal na parte de trás, e um leme vertical. Em meados do séc. XIX, Cayley desenvolveu um triplano, em que um rapaz terá voado. Mais tarde, com a ajuda do seu neto George John Cayley, e do seu engenheiro Thomas Vick, desenvolve um planador em escala real, que sobrevoa a região de Brompton Dale, em 1853.

Uma réplica deste aparelho foi utilizada, em 1974, em Brompton Dale, e na década de 80, por Derek Piggot. Outra réplica foi utilizada em 2003, por Allan McWhirter, e Richard Branson.

Devido às suas contribuições para o mundo da aviação, uma das salas da Universidade de Loughborough tem o seu nome.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dee, Richard (2007). The Man who Discovered Flight: George Cayley and the First Airplane. Toronto: McClelland and Stewart.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.