Portal:Aviação/Artigo bom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Ace Combat 2 (エースコンバット2 Ēsu Konbatto Tsū?) é um jogo eletrônico de simulação de combate aéreo desenvolvido e publicado pela Namco. É o segundo título principal da série Ace Combat, depois de seu predecessor Air Combat de 1995, e foi lançado exclusivamente para PlayStation em maio de 1997 no Japão, em julho na América do Norte e em outubro na Europa. A jogabilidade possui um formato mais voltado para arcade, com o jogador podendo controlar até 24 aeronaves de combate diferentes em 21 missões com objetos variados, que incluem proteger uma base de ataque inimigo, interceptar um esquadrão de aeronaves oponentes e afundar um porta-aviões. Diferentes ramificações de missões também estão presentes

O jogo foi desenvolvido a partir da insatisfação do produtor Masanori Kato com Air Combat, que ele achava muito inferior a partir do ponto de vista técnico. Kato e uma pequena equipe partiram para criar uma sequência que melhoraria o original, com gráficos aprimorados, maior variedade de missões e o estabelecimento de uma sensação real de voo. As missões foram projetadas para serem divertidas de seu jogar, com a jogabilidade em si sendo feita para imitar o típico estilo de jogos de arcade. A equipe usou livros e revistas de aviação como referência no projeto das aeronaves, porém deliberadamente escolheram não criarem réplicas exatas a fim da jogabilidade não ficar muito complexa. A música foi muito inspirada no filme Top Gun.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Ace Combat 3: Electrosphere (エースコンバット3 エレクトロスフィア Ēsu Conbatto San Erekutorosufia?) é um jogo eletrônico de simulação de combate aéreo desenvolvido e publicado pela Namco. É o terceiro título principal da série Ace Combat e foi lançado exclusivamente para PlayStation em maio de 1999 no Japão, em janeiro de 2000 na Europa e em março do mesmo ano na América do Norte. A história se passa em um mundo futurista dominado pelas megacorporações Neucom e General Resource que iniciam uma guerra entre si. A jogabilidade permite que o jogador assuma o controle de diversas aeronaves de combate em várias missões de objetivos variados, que incluem a destruição da frota de inimigos e a proteção de bases aliadas.

O jogo foi desenvolvido a partir de seu predecessor Ace Combat 2, pegando para si muitos de seus elementos. A equipe queria que a narrativa fosse uma parte integral do jogo e tivesse um propósito, diferentemente de títulos anteriores da franquia em que a história era secundária à jogabilidade. Suas paisagens futuristas foram inspiradas por projetos urbanos da década de 1970 e arquitetura moderna. A Namco originalmente desejava que a grande campanha de dois discos de duração e narrativa profunda de Electrosphere fossem mantidas para seu lançamento ocidental, porém seu conteúdo foi enormemente cortado para suas versões norte-americana e europeia, o que gerou grande insatisfação e menor interesse do público e da imprensa.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Adolf Galland em retrato de 1940 ou 41

Adolf Josef Ferdinand Galland (Westerholt, 19 de março de 1912Remagen, 9 de fevereiro de 1996) foi um piloto alemão, ás da aviação e general da Luftwaffe durante a Alemanha Nazi; serviu durante a Guerra Civil Espanhola da Legião Condor e ao longo de toda a Segunda Guerra Mundial na Europa. Ele voou em 705 missões de combate e combateu na Frente Ocidental e na Defesa do Reich. Em quatro ocasiões, ele sobreviveu ao ser abatido em combates aéreos, e ao longo da sua carreira obteve 104 vitórias aéreas, todas elas contra os aliados ocidentais.

Galland, que nasceu em Westerholt, Vestfália, tornou-se num piloto de planadores em 1929 antes de se juntar à Lufthansa. Em 1932 ele graduou-se como piloto na Deutsche Verkehrsfliegerschule em Braunschweig, antes de se dar como voluntário para a Reichswehr da República de Weimar no final do ano. Galland foi aceite na Reichswehr, contudo o próprio Galland nunca chegou a entrar para a força armada. Em Fevereiro de 1934, foi transferido para a Luftwaffe. Em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, ele voluntariou-se para combater na Legião Condor, onde levou a cabo missões de ataque ar-terra em apoio às tropas nacionalistas de Francisco Franco. Em 1938 o seu tempo em Espanha chegou ao limite, e Galland voltou para a Alemanha para desempenhar funções no Ministério da Aviação; esta nova função consistia em escrever manuais doutrinários e técnicos sobre as suas experiências como piloto de ataque ar-terra. Durante este período Galland também serviu como instrutor em unidades de ataque terrestre. Durante a invasão alemã da Polónia em Setembro de 1939, Galland voltou a realizar missões operacionais. No início de 1940, Galland conseguiu persuadir os seus superiores para se tornar num piloto de combate.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Aeroporto Regional do Vale do Aço, Aeroporto de Ipatinga

O Aeroporto Regional do Vale do Aço (IATA: IPNICAO: SBIP), também conhecido como Aeroporto de Ipatinga (antigo Aeroporto da Usiminas), é um aeroporto doméstico que está localizado no município brasileiro de Santana do Paraíso, no interior do estado de Minas Gerais. Serve à Região Metropolitana do Vale do Aço e a seu colar metropolitano, estando situado a 3 km de Ipatinga. Constitui uma das principais formas de acesso da região à capital mineira, disponibilizando rotas diárias regulares à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua pista tem dimensões de 2 004 m x 45 m e em 2015, recebeu um total de 142 960 passageiros e 4 218 voos.

Criado em 1959 e em operação desde 1977, foi projetado pela Usiminas, inicialmente para servir a seus funcionários. Em 2008, houve um projeto de desativar o aeroporto e construir um novo terminal no município de Bom Jesus do Galho, a fim de que a empresa expandisse seu complexo industrial sobre a área original. Por questões ambientais e devido à crise financeira, no entanto, o projeto não prosseguiu e o atual aeroporto foi reformado e modernizado em 2011. A Usiminas administrou o aeródromo até março de 2016, quando uma crise econômica na empresa levou à concessão do custeio do terminal ao governo estadual e das operações à Socicam, atuante desde 2012.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Vista do pátio de aeronaves.

O Aeroporto de São Paulo/Congonhas - Deputado Freitas Nobre, ou simplesmente Aeroporto de Congonhas, (IATA: CGHICAO: SBSP) é um aeroporto doméstico brasileiro localizado no município de São Paulo, sendo o segundo mais movimentado do país. O aeródromo fica na zona sul da cidade, no bairro de Vila Congonhas, nos distritos de Campo Belo e Jabaquara. A distância para o centro da capital é de 10,6 km e para o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos de 35,6 km. É considerado o aeroporto executivo do Brasil em função do grande número de passageiros que viajam a negócios entre São Paulo e outros grandes centros, como Rio de Janeiro e Brasília.

Inaugurado em meados dos anos 1930 em área descampada, logo foi envolvido pela cidade, tornando-se um aeroporto central. Atende a Grande São Paulo com voos domésticos nacionais e regionais para mais de trinta destinos no Brasil. Segundo estatísticas da ANAC de 2014, Congonhas conta com cinco das vinte rotas mais movimentadas do Brasil, incluído a ponte aérea Rio-São Paulo, rota mais movimentada do país.

Já foi o mais movimentado do país, de 1990 até 2006, quando o acidente com o voo TAM 3054, em julho de 2007, fez com que muitos voos fossem transferidos para outros aeroportos. Hoje é o segundo em número de passageiros e de aeronaves e o primeiro da rede Infraero. Opera no limite da capacidade de suas pistas, com 536 voos comerciais por dia, o que equivale a um pouso ou uma decolagem a cada 2 minutos durante seu horário de funcionamento, das 06h às 23h.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Fachada do Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho (IATA: POAICAO: SBPA) é um aeroporto internacional no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É o maior e mais movimentado aeroporto do Rio Grande do Sul e o oitavo mais movimentado do Brasil em número de passageiros transportados.

Com uma área de quatro quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Avenida Severo Dullius, rua de acesso ao aeroporto, liga-se com a Avenida dos Estados, complemento da BR-116. Toda estrutura para passageiros é dividida em dois terminais, totalizando 42 pontos de check-in.

Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o sistema integrado de check-in. O aeroporto dispõe do sistema de pouso por instrumentos (ILS) Categoria II, que conduz a aeronave até uma altura mínima de trinta metros sobre a cabeceira da pista, requerendo uma visibilidade mínima de quatrocentos metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação do pouso. Em 2017, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil.

O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 16 de março de 2017 para a empresa Fraport durante o período de 25 anos, pelo valor de 382 milhões de reais.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Conceito artístico do AFVG

O AFVG (Anglo-French Variable Geometry) foi uma aeronave experimental supersónica de combate táctico com uma asa de geometria variável, desenvolvida por uma parceria entre a British Aircraft Corporation no Reino Unido e a Dassault Aviation de França. O projecto foi cancelado em Junho de 1967, quando o governo francês retirou-se do projecto. A BAC modificou as especificações do caça para atender unicamente às necessidades da Força Aérea Real, reconfigurando o design como UKVG e procurando novos parceiros internacionais para desenvolver a aeronave, que no final resultou no Panavia Tornado.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Protótipo do A320neo

O Airbus A320neo é uma família de aeronaves bimotoras turbofan desenvolvida e fabricada pela Airbus. O A320neo substitui as aeronaves da família A320 original, que agora é referida como A320ceo, pois significa "antiga opção de motor". Além dos novos motores, o programa de modernização também incluiu melhorias como refinamentos aerodinâmicos, winglets, redução do peso, nova cabine de passageiros com maior espaço para bagagem de mão e sistema de purificação de ar melhorado. Os clientes terão a opção entre os motores CFM International LEAP-X ou Pratt & Whitney PW1100G.

Até janeiro de 2017, a Airbus recebeu pedidos da aeronave. O primeiro A320neo foi apresentado em Toulouse em 1 de julho de 2014. O primeiro voo ocorreu em 25 de setembro de 2014. A certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) e da Administração Federal de Aviação (FAA) foi entregue em 24 de novembro de 2015. Em 25 de janeiro de 2016, o A320neo entrou em serviço com a Lufthansa. Seis meses depois, em Farnborough, o CEO da Airbus John Leahy informou que as aeronaves em operação naquele momento haviam atingido um índice de confiabilidade de 99,7%.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




E.381 por baixo de um Ar 234

O Arado E.381 (Kleinstjäger - Micro Caça) foi um protótipo de um caça parasita da Segunda Guerra Mundial. Concebido pela Arado Flugzeugwerke em Dezembro de 1944 para a Luftwaffe, o E.381 seria transportado por um Arado Ar 234 e, com a "aeronave mãe" já em voo, seria largado e activaria o seu motor a foguete, que o levaria de encontro a aeronaves inimigas, especialmente bombardeiros americanos e britânicos. O desenvolvimento deste protótipo não passou da fase de design devido à falta de fundos e apoio oficial do alto comando.

Houve três variantes propostas; cada uma delas tinha apenas autonomia de combustível para atacar duas vezes, após as quais o piloto teria que planar sem nenhuma fonte de alimentação e aterrar com o uso de pranchas de esqui. Para sobreviver em perseguições a bombardeiros, o E.381 foi desenhado com a fuselagem mais esguia possível, para aumentar as chances de não ser atingido pelo fogo defensivo dos bombardeiros. Isto fazia com que o piloto tivesse que pilotar a aeronave deitado.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Murphy (à esquerda) e Wrigley durante o seu voo transcontinental pela Austrália, em 1919

Arthur William Murphy (17 de novembro de 189121 de abril de 1963) foi um engenheiro e aviador australiano na Real Força Aérea Australiana (RAAF). Acompanhado por Henry Wrigley, efetuou o primeiro voo transcontinental na Austrália, entre Melbourne e Darwin, em 1919, um feito que fez com que ambos fossem condecorados com a Cruz da Força Aérea. Murphy mais tarde desempenhou um papel importante na produção e manutenção de aeronaves militares.

Veterano da Primeira Guerra Mundial, serviu primeiro como mecânico e depois como piloto no Australian Flying Corps (AFC). Durante a guerra, voou no Médio Oriente pelo Esquadrão N.º 1 e foi condecorado com a Cruz de Voo Distinto. Murphy foi um dos primeiros militares da RAAF quando esta foi criada, tendo chegado ao posto de comodoro durante a Segunda Guerra Mundial, comandando o Depósito de Aeronaves N.º 1 e, depois, o Grupo N.º 4. Foi também o primeiro Inspetor de Acidentes Aéreos do ramo. Retirou-se da vida militar em 1946, e morreu em 1963 com setenta e um anos.

Juventude e Primeira Guerra Mundial
Murphy nasceu no dia 17 de novembro de 1891 em Kew, um subúrbio de Melbourne. Filho de Charles Hubert Murphy, um engenheiro, e de sua esposa Mary, recebeu educação na Escola Secundária de Melbourne e na Escola Técnica de Footscray, e tornou-se aprendiz em engenharia. Empregado em várias firmas de engenharia, Murphy juntou-se ao Exército Australiano em 1914 e recebeu formação para se tornar mecânico aeronáutico. Em fevereiro de 1916 subiu até à categoria de sargentos e voluntariou-se para a Força Imperial Australiana para servir além-mar. Transferido para o Australian Flying Corps, Murphy foi colocado no Esquadrão N.º 1—conhecido até 1918 por Esquadrão N.º 67 do Real Corpo Aéreo (AFC)—como warrant officer. No dia 16 de março saiu de Melbourne a bordo do HMAT A67 Orsova, em direção ao Egipto.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tripulações de reconhecimento táctico da Asa N.º 71 a receber um briefing em Tadji, Nova Guiné, Junho de 1945

A Asa N.º 71 foi uma asa da Real Força Aérea Australiana durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formada em Fevereiro de 1943 em Milne Bay, na Papua-Nova Guiné, como parte do Grupo Operacional N.º 9. Inicialmente a asa era composta por dois esquadrões equipados com aviões P-40 Kittyhawk, um com Lockheed Hudson, e um com Bristol Beaufort. A aeronave principal da asa rapidamente tornou-se o Beaufort, que acabou por equipar os cinco esquadrões da asa. A Asa N.º 71 participou na campanha da Nova Guiné como parte do Grupo N.º 9, antes de ser transferida para o Grupo Operacional N.º 10 para a campanha da Nova Guiné ocidental, durante 1944. Posteriormente, regressou ao controlo do Comando do Norte (anteriormente Grupo N.º 9) para prestar apoio às forças terrestres da Austrália na campanha de Aitape-Wewak, e realizou a sua última missão de combate apenas horas antes de o Japão se render em Agosto de 1945. A Asa N.º 71 permaneceu na Nova Guiné depois do cessar das hostilidades, e foi dissolvida em Janeiro de 1946.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O Capitão de grupo Allan Walters (à direita) com oficiais seniores da Asa N.º 72 na Nova Guiné, em Dezembro de 1943

A Asa N.º 72 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Formada em Abril de 1943 em Townsville, Queensland, ficou subordinada ao Comando da Área Nordeste. Comandada pelo Capitão de grupo Charles Eaton, a asa foi rapidamente enviada para Merauke, na Nova Guiné, onde ficou responsável pela gestão de três esquadrões que pilotavam caças CAC Boomerang e P-40 Kittyhawk e bombardeiros A-31 Vengeance. A meio de 1943 Eaton foi rendido pelo Capitão de grupo Allan Walters. A Asa N.º 72 participou na defesa do Estreito de Torres, realizando missões de intercepção, patrulha e alguns ataques ar-terra e antinavio. Em Julho de 1944, os seus esquadrões originais haviam sido dissolvidos ou transferidos para outras formações operacionais. O Esquadrão N.º 120, que chegou à asa em Maio de 1944 a operar aviões Kittyhawk, permaneceu em Merauke até Fevereiro de 1945. Em Maio o quartel-general da asa voltou para a Austrália, e no mês seguinte a asa foi dissolvida.

História
A Asa N.º 72 foi formada no dia 23 de Abril de 1943 em Townsville, Queensland, sob o comando o Capitão de Grupo Charles Eaton. No início do mês seguinte, o seu quartel-general foi enviado para Merauke, um local que é descrito na história oficial da RAAF durante a Segunda Guerra Mundial como "um pequeno porto desolado na Nova Guiné". Controlando o Esquadrão N.º 84 (CAC Boomerang), o Esquadrão N.º 86 (P-40 Kittyhawk) e o Esquadrão N.º 12 (A-31 Vengeance), a missão da asa era o de ajudar na defesa do Estreito de Torres.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Comandantes e militares do quartel-general da Asa N.º 73 e dos seus três esquadrões em Los Negros, nas Ilhas do Almirantado, em Maio de 1944

A Asa N.º 73 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Formada em Fevereiro de 1943 em Port Moresby, na Papua-Nova Guiné, como parte do Grupo Operacional N.º 9, inicialmente era composta por três esquadrões de ataque equipados com aviões CAC Wirraway, Douglas Boston e Bristol Beaufighter, que participaram na campanha da Nova Guiné até meio do ano de 1943; posteriormente, foi re-organizado com três esquadrões de combate aéreo equipados com aviões P-40 Kittyhawk e Supermarine Spitfire. Com esta nova frota de aeronaves, a asa prestou serviço na Nova Bretanha e na Campanha das Ilhas do Almirantado entre 1943 e 1944. Em Agosto de 1944 a asa foi dissolvida em Los Negros, e no início de 1945 os seus esquadrões foram absorvidos por outras asas da RAAF subordinas ao Grupo Operacional N.º 10 (mais tarde Primeira Força Aérea Táctica Australiana).


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tripulação de um Beaufort do Esquadrão N.º 7, que operava sob controle da Asa N.º 75 em 1943-44

A Asa N.º 75 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formada em outubro de 1943 em Townsville, Queensland, subordinada ao Comando da Área Noroeste. Posteriormente, foi enviada para a Ilha Horn para assumir o controlo das unidades da RAAF lá estacionadas. Responsável pela defesa aérea e patrulhamento aéreo do Estreito de Torres, os esquadrões da asa operavam aviões P-40 Kittyhawk, Bristol Beaufort e A-31 Vengeance. Em agosto de 1944, a asa foi dissolvida.

História
A Asa N.º 75 foi formada no dia 13 de Outubro de 1943 em Garbutt, Townsville, Queensland, sob o comando do Comandante de asa (mais tarde Capitão de grupo) Edgar Bruce Courtney. Aquando da sua formação, era constituída por 10 militares, dos quais 3 eram oficiais. A asa era responsável pelas unidades da RAAF estacionadas na Ilha Horn, Ilha Thursday e Higgins Field na Península do Cabo York. No dia 21 de Outubro, foi enviada uma equipa de Garbutt para Horn e seis dias depois o quartel-general da asa estava completamente estabelecido. No mesmo mês, o Esquadrão N.º 84, colocado na Ilha Horn e recentemente equipado com caças P-40 Kittyhawk, foi transferido da Asa N.º 72 para a Asa N.º 75.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um Catalina do Esquadrão N.º 43

A Asa N.º 76 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente colocada em Queensland, o seu quartel-general foi transferido para Darwin, no Território do Norte, em Setembro de 1944, para assumir o comando de três esquadrões equipados com hidroaviões PBY Catalina: o Esquadrão N.º 20, o Esquadrão N.º 42 e o Esquadrão N.º 43. A principal tarefa destes esquadrões era a de lançar minas aquáticas no teatro do Sudoeste do Pacífico, realizando-a até longínquas áreas como Java, Bornéu, Filipinas e China. Além de lançar minas aquáticas, os hidroaviões Catalina realizaram missões de bombardeamento, patrulha aérea, transporte aéreo e lançamento de milhões de panfletos propagandísticos nos últimos meses da guerra. Com o final da guerra, o quartel-general da asa foi dissolvido em Novembro de 1945.

História
O quartel-general da Asa N.º 76 foi estabelecido no dia 3 de Janeiro de 1944 em Townsville, Queensland, e a meio do mês foi movido para Cairns. Liderado pelo Comandante de asa Reginald Burrage, foi transferido em Setembro para Darwin, no Território do Norte, para coordenar e controlar as operações de lançamento de minas aquáticas no Comando da Área Noroeste pelos esquadrões 20, 42 e 43. Cada um destes esquadrões estava equipado com hidroaviões PBY Catalina, apelidados de "Black Cats" (em português: Gatos Pretos); o Esquadrão N.º 20 havia estado colocado em Cairns juntamente com o quartel-general da Asa N.º 76, o Esquadrão N.º 42 foi formado em Darwin em Agosto e o Esquadrão N.º 43 já operava a partir de Darwin desde Março.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um Beaufighter do Esquadrão N.º 31, parte da AsaN.º 77, a aterrar no aeródromo de Tarakan, Bornéu, em 1945

A Asa N.º 77 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Fez parte do Grupo Operacional N.º 10 (mais tarde Primeira Força Aérea Táctica Australiana) quando foi formada em Novembro de 1943, sendo composta por três esquadrões equipados com bombardeiros de mergulho Vultee Vengeance. A Asa N.º 77 começou a realizar operações no início de 1944, voando a partir de Nadzab, Papua-Nova Guiné. Contudo, pouco tempo depois as unidades que operavam os Vengeance foram retiradas da linha da frente e foram substituídas por esquadrões que operavam aviões Douglas Boston, Bristol Beaufighter e Bristol Beaufort. A asa combateu durante os ataques a Noemfoor, Tarakan e no norte de Bornéu, altura pela qual era uma formação que operava exclusivamente aviões Beaufort, composta pelos esquadrões 22, 30 e 31. Em Junho de 1945 a asa planeava participar na Batalha de Balikpapan, contudo a falta de condições no solo fez com que as unidades que operavam os Beaufort fossem retiradas para Morotai, ficando neste local até ao final da guerra e, posteriormente, regressando à Austrália onde foram dissolvidas juntamente com o quartel-general da asa, em 1946.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Comandantes do Esquadrão N.º 18 e da Asa N.º 79: Tenente-coronel Asjes (segundo à direita) e o Capitão de Grupo Ryland (à direita) em Batchelor, Território do Norte, em 1944

A Asa N.º 79 foi uma formação da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formada em Dezembro de 1943 em Batchelor, no Território do Norte, como parte do Área do Comando Noroeste. Liderada pelo Capitão de Grupo Charles Eaton, a asa era composta por quatro esquadrões à data da sua fundação, equipados com caças-pesados Bristol Beaufighter e bombardeiros Bristol Beaufort e B-25 Mitchell. Esta formação participou na Campanha da Nova Guiné e nas campanhas do Comando da Área Noroeste entre 1944 e 1945, sendo eventualmente transferida para Balikpapan, nas Índias Orientais Holandesas, à medida que os aliados avançavam para norte. Com o final da Guerra do Pacífico a asa ficou adida à Primeira Força Aérea Táctica Australiana e ficou constituída pelos esquadrões N.º 2 e 18, ambos equipados com bombardeiros Mitchell. O Esquadrão N.º 18 foi transferido para a Força Aérea Holandesa no final de 1945, enquanto o Esquadrão N.º 2 regressou à Austrália, onde foi dissolvido um ano depois. Em Outubro de 1945, o quartel-general da Asa N.º 79 foi dissolvido.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Adolf Galland a falar sobre uma manobra aérea, junto de Werner Mölders e Theo Osterkamp

Os ases da aviação da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial constituíram o maior e mais bem sucedido grupo de ases de uma única nacionalidade na história da aviação. Um ás da aviação é um aviador militar a quem é atribuído o abate (vitória) de cinco ou mais aeronaves inimigas durante um combate aéreo. Apesar de neste artigo ser usado o termo "ás da aviação" os alemães, em vez disso, usavam o termo "Experte". É certo que mais de 2500 pilotos de combate alemães alcançaram o status de ás da aviação, cada um deles tendo abatido pelo menos cinco aeronaves. Todos os ases alcançaram o status ao serviço da Luftwaffe, o único ramo militar alemão durante a guerra com poder aéreo.

Os pilotos alemães de combate diurno e nocturno alcançaram sensivelmente 70 mil vitórias aéreas durante a Segunda Guerra Mundial, 25 mil ao abater aeronaves francesas, britânicas e norte-americanas e 45 mil soviéticas. 103 pilotos alemães abateram mais de 100 aeronaves inimigas, totalizando 15 400 vitórias aéreas. Outros 360 pilotos abateram entre 40 e 100 aeronaves inimigas, o que totalizou cerca de 21 mil vitórias; além destes, outros 500 pilotos abateram entre 20 e 40 aeronaves, totalizando cerca de 15 mil vitórias. Estas proezas foram reconhecidas com a condecoração de 453 pilotos de caças diurnos e de caças-pesados (zerstörer) com os diferentes graus da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Além destes, 85 pilotos de caças nocturnos, incluindo 14 tripulantes, também foram condecorados com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.

Por outro lado, as baixas alemãs também foram muito elevadas. Cerca de 12 mil pilotos de caças diurnos faleceram ou ainda estão considerados como desaparecidos em combate, além dos 6000 que ficaram feridos. Os pilotos dos caças-pesados sofreram cerca de 2800 baixas e 900 feridos. Já os pilotos nocturnos sofreram com 3800 pilotos e tripulantes mortos ou desaparecidos, e cerca de 1400 feridos.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um ATR-72 da Azul.

Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. é uma companhia aérea brasileira fundada e homologada em 2008 por David Neeleman. É a terceira maior companhia do Brasil em número de passageiros, a segunda maior em frota de aeronaves e a maior em número de destinos oferecidos, operando em 96 aeroportos no território brasileiro e em 5 destinos internacionais. Em 2015, a Azul teve uma participação de mercado de 17,00% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia que mais cresce em termos de passageiros por quilômetro voado. Em 2014 tornou-se uma companhia aérea de bandeira do Brasil (Flag Carrier) ao começar rotas internacionais.

Seus principais centros de operações são os aeroportos de Viracopos em Campinas, Confins em Belo Horizonte e Gilberto Freire no Recife. A sede administrativa da companhia fica no bairro de Alphaville na região da Grande São Paulo. A Azul registrou aproximadamente 11 000 funcionários em 2014, é a única operadora brasileira a utilizar os E-Jets da Embraer e sua frota é formada basicamente por ATR-72, Embraer 190, Embraer 195 e Airbus A330, utilizados apenas em rotas longas e internacionais. A empresa também possui contratos com a Airbus para a compra de 35 aviões Airbus A320neo para rotas domésticas e Airbus A350 para rotas internacionais.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um Firebrand T.F. Mk IV em pleno voo.

O Blackburn Firebrand foi uma aeronave monomotor de ataque ar-solo, desenvolvida pela Blackburn Aircraft para a Fleet Air Arm da Marinha Real Britânica, para combater durante a Segunda Guerra Mundial. Originalmente pretendido para ser usado como um simples caça de combate ar-ar, a sua performance abaixo da expectativa e a atribuição do seu motor original para o Hawker Typhoon, fizeram com que fosse re-desenhado para se tornar num caça cujo missão seria a de ataque ar-solo. O seu desenvolvimento foi lento e a primeira aeronave entregue e pronta para serviço chegou apenas quando a Segunda Grande Guerra já havia terminado. Pouco mais de duas centenas de aeronaves foram construídas, tendo sido dispensadas em 1953.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Blackburn B-48 Firecrest

O Blackburn B-48 Firecrest, também designado YA.1 pela SBAC, foi um caça construído pela Blackburn Aircraft para prestar serviço na Fleet Air Arm durante a Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido a partir do problemático Firebrand. Com a designação B-48, e com o nome informal de Firecrest, de três protótipos construídos apenas dois chegaram a voar.

O desenvolvimento desta aeronave foi sucessivamente prolongado devido a alterações de design e um demorado fornecimento de componentes, porém, a determinação do Ministério do Abastecimento, em 1946, que a fuselagem não alcançava os requisitos de um caça, acabou por cancelar o projecto. A construção dos três protótipos continuou para serem usados em testes. Os dois exemplares foram vendidos de volta à Blackburn em 1950 e a terceira aeronave, juntamente com as restantes, foi transformada em sucata em 1952.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Boeing 747-8 da Lufthansa

Boeing 747-8 é uma aeronave widebody quadrimotor desenvolvida pela Boeing. Anunciado oficialmente em 2005, o 747-8 é a terceira geração de Boeing 747, com fuselagem alongada, asas redesenhadas e melhor eficiência. O 747-8 é a maior versão do Boeing 747, maior avião comercial construído nos Estados Unidos, e o avião comercial mais longo do mundo, juntamente com o Airbus A340-600.

O 747-8 é oferecido em duas variantes, com o 747-8I servindo como aeronave comercial e o 747-8F servindo como aeronave cargueira. O primeiro voo do 747-8F ocorreu em 8 de fevereiro de 2010 e o primeiro voo do 747-8I ocorreu em 20 de março de 2011. A entrega do primeiro 747-8F ocorreu em outubro de 2011 e o 747-8I começou a ser entregue em 2012. Em agosto de 2015, havia 123 pedidos para o 747-8, compreendendo 72 para a versão cargueira, e 51 para a versão comercial.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O segundo protótipo do XG-20

O Chase XCG-20, também conhecido como XG-20 e pela designação do fabricante MS-8 Avitruc, foi um planador de assalto desenvolvido imediatamente após a Segunda Guerra Mundial pela Chase Aircraft Company para a Força Aérea dos Estados Unidos, sendo o maior planador já construído nos Estados Unidos. O XG-20 não foi produzido devido a uma alteração nos requisitos da força aérea norte-americana, contudo acabou por ser modificado, tornando-se no bem-sucedido bimotor Fairchild C-123 que foi extensivamente utilizado na Guerra do Vietnã.

Projeto e desenvolvimento
Após o fim da guerra, as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos que acabaram por se tornar na Força Aérea dos Estados Unidos em 1947, que emitiu um requerimento para um novo planador de assalto pesado para substituir modelos menores que ainda estavam em serviço, tendo todos sido declarados obsoletos. Os novos planadores deveriam ser construídos totalmente em metal e também deveriam ser fáceis de adaptar uma configuração motorizada. Como parte de um programa de desenvolvimento de cinco anos, um contrato foi celebrado com a Chase Aircraft Company de Trenton, Nova Jérsia em Agosto de 1946 para a construção de dois tipos de planadores. Estes incluíam um modelo menor, designado XCG-18A, e o maior e definitivo sendo designado XCG-20.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O Comodoro do Ar Cole, primeiro comandante do Comando da Área Central, discursando perante os pupilos do Esquema de Treino Aéreo do Império, em Agosto de 1940

O Comando da Área Central foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Março de 1940, e cobria a porção central de Nova Gales do Sul. Com quartel-general em Sydney, o Comando da Área Central foi responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção aérea da orla costeira dentro da sua área. Foi dissolvido em Agosto de 1941 e as suas unidades foram distribuídas por outros comandos da RAAF. Apesar de ter havido propostas entre 1943 e 1944 para voltar a estabelecê-lo, nenhuma foi concretizada.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana era pequena o suficiente para todos os seus elementos serem controlados pelo próprio quartel-general da força aérea, em Melbourne. Depois do despoletar da guerra, em Setembro de 1939, a RAAF começou a implementar uma forma de comando descentralizada proporcional aos esperados aumentos de efectivos e unidades. A primeira medida tomada para ir de encontro com esta ideia foi a criação do Grupo N.º 1 e do Grupo N.º 2 para controlar as unidades em Vitória e em Nova Gales do Sul, respectivamente. Depois, entre Março de 1940 e Maio de 1941, a RAAF dividiu o continente australiano e a Nova Guiné em quatro áreas geográficas nas quais cada uma seria controlada por um comando: o Comando da Área Central, o Comando da Área do Sul, o Comando da Área Ocidental e o Comando da Área do Norte.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O comodoro Lukis (ao centro), que serviu como Air Officer Commanding (AOC) do Comando da Área do Norte ao longo da sua existência, juntamente com os capitães de grupo Bill Garing (à esquerda) e Harry Cobby em Townsville, Queensland

O Comando da Área do Norte foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana durante a Segunda Guerra Mundial. Foi criado em Maio de 1941 e cobria todo o norte da Austrália e do Território de Papua. Com quartel-general em Townsville, Queensland, o Comando da Área do Norte era responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção das rotas marítimas dentro das suas fronteiras. Em Janeiro de 1942, após a eclosão da Guerra do Pacífico, foi dividido nos comandos Noroeste e Nordeste, de modo que fosse possível combater com maior eficácia as ameaças japonesas ao norte da Austrália e de Papua, respectivamente.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial a Real Força Aérea Australiana era suficientemente pequena para que todos os seus elementos fossem controlados directamente pelo quartel-general da RAAF, em Melbourne. Após a guerra iniciar em Setembro de 1939, a força aérea começou a descentralizar a sua estrutura de comando, de acordo com os aumentos esperados em termos humanos, materiais e de unidades. Entre Março de 1940 e Maio de 1941 a RAAF dividiu o território da Austrália e a Nova Guiné em quatro zonas de comando-e-controlo definidas em função da localização geográfica: o Comando da Área Central, o Comando da Área do Sul, o Comando da Área Ocidental e o Comando da Área do Norte. As funções destes comandos eram a defesa aérea, a protecção de rotas marítimas adjacentes e reconhecimento aéreo. Cada uma era liderada por um Air Officer Commanding (AOC) responsável pela administração e operações de todas as bases e unidades aéreas dentro da sua área.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Comodoro do ar Wrigley, comandante inaugural do Comando da Área do Sul, março de 1940

O Comando da Área do Sul foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Março de 1940, e inicialmente controlava as unidades da RAAF em Vitória, Tasmânia, Austrália Meridional e da zona sul de Nova Gales do Sul. Com quartel-general em Melbourne, o comando era responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção da orla costeira dentro das suas fronteiras. A partir da 1942 as suas responsabilidades deixaram de se fazer cumprir na zona sul de Nova Gales do Sul.

O comando continuou a operar após o cessar das hostilidades, tornando-se num centro de unidades de treino; mais tarde, em Outubro de 1953, seria re-formado como o Comando de Treino, sob o novo sistema de comando e controlo funcional.

História
Segunda Guerra Mundial
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana era pequena o suficiente para que todos os seus elementos e unidades estivessem directamente subordinados ao Quartel-general da RAAF em Melbourne. Depois do despoletar da guerra em Setembro de 1939, a RAAF começou a descentralizar a sua estrutura de comando, dada a expectativa do aumento do número de unidades e efectivos. A sua primeira jogada nesta direcção foi através da criação do Grupo N.º 1 e N.º 2 para controlar as unidades aéreas em Vitória e Nova Gales do Sul, respectivamente. Então, entre Março de 1940 e Maio de 1941, a RAAF dividiu a Austrália e a Nova Guiné em quatro zonas de comando e controlo baseadas na geografia: o Comando da Área Central, o Comando da Área do Sul, o Comando da Área Ocidental, e o Comando da Área do Norte. A missão de cada um dos comandos era a defesa aérea, a protecção da orla costeira e o reconhecimento aéreo. Cada um deles era chefiado por um Oficial Aéreo Comandante (AOC), responsável pela administração e pelas operações de todas as bases aéreas e unidades dentro das suas fronteiras.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Quartel-general do Comando do Norte em Madang, Nova Guiné, c. outubro de 1944

O Comando do Norte foi um dos vários comandos de característica geográfica criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Estabelecido em abril de 1944, evoluiu a partir do Grupo Operacional N.º 9, que havia sido a principal formação móvel da RAAF no teatro do Sudoeste do Pacífico desde setembro de 1942, mas que depois acabou por se tornar numa força de guarnição na Nova Guiné. O Comando do Norte teve a sua sede inicialmente na Baía Milne e depois, a partir de agosto de 1944, em Madang. Conduziu operações na Nova Guiné, Nova Bretanha e Bougainville até ao final da guerra. Renomeado Área do Norte em dezembro de 1945, ficou sediado em Port Moresby a partir de março de 1946 e foi dissolvido menos de um ano depois, em fevereiro de 1947.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial começar, a Real Força Aérea Australiana (RAAF) era pequena o suficiente para que todos os seus elementos fossem controlados directamente pelo quartel-general da RAAF em Melbourne. Quando a guerra estourou a RAAF começou a descentralizar a sua estrutura de comando, uma medida proporcional aos aumentos esperados em efectivos e unidades. Entre março de 1940 e maio de 1941, Austrália e Papua foram divididas em quatro zonas de comando e controlo de componente geografica: o Comando Central, o Comando do Sul, o Comando Ocidental e o Comando do Norte. As funções dos comandos eram a defesa aérea, a protecção das rotas marítimas adjacentes, das orlas costeiras e reconhecimento aéreo. Cada um dos comandos era liderado por um Air Officer Commanding (AOC) que controlava a administração e as operações das bases aéreas e unidades dentro dos seus limites geográficos.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Nuvens ao longa da corrente de jato sobre o Canada.

As correntes de jato, ou simplesmente jatos (em inglês: Jet Streams), são correntes de ar que ocorrem na atmosfera de alguns planetas, incluindo a Terra. Estes jatos de ar foram descobertos durante as incursões aéreas na Segunda Guerra Mundial. As principais correntes de jato localizam-se perto da tropopausa, na transição entre a troposfera (onde a temperatura diminui consoante a altitude) e a estratosfera (onde a temperatura aumenta com a altitude respectiva). As principais correntes de jato do planeta Terra são os ventos do oeste (que fluem para leste). Os seus percursos são determinados por formas sinuosas, onde a sua constância é indeterminável pelo seu carácter repentino de mudança de direcção; os jatos podem surgir subitamente, cessar, dividirem-se em duas ou mais partes, convergirem-se num único fluxo, ou mesmo fluir em várias direções, incluindo na direção oposta à do próprio jato. Os jatos mais poderosos são os jatos polares, que ocorrem em torno dos 7 e 12 km (entre as latitudes de 40°-70°) acima do nível do mar, e os jatos subtropicais que andam à volta dos 10 e 16 km (20° e 30°) de altitude. Cada um dos hemisférios Norte e Sul possuem tanto um jato polar como um jato subtropical. O jato polar do hemisfério norte flui sobre o meio das latitudes setentrionais da América do Norte, Europa e Ásia e nos oceanos que neles intervém; enquanto que o jato polar do hemisfério sul circunda principalmente a Antártica durante todo o ano.

As correntes de jato são provocados pela combinação da rotação do planeta sobre o seu eixo e o aquecimento da atmosfera (por radiação solar e, em outros planetas para além da Terra, pelo calor interno). As correntes de jato formam-se perto dos limites das massas de ar adjacentes com significantes diferenças de temperatura, tais como a região polar e o ar quente que segue em direção ao equador.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




G. E. Douglas (fila da frente, no centro) com oficiais e um B-24 Liberator do Depósito de Aeronaves N.º 3, em Julho de 1945

O Depósito de Aeronaves N.º 3 foi uma unidade de manutenção da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Formada em Março de 1942 em Amberley, Queensland, inicialmente, a sua função principal foi a montagem e despacho de aeronaves de combate dos Estados Unidos, e também realizou operações de salvamento de equipamentos. De 1942 até 1947, assumiu o papel de administrar a Base aérea de Amberley. Mais tarde, ficou responsabilidade de proceder à manutenção profunda do bombardeiro da RAAF English Electric Canberra, depois da entrada de serviço dos mesmos em 1953. Durante os anos 70, começou a realizar operações de manutenção no General Dynamics F-111, ao mesmo tempo que também realizava manutenção aos helicópteros Bell UH-1 Iroquois e Boeing CH-47 Chinook.

O depósito fundiu-se com o Esquadrão de Manutenção N.º 482 em Março de 1992, para formar a Asa N.º 501, que trabalhou com o F-111 até ser extinta em 2001.

História
Segunda Guerra Mundial
O Depósito de Aeronaves N.º 3 foi formado na então Estação de Amberley, Queensland, no dia 16 de Março de 1942. Ficou sob a dependência hierárquica do Grupo N.º 5. O primeiro (e temporário) comandante foi o Squadron Leader W. H. Nicholson. Ao ser estabelecido, o depósito tinha como principal missão a montagem e despacho de aeronaves de combate produzidas nos Estados Unidos. Nas suas primeiras seis semanas de operação, montou 123 caças Bell P-39 Airacobra e uma dúzia de bombardeiros médios Martin B-26 Marauder. O depósito também era responsável pela inspecção nos aviões CAC Wirraway e Lockheed Hudson. Um papel extra que lhe estava atribuído era o de recuperar aeronaves danificadas e despacha-las para o Depósito de Aeronaves N.º 5 na Estação de Wagga, em Nova Gales do Sul, para serem reparadas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um Canberra do Destacamento de Longo Alcance N.º 1 no Aeroporto de Ratmalana em Ceilão durante a corrida aérea de Londres a Christchurch

O Destacamento de Longo Alcance N.º 1 foi uma unidade temporária da Real Força Aérea Australiana (RAAF) criada para participar na corrida aérea de Londres a Christchurch, em 1953. O destacamento foi estabelecido em Fevereiro de 1953 e foi equipado com três aviões Canberra, modificados entre Junho e Agosto para participarem na competição. Depois de muito treino, dois aviões Canberra partiram para o Reino Unido a meio de Setembro. A corrida começou no dia 9 de Outubro e uma das aeronaves do destacamento conseguiu o segundo lugar na competição, com um total de 22 horas e 29 minutos de voo. A outra aeronave foi forçada a sair da competição quando um dos seus pneus arrebentou quando aterrou nas Ilhas Cocos para reabastecer, contudo depois de resolver o problema completou o voo até Christchurch. Depois de um breve período na Nova Zelândia ambas as aeronaves regressaram à Austrália para serem novamente modificadas para a versão normal de serviço; em Novembro, o destacamento foi dissolvido.

História
Treino
O Destacamento de Longo Alcance N.º 1 foi formado na Base aérea de Laverton no dia 16 de Fevereiro de 1953 para começar as preparações para a participação da RAAF na corrida aérea de Londres a Christchurch. O Líder de esquadrão Peter Raw tornou-se no primeiro comandante da unidade a 23 de Fevereiro, e deteve esta posição até Maio quando o Comandante de asa Derek R. Cuming assumiu o comando. Cuming havia sido o primeiro homem a pilotar um avião a jacto na Austrália (um Gloster Meteor em 1946) e havia anteriormente comandado a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves da RAAF.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um membro do Destacamento de Transporte da RAAF no Japão em visita a um contingente de forças australianas na linha do armistício, olhando em direcção à zona desmilitarizada em direcção às posições comunistas.

O Destacamento de Transporte da RAAF no Japão foi uma unidade de transporte aéreo da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou no rescaldo da Guerra da Coreia. Formada em Março de 1955 em Iwakuni, no Japão, foi equipada com três aviões Douglas C-47 Dakota e um CAC Wirraway. A principal missão do destacamento consistia na realização de voos de transporte de correio entre o Japão e a Coreia do Sul, em apoio às unidades militares da Commonwealth colocadas na península. O destacado cessou as suas operações em Junho de 1956 e foi dissolvido em Setembro do mesmo ano.

História
O Destacamento de Transporte da RAAF no Japão foi antecedido por um contingente de transporte aéreo que a Real Força Aérea Australiana manteve no Japão antes da Guerra da Coreia. Quando a guerra na península começou em Junho de 1950, o Esquadrão N.º 77 estava colocado em Iwakuni como parte da Força de Ocupação da Comunidade Britânica. Equipado com aviões North American P-51 Mustang, o esquadrão também operava um destacamento de comunicações equipado com dois aviões Douglas C-47 Dakota e dois Auster. A Asa N.º 91 foi estabelecida em Iwakuni em Outubro de 1950 para administrar as unidades da RAAF durante a guerra. Estas incluíam o Esquadrão N.º 77, o Esquadrão N.º 391, o Esquadrão N.º 491 e o Destacamento de Comunicações N.º 30, anteriormente conhecido como Destacamento de Comunicações do Esquadrão N.º 77. Em Novembro, o destacamento foi re-designado como Unidade de Transporte N.º 30. Por esta altura o destacamento tinha uma frota de oito aviões Dakota e dois Auster. Em Novembro de 1951, a Unidade de Transporte N.º 30 foi re-designada como Unidade de Comunicações N.º 30. No final de 1952, a sua força era composta por oito aviões Dakota, um avião CAC Wirraway e 59 militares.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




OV-103

Discovery é o terceiro dos cinco orbitadores que constituíram o programa de ônibus espaciais da NASA. Os dois primeiros foram o Columbia e o Challenger, respectivamente. Sua primeira missão foi a STS-41-D, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro de 1984. Foi ao espaço 39 vezes ao longo de 27 anos em serviço, tornando-se assim o ônibus espacial que mais realizou missões. Após as tragédias com o Challenger e o Columbia, o Discovery passou a ser o ônibus espacial mais antigo em funcionamento.

O Discovery também acoplou-se uma vez à estação espacial russa Mir e 13 vezes à Estação Espacial Internacional. Com sua grande quantidade de voos espaciais, o Discovery pôs no espaço um total de 31 satélites, incluindo o Telescópio Hubble, e durante sua missão STS-95 levou ao espaço o astronauta John Glenn, o primeiro norte-americano a orbitar a Terra a bordo da Friendship 7 e o astronauta mais velho a voar em um ônibus espacial. Fez seu último pouso em 9 de março de 2011 e atualmente encontra-se em exposição no Steven F. Udvar-Hazy Center em Chantilly, Virginia.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Emil Lang (14 de Janeiro de 19093 de Setembro de 1944) foi um piloto da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Voou em 403 missões de combate, nas quais abateu 173 aeronaves inimigas (144 na Frente Oriental e 29 na Frente Ocidental), o que fez dele um ás da aviação. Numa das suas missões, afundou também um torpedeiro soviético.

Colocado numa asa de combate aéreo na Frente Oriental, Lang obteve a sua primeira vitória aérea em Março de 1943. Alcançou também o feito de obter 72 vitórias durante um período de 3 semanas, entre as quais abateu 18 aeronaves num único dia, em 3 de Novembro de 1943. Foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro no dia 22 de Novembro de 1944 pelas 119 vitórias que tinha à época. Já na Frente Ocidental, obteve a sua vitória n.° 150 durante a Invasão da Normandia, a 14 de Junho de 1944. Dias depois da sua última vitória, foi morto em combate no dia 3 de Setembro de 1944, nos céus da Bélgica.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Eric Harrison na Escola de Voo Central, em 1914

Eric Harrison (Castlemaine, 10 de agosto de 1886Melbourne, 5 de setembro de 1945) foi um aviador australiano que realizou o primeiro voo militar do seu país e ajudou a lançar as bases para criação da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Nascido em Victoria, ele era instrutor de voo na Grã-Bretanha quando, em 1912, respondeu à chamada do Departamento de Defesa australiano para que um conjunto de pilotos formassem uma escola de aviação. Juntamente com Henry Petre, ele estabeleceu a primeira base aérea da Austrália em Point Cook, Victoria, e a sua unidade de treino inaugural, a Escola de Voo Central (CFS), antes de fazer o seu voo histórico em março de 1914. Após a eclosão da Primeira Guerra Mundial, quando Petre passou a prestar serviço activo na Meia Esquadrilha da Mesopotâmia, Harrison encarregou-se de instruir os alunos pilotos do Australian Flying Corps no CFS.

Harrison foi transferido para a RAAF como um dos seus membros fundadores em 1921 e passou grande parte do período entreguerras em serviços técnicos e investigação de acidentes aéreos. Promovido a capitão do grupo em 1935, aposentou-se da força aérea três anos depois, quando o seu cargo de Director de Inspecção Aeronáutica foi transferido para a esfera pública. Ele continuou a ocupar o cargo mas como civil, até à sua morte repentina por doença cardíaca aos 59 anos de idade, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. As habilidades técnicas de Harrison e a sua associação com a aviação militar desde os seus primeiros dias na Austrália valeram-lhe o título de "Pai da RAAF" por muitos anos, até que esta honra passou para o marechal do ar Sir Richard Williams.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um de Havilland Tiger Moth, a aeronave de treino básico da RAAF de 1940 até 1956-57

A Escola de Treino de Voo Básico N.º 1 (No. 1 BFTS) foi uma escola de treino e instrução de voo da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Juntamente com a Escola de Treino de Voo Inicial N.º 1 (No. 1 IFTS), foi formada em resposta à necessidade de novas e mais tripulações aéreas devido ao despoletar da Guerra da Coreia e da Emergência Malaia. A No. 1 BFTS foi criada em Dezembro de 1951 na Base aérea de Uranquinty, em Nova Gales do Sul, onde operava aviões de Havilland Tiger Moth e CAC Wirraway. A escola absorveu as actividades da No. 1 IFTS em Janeiro de 1955, dado que a necessidade de novos pilotos havia cessado com o cessar fogo da Guerra da Coreia. A No. 1 BFTS foi transferida para a Base aérea de Point Cook, Vitória, em Maio de 1958, numa altura em que apenas operava aviões CAC Winjeel. O seu programa de treino foi expandido por volta dos anos 60 graças à participação australiana na Guerra do Vietname. No final da década, em Janeiro de 1969, a escola foi re-formada como Escola de Treino de Voo N.º 1, em Point Cook.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial começar, todo o treino de pilotagem na Real Força Aérea Australiana era realizado por uma unidade, a Escola de Treino de Voo N.º 1 (No. 1 FTS), na Base aérea de Point Cook, em Vitória. Com a expansão do treino de tripulações e pilotos sob o Plano de Treino Aéreo do Império Britânico, a No. 1 FTS foi substituída por doze escolas de treino de voo elementar, uma escola de voo central e oito escolas de voo de treino de serviço.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




A escola em Setembro de 1940: pode-se observar três aviões Anson (em primeiro plano) com um Wirraway (a meio e à direita) e três Tiger Moth (ao fundo)

A Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 2 (N.º 2 SFTS) foi uma escola de instrução e treino de voo da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi criada em Julho de 1940, sob o comando de Frederick Scherger. Responsável por treino intermédio e avançado de pilotos, sob o Plano de Treino Aéreo do Império Britânico (EATS), a escola esteve baseada na Base aérea de Forest Hill, perto de Wagga Wagga, em Nova Gales do Sul, e operava aeronaves CAC Wirraway e Avro Anson. Os Anson foram retirados de serviço em Julho de 1941, e a escola ficou a operar apenas aviões Wirraway. Em 1942 a RAAF dividiu o efectivo e o equipamento da escola entre as escolas N.º 5 e N.º 7, em Uranquinty e Deniliquin respectivamente. Devido a esta divisão, em Abril de 1942, as infraestruturas foram tomadas pelo Depósito de Aeronaves N.º 5 da RAAF.

História
O treino de tripulações na RAAF sofreu um aumento drástico com o despoletar da Segunda Guerra Mundial, em resposta da Austrália ao Plano de Treino Aéreo do Império Britânico. As instalações de treino de voo da força aérea antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1, na Base aérea de Point Cook, foi substituída por doze Escolas de Treino de Voo Elementar (EFTS), oito Escolas de Treino de Voo de Serviço (SFTS) e uma Escola de Voo Central (CFS).


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Pessoal da fase de treino avançado da Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 4 à frente de um Avro Anson, em Dezembro de 1942

A Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 4 foi uma unidade de treino e instrução da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Formada em Fevereiro de 1941, começou a realizar voos no mês seguinte. Uma de oito escolas de treino de voo de serviço criadas pela RAAF para realizar o treino intermédio e avançado dos novos pilotos australianos, como acordado no Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica, foi formada em Geraldton, na Austrália Ocidental, e operou aviões Avro Anson. Dois esquadrões de reserva foram criados a partir desta escola quando a Guerra do Pacífico começou, embora nunca tenham entrado em combate. A actividade de voo foi reduzida perto do final de 1943 e a escola foi dissolvida em Maio de 1945, tendo graduado mais de 1000 pilotos ao longo da sua história. Mais tarde foi recriada como Unidade de Base Operacional N.º 87, sendo posteriormente renomeada Unidade de Cuidado e Manutenção Geraldton em Maio de 1946. Em Setembro de 1947, a unidade foi dissolvida.

História
Com o espoletar da Segunda Guerra Mundial o treino de tripulações da RAAF sofreu um aumento dramático, em resposta à participação da Austrália no Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica. A instalação de treino de voo que existia antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1 na Base aérea de Point Cook, foi substituída por doze escolas de treino de voo elementar, oito escolas de treino de voo de serviço e uma escola central de voo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Fotografia de grupo após graduação do Curso N.º 33 na Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 5, em frente de um avião de treino Wirraway, em Julho de 1943

A Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 5 foi uma unidade de treino e instrução da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de oito escolas de treino de voo de serviço criadas pela RAAF para realizar o treino intermédio e avançado dos novos pilotos australianos, como acordado no Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica. A escola foi formada na Estação de Uranquinty, Nova Gales do Sul, em Outubro de 1941, e extinta em Fevereiro de 1946. Os seus militares e equipamento foram usados para voltar a formar a Escola de Treino de Voo N.º 1, que foi transferida para a Base aérea de Point Cook no ano seguinte. A Unidade de Manutenção e Cuidado de Uranquinty também foi formada a partir da Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 5, que permaneceu na base após a extinção da escola para supervisionar as aeronaves deixadas; em 1948, esta unidade também foi extinta.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Estação de Bundaberg, casa da Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 8, fotografada de um Avro Anson em 1944

A Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 8 foi uma unidade de treino e instrução da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formada em Dezembro de 1941 e graduou o seu primeiro curso em Março de 1942. Uma de oito escolas de treino de voo de serviço criadas pela RAAF para realizar o treino intermédio e avançado dos novos pilotos australianos, como acordado no Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica, a escola tinha como casa a Estação de Bundaberg, em Queensland, e operou aviões Avro Anson. Dela foram criados dois esquadrões de patrulha marítima no início de 1943, criados em resposta à crescente actividade de submarinos japoneses na costa leste do continente australiano. Algumas das aeronaves da escola também estiveram destacadas no Exército Australiano entre 1944 e 1945. O último curso foi concluído em Dezembro de 1944, e a escola foi dissolvida em Julho de 1945.

História
Com o despoletar da Segunda Guerra Mundial, o treino de tripulações da RAAF sofreu um aumento dramático, em resposta à participação da Austrália no Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica. A instalação de treino de voo que existia antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1 na Base aérea de Point Cook, foi substituída por doze escolas de treino de voo elementar, oito escolas de treino de voo de serviço e uma escola central de voo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Militares da Escola de Treino de Voo Elementar N.º 1 em Dezembro de 1942

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 1 foi uma unidade de treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A unidade foi estabelecida em Novembro de 1939 como Escola de Treino de Voo N.º 2, em Melbourne, Vitória. Um mês mais tarde, foi transferida para Parafield, no Austrália Meridional, e foi re-baptizada como Escola de Treino de Voo Elementar N.º 1 no mês seguinte. Em Maio de 1944 as actividades de treino foram transferidas para Tamworth, Nova Gales do Sul, e em Dezembro do mesmo ano a escola foi dissolvida.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Formatura em parada na Escola de Treino de Voo Elementar N.º 2, em 1940

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 2 foi uma unidade de treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A escola foi criada em Novembro de 1939, com a designação de Escola de Treino de Voo N.º 3, em Archerfield, Queensland, e fez uso de aeronaves e infraestruturas de organizações aeronáuticas civis da região. Em Janeiro de 1940 foi re-baptizada como Escola de Treino de Voo Elementar N.º 2. Em Março de 1942 a escola foi dissolvida, e as suas operações foram transferidas para a Escola de Treino de Voo Elementar N.º 5 em Narromine, Nova Gales do Sul, e para a Escola de Treino de Voo Elementar N.º 11 em Benalla, Vitória.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Oficiais da RAAF na Escola de Treino de Voo Elementar N.º 3 em Essendon, Vitória, em 1941

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 3 foi uma unidade de treino de pilotagem da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 3 foi estabelecida em Janeiro de 1940 em Essendon, Vitória, e inicialmente continha uma grande porção de pessoal civil e aeronaves privadas; a meio do ano de 1940, as aeronaves e o pessoal foram incorporados na força aérea. A escola foi dissolvida em Maio de 1942, e as suas aeronaves e pessoal foram transferidos para a Escola de Treino de Voo Elementar N.º 11, em Benalla.

História
A instrução de voo na Real Força Aérea Australiana sofreu profundas modificações com o despoletar da Segunda Guerra Mundial, devido ao grande aumento de voluntários que se queriam tornar tripulantes aéreos e também à participação da Austrália no Esquema de Treino Aéreo do Império. A unidade de treino de pilotagem da força aérea antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1 na Estação de Point Cook, em Vitória, foi substituída entre 1940-41 por doze escolas de treino de voo elementar e oito escolas de treino de voo de serviço.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Aeródromo de Mascot, casa da Escola de Treino de Voo Elementar N.º 4

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 4 foi uma unidade de treino de pilotagem da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 4 foi formada em Janeiro de 1940 em Mascot, Nova Gales do Sul, e inicialmente operou em conjunto com organizações aeronáuticas civis que já estavam sediadas em Mascot e Newcastle. A escola foi dissolvida em Abril de 1942, e as suas operações foram transferidas para a Escola de Treino de Voo Elementar N.º 6, em Tamworth.

História
A instrução de voo na Real Força Aérea Australiana sofreu profundas modificações com o despoletar da Segunda Guerra Mundial, devido ao grande aumento de voluntários que se queriam tornar tripulantes aéreos e também à participação da Austrália no Esquema de Treino Aéreo do Império. A unidade de treino de pilotagem da força aérea antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1 na Estação de Point Cook, em Vitória, foi substituída entre 1940-41 por doze escolas de treino de voo elementar e oito escolas de treino de voo de serviço.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Aviões de treino Tiger Moth da Escola de Treino de Voo Elementar N.º 5 em Narromine, Nova Gales do Sul

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 5 foi uma unidade de treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 5 foi estabelecida em Junho de 1940 em Narromine, Nova Gales do Sul, e começou por operar aviões Tiger Moth. A escola foi dissolvida em Junho de 1944, depois de por ela terem passado mais de 3700 estudantes.

História
A instrução de voo na Real Força Aérea Australiana sofreu profundas modificações com o despoletar da Segunda Guerra Mundial, devido ao grande aumento de voluntários que se queriam tornar tripulantes aéreos e também devido à participação da Austrália no Esquema de Treino Aéreo do Império. A unidade de treino de pilotagem da força aérea antes da guerra, a Escola de Treino de Voo N.º 1 na Estação de Point Cook, em Vitória, foi substituída entre 1940-41 por doze escolas de treino de voo elementar e oito escolas de treino de voo de serviço.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Estudante na Escola de Treino de Voo Elementar N.º 8, em 1941

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 8 foi uma unidade de treino de pilotagem da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 8 foi estabelecida em Setembro de 1940 em Narrandera, Nova Gales do Sul. O treino na escola parou em Dezembro de 1944, e a escola foi reduzida a uma unidade para manter as infraestruturas e as aeronaves da base. Em Junho de 1945 foi oficialmente extinta, e o que dela restou foi re-baptizado como Unidade de Cuidado e Manutenção Narrandera; em Dezembro de 1947, esta unidade foi extinta.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Piloto estudante a preparar-se para entrar num avião de treino CAC Wackett na Escola de Treino de Voo Elementar N.º 11 em Benalla, Vitória, em 1942

A Escola de Treino de Voo Elementar N.º 11 foi uma unidade de treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma de doze escolas de treino de voo elementar criadas pela RAAF para providenciar instrução introdutória a recrutas da RAAF para mais tarde se tornarem pilotos. Fez parte do esforço de guerra australiano sob os termos do Esquema de Treino Aéreo do Império. A unidade foi estabelecida em Junho de 1941 em Benalla, Vitória, e operou aviões de treino Tiger Moth e CAC Wackett durante a guerra. O treino na escola foi encerrado em Julho de 1945, depois de quase 3000 pilotos lá se terem formado. Em Fevereiro de 1946 a escola foi re-baptizada como Unidade de Cuidado e Manutenção Benalla, tendo esta unidade sido extinta em Outubro de 1948.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Militares da Escola de Treino de Voo Inicial N.º 1, em 1953

A Escola de Treino de Voo Inicial N.º 1 foi uma unidade de instrução e treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi formada em 1951 como resposta à necessidade de aumento de tripulações e pilotos devido ao despoletar da Guerra da Coreia e da Emergência Malaia. Colocada na Base aérea de Archerfield, em Queensland, operava aviões de Havilland Tiger Moth. Originalmente denominada Escola de Treino Inicial N.º 1, teve o seu nome alterado em 1952. Em 1953, a escola ganhou o Troféu Hewitt. Com o final da Guerra da Coreia, o funcionamento independente desta escola deixou de fazer sentido, tendo sido incorporada na Escola de Treino de Voo Básico N.º 1 na Base aérea de Uranquinty, Nova Gales do Sul, em 1955.

História
Antes do começo da Segunda Guerra Mundial, todo o treino de pilotos e tripulações da Real Força Aérea Australiana era realizado na Escola de Treino de Voo N.º 1, na Base aérea de Point Cook, em Vitória. Com o aumento dramático do treino de pilotagem sob o Plano de Treino Aéreo da Comunidade Britânica, a Escola de Treino de Voo N.º 1 foi substituída entre 1949 e 1941 por doze escolas de treino de voo elementar, uma escola de voo central e oito escolas de treino de voo de serviço. A racionalização conforme o desenrolar da guerra, e consequente cessar fogo, fez com que todas escolas referidas (à excepção da escola de voo central) fossem encerradas. A escola, re-criada usando militares e equipamento da Escola de Treino de Voo de Serviço N.º 5 em Uranquinty, Nova Gales do Sul, regressou a Point Cook e tornou-se novamente na única unidade da RAAF que formava pilotos.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tripulantes de terra a ligar o motor de um Bristol Bulldog, em Point Cook

O Esquadrão de Caças foi um esquadrão da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante os anos 30, que operou caças monolugar Bristol Bulldog. Juntamente com o Esquadrão de Hidroaviões, este esquadrão foi uma componente da Escola de Treino de Voo N.º 1, baseada na Base aérea de Point Cook, em Victoria. Além de participar em exercícios de treino, o esquadrão era frequentemente requisitado para realizar exibições e acrobacias aéreas, assim como participar em diversas cerimonias militares.

História
Embora o primeiro registo oficial do Esquadrão de Caças esteja datado a 12 de Fevereiro de 1934, a história oficial da Real Força Aérea Australiana no período entreguerras refere que a unidade foi criada especialmente para operar os oito caças Bristol Bulldog, que entraram em serviço pela RAAF em Maio de 1930. O Esquadrão de Caças foi uma de duas formações criadas na Base aérea de Point Cook, em Victoria, sob o auspício da Escola de Treino de Voo N.º 1, sendo a outra formação o Esquadrão de Hidroaviões, que operava vários tipos de hidroaviões, entre eles o Supermarine Southampton.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um bulldozer do Esquadrão de Construção de Aeródromos N.º 5 a trabalhar na ilha Noemfoor em Dezembro de 1944

O Esquadrão de Construção de Aeródromos N.º 5 foi um esquadrão da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Esta unidade foi formada em 1942 e serviu na Campanha da Nova Guiné e na Campanha de Bornéu durante a Segunda Guerra Mundial. O esquadrão foi um de apenas um punhado de esquadrões de construção de aeródromos que não foram extintos com o final da guerra, e fez parte da contribuição australiana na ocupação do Japão até 1949. Extinta no final da ocupação e re-estabelecida em Agosto de 1951, trabalhou em várias bases da força aérea. Para além do desempenho da sua função principal, também enviou vários destacamentos de engenharia para apoiar os destacamentos e missões da RAAF no Vietname do Sul e na Tailândia, durante a Guerra do Vietname. A partir de 1961 foi o único esquadrão do género na RAAF, até ser extinto em 1974.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Supermarine Southampton do esquadrão, em 1939

O Esquadrão de Hidroaviões foi um esquadrão da Real Força Aérea Australiana (RAAF) no período entreguerras. Esta unidade operava hidroaviões, entre os quais se destacou o Supermarine Southampton. Juntamente com o Esquadrão de Caças, o Esquadrão de Hidroaviões era uma componente da Escola de Treino de Voo N.º 1, na Base aérea de Point Cook, em Victoria. Este esquadrão foi responsável por efectuar missões de reconhecimento aéreo na costa australiana, de treino de tripulações em hidroaviões e ainda prestava apoio à Real Marinha Australiana. Além das suas missões, realizava voos com destino a remotas partes da Austrália e mapeou a secção DarwinSydney do Esquema de Correio Aéreo do Império. Em Junho de 1939, o esquadrão foi extinto.

História
Embora o primeiro registo oficial do Esquadrão de Hidroaviões esteja datado a 16 de Fevereiro de 1934, a história oficial da Real Força Aérea Australiana no período entreguerras refere que a unidade, que possuía hidroaviões Supermarine Southampton, havia iniciado a sua existência em Janeiro de 1928. Os aviões Southampton formavam o que se pode entender por uma esquadrilha, cuja missão principal era a de realizar voos de reconhecimento aéreo costeiro; além disto, também tinham aeronaves para instrução e treino de voo. O Esquadrão de Hidroaviões era um de um conjunto de duas formações aéreas criadas na Base aérea de Point Cook, em Victoria, ficando hierarquicamente dependente da Escola de Treino de Voo N.º 1, sendo a outra formação aérea o Esquadrão de Caças, que operava aviões Bristol Bulldog.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Pessoal do Esquadrão N.º 20 com uma metralhadora a falar com oficias do governo em Darwin, Território do Norte, Outubro de 1944

O Esquadrão N.º 20 é um esquadrão de apoio da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Subordinado à Asa N.º 96, é responsável pela manutenção da Base aérea de Woomera, na Austrália Meridional. Originalmente o esquadrão era uma unidade de patrulha marítima e serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Criado em Agosto de 1941, operou aviões PBY Catalina e Short Empire a partir de bases na Nova Guiné, Queensland e no Território do Norte, realizando missões de busca e salvamento, lançamento de minas navais, guerra antisubmarina e missões de bombardeamento contra alvos japoneses no teatro de guerra do Pacífico. Depois do cessar das hostilidades, o esquadrão foi dissolvido em Março de 1946. Em 2015, o esquadrão foi novamente estabelecido, desta vez para assumir funções como esquadrão de apoio.

História
Segunda Guerra Mundial
O Esquadrão N.º 20 foi formado em Porto Moresby, na Nova Guiné, no dia 1 de Agosto de 1941 para a realização de missões de reconhecimento aéreo, sob o comando do Líder de esquadrão W. N. Gibson. O esquadrão inicialmente tinha uma frota de seis aviões PBY Catalina e 133 efectivos, contudo apenas 5 aviões (todos vindos do Esquadrão N.º 11) e 55 efectivos estavam disponíveis à data da sua formação. O esquadrão conduziu então operações de patrulha de longo alcance entre bases por todas as ilhas a norte do continente australiano, isto em conjunto com o Esquadrão N.º 11. No dia 18 de Novembro, os Catalina do Esquadrão N.º 20 foram reforçados com a chegada ao esquadrão de dois aviões Short Empire vindos do Esquadrão N.º 11.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Caças P-51 Mustang do Esquadrão N.º 82, Japão, 1947

O Esquadrão N.º 82 foi um esquadrão de caças da Real Força Aérea Australiana que operou durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Junho de 1943, operando aviões Curtiss P-40 Kittyhawk e, inicialmente, aviões Bell P-39 Airacobra a partir de bases em Queensland e na Nova Guiné. O esquadrão tornou-se operacional em Setembro de 1944, realizando missões de ataque terrestre contra alvos japoneses no teatro de guerra do Pacífico. Depois do cessar das hostilidades, o Esquadrão N.º 82 foi reequipado com aviões North American P-51 Mustang e foi destacado para o Japão, onde fez parte da Força de Ocupação da Comunidade Britânica. Permaneceu no Japão até Outubro de 1948, altura em que foi dissolvido.

História
Segunda Guerra Mundial
Durante 1943, a Real Força Aérea Australiana (RAAF) recebeu 399 caças Curtiss P-40 Kittyhawk. A chegada destes aviões permitiu ao ramo aéreo expandir a sua força de combate formando cinco novos esquadrões equipados com o Kittyhawk para se juntarem a outros três esquadrões, que também operavam este modelo, na Frente do Sudoeste do Pacífico desde 1942.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um membro do Esquadrão N.º 285 a simular o lançamento de um paraquedista na rampa de um C-130 Hercules da RAAF, com membros do Esquadrão N.º 37, durante um exercício em Agosto de 2015

O Esquadrão N.º 285 é um esquadrão de treino da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Controlado pela Asa N.º 84, o esquadrão foi formado em Agosto de 1999 e é responsável pelo treino de tripulações aéreas e de terrestres nos Lockheed Martin C-130J Hercules da RAAF. O esquadrão não controla nenhuma aeronave, contudo possui um simulador de voo usado para converter tripulações para o Esquadrão N.º 37. Tem também em sua posse algumas fuselagens do C-130 para uso em determinados treinos, além de pilotar aeronaves do Esquadrão N.º 37 sempre que necessário. Desde a sua formação, o Esquadrão N.º 285 tem estado localizado na Base aérea de Richmond, a oeste de Sydney.

Missão e equipamento
O Esquadrão N.º 285 é responsável pelo treino de tripulações aéreas e de pessoal de manutenção dos aviões de transporte Lockheed Martin C-130J Hercules da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Opera a partir da Base aérea de Richmond, em Nova Gales do Sul, e está subordinado à Asa N.º 84, que é parte do Grupo de Mobilidade Aérea.

Doze aeronaves C-130J são operados pelo Esquadrão N.º 37, que também se encontra colocado na Base aérea de Richmond e está subordinado à Asa N.º 84. As aeronaves sao geralmente pilotadas por dois pilotos e um loadmaster; a missão principal deste meio aéreo é o de providenciar transporte aéreo táctico na Austrália e além-mar, transportando tropas e mercadorias, além de realizar evacuações aeromédicas, busca e salvamento e missões de largada de mercadoria.

O esquadrão opera um simulador de voo usado para converter tripulações para o C-130J, além de outros modelos do C-130 para treino do loadmaster. Possui também uma gama de ferramentas de treino computorizadas e pode pilotar os C-130 do Esquadrão N.º 37 sempre que necessário. Além de treinar novas tripulações aéreas para o C-130J, o simulador de voo também é usado pelas actuais tripulações "qualificadas" para treinarem e manterem o nível de precisão.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Membros do Esquadrão N.º 391 em frente a um quadro de movimentos aéreos em Iwakuni, Japão, em Agosto de 1953

O Esquadrão N.º 391 foi um esquadrão de base da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Guerra da Coreia e no seu rescaldo. Foi estabelecido em Outubro de 1950 como parte da Asa N.º 91, que administrava as unidades da RAAF destacadas no conflito. Para além deste esquadrão, a Asa N.º 91 controlava o Esquadrão N.º 77, o Destacamento de Comunicações N.º 30 e o Esquadrão N.º 491.

O quartel-general do esquadrão situava-se em Iwakuni, no Japão, assim como estavam as outras unidades da Asa N.º 91, à excepção do Esquadrão N.º 77, que estava na península da Coreia. Este esquadrão estava responsável pela administração, logística, assuntos médicos, de comunicação e de segurança da base em Iwakuni, além de ter destacamentos na Coreia do Sul. Incluía uma secção marítima para patrulhamento marítimo e busca e salvamento. O Esquadrão N.º 391 foi extinto ao mesmo tempo que o quartel-general da Asa N.º 91, em Abril de 1955.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um bombardeiro a jacto Canberra, uma das aeronaves às quais o esquadrão realizava manutenção, entre 1953 e 1968

O Esquadrão N.º 482 foi uma unidade de manutenção da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi formada em Maio de 1942 como Unidade de Reparação e Salvamento N.º 4, foi posteriormente rebaptizada como Unidade de Reparação e Manutenção N.º 4 em Janeiro de 1945 e re-formada como Esquadrão de Manutenção N.º 482 em Maio de 1946. O esquadrão tornou-se então parte da Asa N.º 82 na Estação de Amberley, em Queensland. Ao longo das décadas em que esteve activo, o esquadrão trabalhou com aeronaves como o Consolidated B-24 Liberator, Avro Lincoln, English Electric Canberra, McDonnell Douglas F-4E Phantom e o General Dynamics F-111. Em Março de 1992, o Esquadrão N.º 482 fundiu-se com o Depósito de Aeronaves N.º 3 para formar a Asa N.º 501. Esta asa continuou a providenciar manutenção para os F-111, até ser extinta em 2001.

História
A Unidade de Reparação e Salvamento N.º 4 foi formada na Estação de Laverton, em Victoria, em 18 de Maio de 1942. O primeiro comandante desta unidade, a partir de 1 de Junho, foi o Lieutenant H. R. P. Relf. No dia 20 de Outubro, foi movido para o Aeródromo de Pell, no Território do Norte, e ficou operacional no dia 26 de Dezembro. Sob o controlo do Comando da Área Noroeste, a unidade de reparação ficou responsável pela salvamento de aeronaves danificadas, as quais teriam que ser posteriormente reparadas ou desmanteladas para aproveitamento de peças. Por volta de Dezembro de 1943, a sua força de efectivos contabilizava mais de 500 pessoas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um C-130A Hercules na Base aérea de Richmond

O Esquadrão N.º 486 foi uma unidade de manutenção da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi formado em Agosto de 1946 como parte da Asa N.º 86, que operava aviões Douglas C-47 a partir da Estação de Schofields, em Nova Gales do Sul. O esquadrão foi transferido para a Estação de Richmond em Junho de 1949. Anos mais tarde, foi novamente transferido, desta vez para a Base aérea de Canberra, em 1954, antes de regressar a Richmond em Agosto de 1958 para realizar operações de manutenção nos recém-adquiridos C-130 da Asa N.º 86. Entre Agosto de 1964 e Março de 1966 o esquadrão esteve inactivo. Durante os anos 80 e 90, foi responsável pela realização de manutenção nos Boeing 707 de transporte e reabastecimento, além de continuar a realizar manutenção nos C-130. Em Outubro de 1998, o esquadrão foi dissolvido em Richmond, e as suas funções foram entregues aos diversos esquadrões da Asa N.º 86.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Caças Mustang, do Esquadrão N.º 77, em manutenção na base de Iwakuni, no Japão, entre 1950 e 1951

O Esquadrão N.º 491 foi um esquadrão de manutenção da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Guerra da Coreia e no seu rescaldo. Diferente de todos os outros esquadrões da RAAF, este esquadrão nunca esteve na Austrália, tendo sido criado e dissolvido no Japão. O esquadrão foi estabelecido em Outubro de 1950 como parte da Asa N.º 91, que administrava todas as unidades da RAAF envolvidas na Guerra da Coreia. Além do Esquadrão N.º 491, a Asa N.º 91 também controlava o Esquadrão N.º 77, o Destacamento de Comunicações N.º 30 e o Esquadrão N.º 391. O Esquadrão N.º 77 estava colocado na Península da Coreia, enquanto o Esquadrão N.º 491 e as outras componentes da asa estavam em Iwakuni, no Japão.

A sua missão consistia na realização da manutenção de todas as aeronaves da Asa N.º 91 em Iwakuni, além de ter um destacamento que estava adido ao Esquadrão N.º 77 na Coreia do Sul, para assistir na manutenção diária das suas aeronaves. O Esquadrão N.º 491 foi extinto em Dezembro de 1954.

História
Quando a Guerra da Coreia começou, no dia 25 de Junho de 1950, o Esquadrão N.º 77 da RAAF estava colocado em Iwakuni, no Japão. Durante os quatro anos anteriores, equipado com aviões North American P-51 Mustang, o esquadrão estava a prestar serviço nas Forças de Ocupação da Comunidade Britânica (BCOF). Quando o pessoal do esquadrão estava a começar a preparar-se para regressar à Austrália, foi ordenado que esperassem um pouco devido ao eventos que estavam a desenrolar-se na Coreia; uma semana depois, o esquadrão começou a voar missões como parte das forças das Nações Unidas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





A Força Aérea Portuguesa (FAP) é o ramo aéreo das Forças Armadas Portuguesas. As suas origens remontam a 1912, altura em que começaram a ser constituídas as aviações do Exército e da Marinha. Em 1 de Julho de 1952, as aviações do Exército (Aeronáutica Militar) e da Marinha (Aviação Naval) foram fundidas num ramo independente denominado Força Aérea Portuguesa.

Este ramo tem como comandante o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), principal colaborador do Ministro da Defesa Nacional e do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. O Comandante Supremo é, por inerência, o Presidente da República Portuguesa. Ao longo da sua história, a FAP tem vindo a realizar a sua missão de forma eficaz, através da realização de operações de busca e salvamento em território nacional, salvando no decorrer dos anos milhares de vidas, defendendo o espaço aéreo nacional, realizando operações de apoio aéreo aproximado, transporte aéreo e reconhecimento aéreo em conflitos armados como a Guerra do Ultramar, e tem representado as forças armadas e Portugal em diversas missões internacionais, quer de âmbito humanitário como na Guerra Civil Angolana, cultural, como a participação em festivais e demonstrações aéreas, e de manutenção da paz, em missões como a Força Internacional para Timor-Leste e a Força do Kosovo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tenente George W. Bush enquanto fazia parte da Guarda Nacional Aérea do Texas.

George Walker Bush (pronúncia inglesa: /ˈdʒɔrdʒ ˈwɔːkər ˈbʊʃ/ ouça; New Haven, 6 de julho de 1946) é um político estadunidense que serviu como o 43.º Presidente dos Estados Unidos, de 2001 a 2009, e como o 46.º Governador do Texas, entre 1995 a 2000. Bush faz parte de uma proeminente família política dos Estados Unidos. É o filho mais velho de George H. W. Bush, o 41.º Presidente dos Estados Unidos, e de Barbara Bush, fazendo-o um dos apenas dois presidentes norte-americanos a serem filhos de um presidente anterior. Seu irmão, Jeb Bush, foi Governador da Flórida e candidato à nomeação republicana para a eleição presidencial de 2016. Seu avô paterno, Prescott Bush, foi Senador dos Estados Unidos por Connecticut.

Depois de graduar-se pela Universidade de Yale em 1968 e pela Escola de Negócios de Harvard em 1975, Bush trabalhou na indústria do petróleo. Casou-se com Laura WelchG em 1977 e concorreu, sem sucesso, para a Câmara dos Representantes pouco depois. Mais tarde, tornou-se sócio da equipe de baseball Texas Rangers e, em 1994, elegeu-se Governador do Texas após derrotar a Governadora Ann Richards. Bush foi eleito Presidente em 2000 depois de uma eleição acirrada e controversa sobre o rival democrata Al Gore, tornando-se o quarto Presidente a ser eleito com menos votos populares do que seu oponente.

Os ataques terroristas de 11 de setembro ocorreram oito meses após o início de seu primeiro mandato. Bush respondeu ao ataque com o que se tornou conhecido como a Doutrina Bush: lançou uma "Guerra ao Terror", e uma campanha militar internacional que incluiu a Guerra no Afeganistão em 2001 e a Guerra do Iraque em 2003. Também promoveu políticas relacionadas a economia, saúde, educação, reforma da Previdência Social, uma alteração da Constituição para proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e sancionou leis que resultaram em amplos cortes de impostos, além de promulgar o Ato Patriota.

Carreira militar
Em maio de 1968, Bush foi comissionado pela Guarda Nacional Aérea do Texas. Depois de dois anos de serviço ativo para treinamento, foi designado para Houston, pilotando jatos Convair F-102. Os críticos, incluindo o ex-presidente do Comitê Nacional do Partido Democrata, Terry McAuliffe, alegaram que Bush foi tratado favoravelmente devido à posição política de seu pai, que na época era Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos pelo Texas, citando sua seleção como piloto apesar de seus baixos resultados no teste de aptidão para pilotos e sua presença irregular. Em junho de 2005, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou todos os registros do trabalho de Bush na Guarda Nacional Aérea de Texas, que permanecem em seus arquivos oficiais.

No final de 1972 e início de 1973, recebeu autorização para transferir-se para a Guarda Aérea Nacional do Alabama. Mudou-se para Montgomery, Alabama, para trabalhar na malsucedida campanha do republicano Winton M. Blount ao Senado dos EUA. Em 1972, Bush foi suspenso de voar por ter faltado a um exame físico agendado. Foi honrosamente dispensado da Reserva da Força Aérea em 21 de novembro de 1974.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Boeing 737-700 que operou o segundo voo comercial da Gol.

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira fundada e homologada em 2001. É a segunda maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros e em número de destinos oferecidos, operando em 60 aeroportos no território brasileiro e em 23 destinos internacionais, além de ser a terceira maior em frota de aeronaves. Em 2014, a Gol fechou o ano com uma participação de mercado de 32% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia com mais participação no mercado doméstico.

Seus principais centros de operações são os aeroportos de Guarulhos, em Guarulhos, Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, e aeroporto de Punta Cana, em Punta Cana. A sede administrativa da companhia fica no aeroporto de Congonhas em São Paulo. A Gol opera apenas aeronaves Boeing 737 Next Generation nas versões 737-700 e -800, com pedidos para a nova aeronave Boeing 737 MAX 8.

Para salvar a empresa da falência, foi editada uma medida provisória no dia 1 de março de 2016 e publicada no dia seguinte; com isso fica permitido à Delta Air Lines capitalizar a empresa brasileira após comprar quase metade de suas ações.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Gollob em Outubro de 1941

Gordon Gollob (Viena, 16 de junho de 1912Sulingen, 7 de setembro de 1987) foi um piloto austríaco que serviu na Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Um ás da aviação, ao longo da sua carreira abateu 150 aeronaves inimigas em 340 missões de combate. Gollob alcançou a maioria das suas vitórias aéreas na Frente Oriental, tendo seis delas ocorrido na Frente Ocidental.

Gollob voluntariou-se para o serviço militar nas Forças Armadas da Áustria em 1933. Em Março de 1938, depois da anexação da Áustria na Alemanha Nazi, Gollob foi transferido para a Luftwaffe. Em 1939 Gollob foi colocado na Zerstörergeschwader 76 (ZG 76), uma asa de caças pesados. Ele obteve a sua primeira vitória aérea no dia 5 de Setembro de 1939, durante a Invasão da Polónia. Gollob obteve mais uma vitória aérea durante a Batalha da Baía de Heligoland e mais duas durante a Campanha da Noruega. Depois, foi transferido para a Jagdgeschwader 3 (JG 3), passando a pilotar o caça monomotor Messerschmitt Bf 109. Durante a Batalha de Inglaterra, ele obteve a sua sexta e última vitória na Frente Ocidental.

Gollob foi depois destacado para combater na Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética. No dia 27 de Junho de 1941, foi nomeado comandante do II. Gruppe da JG 3. Durante o mês de Agosto ele abateu 18 aviões inimigos, e depois da sua 42.ª vitória foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, no dia 18 de Setembro. Em Outubro abateu mais 37 aeronaves, incluindo nove apenas no dia 18 de Outubro e seis no dia 22. No dia 26 de Outubro de 1941, já com um total de 85 vitórias aéreas, Gollob foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Portão sul e a torre de comando no topo

O chamado Hangar do Zeppelin localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, unidade da Força Aérea Brasileira, no bairro de Santa Cruz na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um hangar, edificação de grandes dimensões destinada a abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin. Atualmente é um dos últimos hangares mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e poderá ser reconhecido por lei (PL 422/2009 da Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro) como uma das eleitas sete maravilhas do histórico bairro de Santa Cruz, por real interesse turístico e sociocultural da cidade do Rio de Janeiro.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Hermann Graf (Engen, 24 de outubro de 1912 — Engen, 11 de abril de 1988) foi um aviador e ás da aviação alemão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Ele serviu nas frentes oriental e ocidental e tornou-se no primeiro piloto na história da aviação a reivindicar 200 vitórias aéreas—ou seja, 200 encontros de combate aéreo resultando na destruição da aeronave inimiga. Em cerca de 830 missões de combate ele conquistou um total de 212 vitórias aéreas, quase todas na Frente Oriental.

Graf, jogador de futebol do pré-guerra e piloto de planador, ingressou na Luftwaffe e começou o treinamento de voo em 1936. Ele foi inicialmente selecionado para a aviação de transporte, mas posteriormente foi enviado para a Jagdgeschwader 51 (JG 51) em maio de 1939. Com a eclosão da guerra, ele estava estacionado na fronteira franco-alemã, fazendo patrulhas sem intercorrências. Foi então colocado como instrutor de voo estacionado na Romênia como parte de uma missão militar alemã treinando pilotos romenos. Graf realizou algumas missões de apoio terrestre nos últimos dias da invasão alemã de Creta.

Após o início da Operação Barbarossa, a invasão alemã da União Soviética, Graf conquistou a sua primeira vitória aérea em 4 de agosto de 1941. Ele recebeu a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro após 45 vitórias em 24 de janeiro de 1942. Contudo foi durante o segundo verão da campanha oriental que a sua taxa de sucesso aumentou dramaticamente. Em 16 de setembro de 1942 o seu número de vitórias aumentou para 172, pelas quais ele foi homenageado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes. Na época da sua entrega a Graf, era a mais alta condecoração militar da Alemanha.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Desenho do Il-20

O Ilyushin Il-20 de 1948 foi uma aeronave protótipo soviética que visava estudar a concepção de um avião de ataque terrestre bem armado para substituir o Ilyushin Il-10. Este protótipo apresentava vários conceitos inovadores, como um cockpit instalado por cima do motor e metralhadoras nas asas que conseguiam rodar para baixo e disparar para alvos no solo, enquanto a aeronave continuava a voar na horizontal. Contudo, após vários testes, esta aeronave revelou ser mais lenta que o Il-10, e o seu motor M-47 nunca conseguiu atingir um estado operacional suficiente para entrar em produção. Cerca de seis meses após o seu primeiro voo, os testes foram cancelados e a aeronave nunca entrou em produção. Os pilotos de testes que a pilotaram deram-lhe a alcunha de Gorbach (em português: Corcunda).

Desenvolvimento
O Il-20 de 1948 surgiu a partir do plano de Sergey Ilyushin para ir de encontro com a necessidade do governo soviético em 1947 para que se concebesse uma aeronave de ataque terrestre superior ao Il-10, tendo esta nova aeronave ter que possuir um poder de fogo superior, carregar armamento pesado, ter um único motor, uma fuselagem toda em metal, ser monoplana e ser alimentada pelo novo motor em desenvolvimento, o M-47.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington

O Incidente de OVNI em Washington de 1952 foi uma série de relatórios de OVNIs entre os dias 12 de julho a 29 de julho de 1952, em Washington, D.C. Os avistamentos mais divulgados ocorreram em finais de semana, entre 19 de julho e 20 de julho e 26 de julho a 27 de julho. O historiador e ufólogo Curtis Peebles chamou o incidente de "o clímax ufológico de 1952". "Nunca antes nem depois o Projeto Blue Book recebeu tantos relatos de OVNIs", completou Peebles. Testemunhas alegaram ter vistos objetos desconhecidos em radares, enquanto outros alegaram terem vistos luzes no céu. O governo dos Estados Unidos argumentou que, na verdade, os objetos seriam causados por uma inversão de temperatura ou fenômenos naturais, enquanto a maioria das testemunhas discordaram da explicação dada pelo governo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Josef "Sepp" Würmheller (Hausham, 4 de maio de 1917Alençon, 22 de junho de 1944) foi um piloto alemão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Voou em mais de 300 missões de combate, nas quais abateu 102 aeronaves inimigas (entre as quais 20 bombardeiros quadrimotores e 56 caças Spitfire), o que fez dele um ás da aviação. Antes de se tornar num piloto foi mineiro, tendo conseguido juntar dinheiro para frequentar aulas de pilotagem de planadores e, mais tarde, aeronaves motorizadas. Foi um dos maiores ases da frente ocidental.

Nascido em Hausham, Wurmheller foi piloto de planador na sua juventude e se ofereceu para o serviço militar na Luftwaffe da Alemanha Nazista em 1937. Após o treinamento de voo, ele foi destacado para a Jagdgeschwader 53 (JG 53) em 1939. Ele reivindicou a sua primeira vitória aérea na Frente Ocidental em 30 de setembro de 1939, uma fase da Segunda Guerra Mundial conhecida como Guerra de Mentira. Ele então serviu como instrutor de voo antes de retornar à JG 53 para a Batalha da Grã-Bretanha. Em junho de 1941, ele participou na Operação Barbarossa, a invasão alemã da União Soviética. Ele foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro no dia 4 de setembro de 1941 após 32 vitórias. Após outra turnê como instrutor de piloto de caça, ele foi destacado para a Jagdgeschwader 2 "Richthofen" (JG 2) que operava na Frente do Canal. Wurmheller conquistou sete vitórias aéreas durante a Batalha de Dieppe a 19 de agosto de 1942 e, após a sua 67.ª vitória, recebeu a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho no dia 1 de outubro de 1942.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Kurt Welter (Lindenthal, 25 de Fevereiro de 1916Leck, 7 de Março de 1949) foi um piloto alemão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Foi o maior ás a jacto da história da aviação. Um ás, ou ás da aviação, é um piloto militar que tenha abatido cinco ou mais aeronaves inimigas em confronto aéreo. Welter abateu um total de 63 aeronaves inimigas ao longo da sua carreira, em apenas 93 missões de combate. 56 das suas vitórias ocorreram de noite, incluindo 33 Mosquitos, e também abateu mais de 20 aeronaves pilotando o Messerschmitt Me 262, fazendo dele o maior ás da aviação em aviões a jacto da Segunda Guerra Mundial e da história da aviação.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Boeing 767 com a nova pintura da LATAM

A LATAM Airlines Brasil, anteriormente TAM Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira sediada em São Paulo, atualmente considerada a maior empresa do segmento do Brasil. Membro da aliança aérea Oneworld, faz parte da LATAM Airlines Group, uma holding chileno-brasileiro com atuação também na Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Desde o dia 5 de maio de 2016 a companhia adotou a marca LATAM Airlines como última fase da fusão da TAM com a chilena LAN. Em 2016, a LATAM Airlines Brasil foi eleita a 57ª melhor companhia aérea do mundo pela Skytrax.

A frota da LATAM Airlines Brasil é composta por 166 aeronaves da Airbus e Boeing, das quais os modelos Airbus A319, Airbus A320, Airbus A321 usados nas rotas domésticas e o Boeing 767, Boeing 777 e o novíssimo Airbus A350 nas rotas internacionais. A companhia também tem pedidos da nova família Airbus A320neo, que inclui Airbus A320neo e o A321neo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Desenho do modelo

O Lavotchkin La-150 (também conhecido por Izdelie 150 – Aeronave ou Artigo 150, Designação da USAF/DOD Type 3), foi projetado pelo OKB Lavotchkin em resposta a uma ordem de 1945 para construir um caça a jato de assento único, utilizando apenas um turbojato alemão. Nesta época, tanto os americanos como os britânicos, além dos alemães, já haviam feito voar caças a jato e o único motor soviético a jato em desenvolvimento (o Liulka TR-1) ainda não estava pronto para produção. O projeto foi concluído rapidamente, mas a construção de cinco protótipos foram protelados pela falta de experiência da fábrica em produzir aeronaves de metal. A aeronave fez o seu voo inaugural em Setembro de 1946, mas provou necessitar de grandes modificações para cumprir com os requerimentos da Força Aérea Soviética. Estas modificações foram demoradas, atrasando a sua construção e testes, fazendo com que a aeronave já estivesse obsoleta quando foi concluída. Até mesmo uma variante com um motor bem mais potente era inferior a outras aeronaves que a OKB tinha sob desenvolvimento, tendo todo o trabalho nesta aeronave sido encerrado em 1947.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Desenho do protótipo

O Lavotchkin La-152, chamado pela Força Aérea dos Estados Unidos de Type 4, e suas versões, foi um protótipo de caça projetado e fabricado pela OKB Lavotchkin logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Derivado do Lavotchkin La-150, a intenção era introduzir uma aeronave com melhor desempenho, facilitando também os trabalhos de manutenção. O Izdeliye 152 utilizou vários motores diferentes (incluindo uma versão com pós-combustão) em um total de quatro variantes, sendo além da versão inicial, a Izdeliye 154, Izdeliye 156 e Izdeliye 174TK.

Mesmo após essas várias tentativas, o programa foi cancelado devido a outros caças com motores mais potentes e asas enflechadas demonstrarem-se superiores.


Projeto e desenvolvimento


Izdeliye 152
Após o sucesso limitado do 150, drásticas mudanças foram introduzidas para melhorar o desempenho e facilitar a manutenção. O motor RD-10, com um empuxo de 8,8 kN, moveu-se para a frente do nariz e sua capota formada a parte inferior da fuselagem dianteira. Esta posição minimizou as perdas de empuxo devido ao comprimento do duto de admissão, permitindo que o motor fosse trocado com maior facilidade em relação ao seu antecessor. A cabine de pilotagem foi alargada e movida para uma posição sobre as asas média, logo acima da tubeira de exaustão do motor. A parte traseira do assento do piloto era blindada e era também protegido por uma placa de blindagem à sua frente e um para-brisa também blindado.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Líder de esquadrão Jackson enquanto comandante do Esquadrão N.º 75 na Nova Guiné, em setembro de 1942

Leslie Douglas (Les) Jackson, DFC & Bar (Brisbane, 24 de fevereiro de 1917 — Southport, 17 de fevereiro de 1980) foi um piloto e ás da aviação australiano na Segunda Guerra Mundial creditado com cinco vitórias aéreas. Nascido em Brisbane, ele era um empresário quando ingressou na Reserva da Real Força Aérea Australiana (RAAF) em 1937. Chamado para o serviço activo logo após a eclosão da guerra em setembro de 1939, ele serviu no Esquadrão N.º 23 na Austrália antes de ser enviado para o teatro do Sudoeste do Pacífico com o Esquadrão N.º 21 em Singapura. Em março de 1942 ele ingressou no Esquadrão N.º 75 em Port Moresby, na Nova Guiné, pilotando caças P-40 Kittyhawks sob o comando do seu irmão mais velho, John. Durante a Batalha de Port Moresby, Les abateu quatro aeronaves japonesas.

Jackson assumiu o comando do Esquadrão N.º 75 depois do seu irmão ter falecido em combate no dia 28 de abril de 1942, liderando-o na Batalha de Milne Bay no final daquele ano. Creditado com a quinta vitória aérea, ele tornou-se no primeiro ás da RAAF na campanha da Nova Guiné e recebeu a Cruz de Voo Distinto (DFC). Em 1944 Jackson era o líder da Asa N.º 78 (de caça) no oeste da Nova Guiné, sendo promovido a comandante de asa em setembro daquele ano. Condecorado com um bar para a sua DFC em março de 1945, ele serviu como instrutor-chefe de voo na Unidade de Treino Operacional N.º 8 na Austrália, e terminou a guerra como comandante do Quartel-General da Defesa Aérea, em Madang. Depois de deixar a RAAF em 1946, Jackson voltou ao mundo dos negócios, administrando duas garagens. Ele morreu em Southport, Queensland, em 1980.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Formação de bombardeiros de mergulho Junkers Ju 87 Stuka. O Ju 87 foi o principal avião usado pelos alemães em ataque contra tanques inimigos.

Esta é uma lista dos ases da aviação alemães da Segunda Guerra Mundial por tanques destruídos. Um ás da aviação é um militar que, aos comandos ou a bordo de uma aeronave, abate cinco ou mais aviões inimigos, tendo-se adaptado este conceito também para alvos navais e terrestres como navios, tanques, e outros veículos militares; não apenas pilotos alcançavam o estatuto de ás, sendo que qualquer militar (por exemplo um atirador, um operador de rádio ou um observador) a bordo de uma aeronave que tivesse acesso a uma metralhadora, se abatesse um avião, podia contabilizar uma vitória para si. Hans-Ulrich Rudel foi o maior ás da aviação por tanques destruídos, o que fez dele o piloto de bombardeiros de mergulho Junkers Ju 87 Stuka mais condecorado da guerra, aeronave esta que por sua vez foi a mais utilizada pelos aviadores, listados neste artigo, para a realização das suas missões de ataque ar-terra.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Quadro de registro de aeronaves inimigas destruídas pela Asa N.º 80 da RAF entre Julho de Novembro de 1918.

Esta é uma lista de ases da aviação da Austrália durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a primeira grande guerra, pilotos australianos serviram em diversas unidades aéreas no Australian Flying Corps (AFC), no Royal Naval Air Service (RNAS), no Royal Flying Corps (RFC) e, mais tarde, na Real Força Aérea (RAF). Neste conflito a Austrália foi o único domínio do Império Britânico que possuía o seu próprio ramo aéreo. Os pilotos eram considerados como ases depois de abater cinco ou mais aeronaves inimigas; 81 australianos alcançaram este feito, sendo o maior deles Robert Alexander Little, a quem é atribuído o credito de ter abatido 47 aeronaves inimigas ao longo do conflito.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O tenente Günther Rall, piloto da Luftwaffe, com as passadeiras de colarinho amarelas.

Esta é uma lista das cores de corpo da Luftwaffe. As cores de corpo (em alemão: Waffenfarbe), ou cores de função, foram usadas pelas forças armadas alemãs (Wehrmacht) entre 1935 e 1945, para distinguir os militares dos vários ramos, funções especiais, corpos, grupos de classificação, funcionários, entre outros serviços. A cor de corpo era uma parte do uniforme que se expressava através dos galões, das passadeiras de posto e dos ornamentos; fazia também parte das bandeiras, cores padrões e guias dos símbolos representativos de determinadas forças.

Na Luftwaffe, havia um sistema estritamente definido de cores de corpo para as divisas nas extremidades do colarinho, nos ombros e nos ornamentos da própria farda. As passadeiras em uniformes especiais da Luftwaffe, como os fatos de voo e macacões, também exibiam cores de corpo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





O Lockheed Senior Prom foi um Projeto Negro secreto conduzido pela Força Aérea dos Estados Unidos, em conjunto com a Skunk Works da Lockheed Corporation, para o desenvolvimento e testes de um míssil de cruzeiro utilizando tecnologia furtiva. Baseado no demonstrador de tecnologia da Lockheed, o Have Blue, seis veículos Senior Prom provaram seu sucesso em testes conduzidos na Área 51 no final da década de 1970; apesar disso, a aeronave não entrou em produção, encerrando o programa no início da década de 1980.

Projeto e desenvolvimento

Após o sucesso do programa de testes da aeronave demonstradora de tecnologia furtiva Lockheed Have Blue, a Força Aérea dos Estados Unidos firmou um contrato com a divisão de Desenvolvimento de Projetos avançados da Lockheed (em inglês: Lockheed Advanced Development Projects) — a "Skunk Works" — para o desenvolvimento de um VANT, com a intenção de ser um protótipo de um míssil de cruzeiro que teria o desenho "lapidado" do Have Blue afim de reduzir a RCS do míssil ao defletir ondas eletromagnéticas de transmissores de radar para longe de sua fonte, ao invés de enviar de volta o sinal para a antena do radar.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um desenho artístico de um A-12 Avenger II em pleno voo.

O McDonnell Douglas/General Dynamics A-12 Avenger II foi um projecto da McDonnell Douglas e da General Dynamics para uma aeronave de ataque e bombardeamento, a ser usada pela Marinha dos Estados Unidos. Seria uma asa voadora capaz de actuar em qualquer condição meteorológica e a partir de porta-aviões, e visava substituir o Grumman A-6 Intruder. O seu nome teve origem no Grumman TBF Avenger da Segunda Guerra Mundial.

O desenvolvimento desta aeronave sofreu vários problemas devido a custos imprevistos e vários atrasos na sua concepção, fazendo com que o programa não conseguisse cumprir as metas estabelecidas; estes problemas levaram ao encerramento do programa em 1991. O seu cancelamento foi contestado em processos judiciais até ser alcançado um acordo em Janeiro de 2014.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tenente de voo McNamara no Japão, em 1947

Sir Neville Patrick McNamara KBE AO AFC AE (Toogoolawah, 17 de Abril de 1923 – Jervis Bay, 7 de Maio de 2014) foi um militar e piloto da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi Chefe do Estado-maior da força aérea, a mais alta posição da RAAF, entre 1979 e 1982, e Chefe do Estado-maior das Forças Armadas da Austrália, entre 1982 e 1984. Foi o segundo militar da RAAF a atingir a patente de Air Chief Marshal (General OF-9).

Natural em Queensland, McNamara ingressou na RAAF durante a Segunda Guerra Mundial e combateu no Sudoeste do Pacífico, pilotando aviões P-40 Kittyhawk. Também foi piloto em missões de combate com o Gloster Meteor durante a Guerra da Coreia. Em 1961 foi condecorado com a Cruz da Força Aérea pela sua liderança da Unidade de Conversão Operacional N.º 2. Posteriormente, adquiriu ainda mais experiência operacional ao comandar o destacamento da RAAF em Ubon, na Tailândia, no final dos anos 60. Promovido a Comodoro do Ar, McNamara foi comandante das forças australianas no Vietname, serviço pelo qual foi elevado a Comandante da Ordem do Império Britânico. Como Vice-chefe do Estado-maior em 1976, foi nomeado Oficial da Ordem da Austrália. Elevado a Cavaleiro da Ordem do Império Britânico enquanto servia como Chefe do Estado-maior em 1980, retirou-se das forças armadas em 1984.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Nimrod MRA4 durante um teste de voo

O BAE Systems Nimrod MRA4 foi uma aeronave de ataque e patrulha marítima, tendo sido desenvolvida com o propósito de substituir o Hawker Siddeley Nimrod MR2. Esta aeronave prolongaria o tempo de serviço da família Nimrod por várias décadas, sendo que, com esse objectivo em vista, poderosos motores a jato Rolls-Royce BR710 foram instalados, duplicando o alcance máximo da aeronave face às versões anteriores. A conversão do cockpit tradicional para um cockpit com vidro digital simplificaria significativamente a operação dos controlos da aeronave e reduziria o número de elementos da tripulação. Novos equipamentos de detecção seriam instalados, assim como armamento moderno para combate anti-submarino.

Contudo, o projecto sofreu vários atrasos devido ao aumento dos custos e intermináveis re-negociações. Isto deveu-se às dificuldades em combinar a fuselagem do Nimrod MR2, que não havia sido construída no modo tradicional, com asas de ultima geração. O número planeado de aeronaves que seriam construídas diminuiu drasticamente de 21 para 9 com o passar dos anos, enquanto os custos nunca pararam de aumentar.

Em 2010, o MRA4 foi cancelado, decisão que resultou do estudo da Strategic Defence and Security Review, numa altura que o orçamento já tinha um custo adicional de 789 milhões de libras, nove anos depois de se iniciar o projecto. Na actualidade, não há nenhum plano para a substituição desta aeronave. As missões que o MRA4 iria desempenhar estão a ser realizadas pela classe de fragatas Type 23 e pelo helicóptero EH-101.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um memorial (à esquerda) para os pilotos americanos mortos durante a Operação Leader, ao lado de um memorial aos mortos de guerra noruegueses da área de Nesna

A Operação Leader foi um ataque aéreo bem-sucedido contra navios alemães nas proximidades de Bodø, Noruega, em 4 de outubro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O ataque foi executado por aeronaves voando do porta-aviões USS Ranger da Marinha dos Estados Unidos, que estava emprestado à Frota Doméstica britânica. Os aviadores americanos localizaram muitos navios alemães e noruegueses nesta área e acredita-se que destruíram cinco e danificaram outros sete. Duas aeronaves alemãs em busca da frota aliada também foram abatidas. Três aeronaves americanas foram destruídas em combate e outra caiu durante o pouso.

O ataque ocorreu após uma calmaria de dois anos nas operações dos porta-aviões aliados contra a Noruega e pegou as forças de ocupação alemãs de surpresa. A escolha do alvo foi guiada pelas mensagens obtidas com a decodificação de sinais de rádio alemães e relatórios de agentes do Serviço Secreto de Inteligência Norueguês; dois aviadores noruegueses voaram com a força de ataque para fornecer conselhos sobre a geografia local. Embora os historiadores tenham achado difícil determinar o número exato de navios afundados, a Operação Leader prejudicou o esforço de guerra alemão ao interromper consideravelmente o sistema de comboios na região e também ao reduzir os embarques de minério de ferro.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Operação Paula (em alemão: Unternehmen Paula) foi o nome de uma operação militar ofensiva da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial, cujo objectivo era o de destruir definitivamente a Força Aérea Francesa aquando da Batalha de França, em 1940. No dia 10 de Maio a Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha Nazi) iniciaram a invasão da Europa Ocidental. A 3 de Junho, o Exército Britânico havia já batido em retirada de Dunquerque e do continente na Operação Dínamo, os Países Baixos e a Bélgica tinham-se rendido e grande parte do Exército Francês estava destruído ou capturado. Para completar a derrota francesa, os alemães iniciaram uma segunda fase na Batalha de França, a Operação Fall Rot, para conquistarem as restantes regiões ainda sob o controlo francês. Para que isto pudesse ser realizado, os alemães necessitavam de obter supremacia aérea. Assim, a Luftwaffe foi ordenada a destruir a Força Aérea Francesa ao mesmo tempo que providenciaria apoio terrestre ao Exército Alemão.

Para esta operação, os alemães juntaram uma força de cinco corpos aéreos, totalizando 1100 aeronaves. A operação foi iniciada no dia 3 de Junho de 1940. Contudo, os serviços de inteligência britânicos souberam desta operação antes de ela ser iniciada, e avisaram os franceses, fazendo com que estes se preparassem minimamente. Devido a este aviso prévio, o Oberkommando der Luftwaffe não conseguiu os resultados desejados, apesar de ter estabelecido superioridade aérea. Felizmente para a Luftwaffe e para os alemães, por esta altura as forças francesas estavam tão descoordenadas e fracas que a derrota/vitória parcial desta operação não impediu que a Wehrmacht derrotasse os franceses.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Edifícios danificados em Belgrado, em Abril de 1941

A Operação Strafgericht (em português: Operação Retribuição), também conhecida por Operação Punição, foi uma operação militar alemã realizada pela Luftwaffe em Abril de 1941, na qual a cidade de Belgrado, capital do Reino da Jugoslávia, foi bombardeada. Este evento ocorreu nos primeiros dias da invasão da Jugoslávia pelas forças do eixo.

A operação começou no dia 6 de Abril e foi concluída entre o dia 7 e 8 de Abril, resultando na paralisação dos comandos militares e civis da Jugoslávia, na destruição em grande escala do centro da cidade e em muitas baixas humanas. O bombardeamento de Belgrado foi precedido por uma invasão terrestre horas antes, e coincidiu com um ataque em grande escala contra os aeródromos da Real Força Aérea Jugoslava e outros alvos estratégicos por todo o território jugoslavo.

Mais tarde, a Real Força Aérea levou a cabo dois bombardeamentos em Sófia, a capital da Bulgária, em retaliação pelos ataques na Jugoslávia. A invasão resultou na rendição das forças da Jugoslávia no dia 17 de Abril. O oficial da Luftwaffe responsável pelos bombardeamentos foi capturado pelos jugoslavos no final da Segunda Guerra Mundial; depois de julgado por crimes de guerra, foi executado, em grande parte pelo envolvimento no bombardeamento de Belgrado.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Surabaya durante os ataques dos aliados

A Operação Transom foi um ataque feito pelas forças aliadas contra a cidade de Surabaia, controlada então pelos japoneses, no dia 17 de maio de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi conduzida pela Frota Oriental liderada pelos britânicos e envolveu aeronaves lançadas de porta-aviões americanos e britânicos que atacaram as docas da cidade e uma refinaria de petróleo. Um torpedeiro americano foi abatido.

O ataque a Surabaia foi o segundo e último ataque conjunto de porta-aviões americanos e britânicos no Oceano Índico em 1944. Foi empreendido como um ataque de diversão de um desembarque aliado numa ilha ao largo da Nova Guiné no mesmo dia, mas também para fazer uso do porta-aviões americano na sua viagem de retorno ao Pacífico. As estimativas da extensão dos danos infligidos pelos aliados diferem entre as fontes; alguns descrevem os resultados como modestos, enquanto outros afirmam que foram significativos. É consenso que a operação forneceu à Marinha Real Britânica uma exposição útil às tácticas dos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. O ataque não surtiu efeito sobre as posições militares japonesas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




A Luftwaffe foi a força aérea da Alemanha Nazi

Entre 1933 e 1945, a organização da Luftwaffe sofreu diversas alterações. Originalmente, o Oberkommando der Wehrmacht alemão havia decidido que a organização da força aérea seria baseada na organização dos outros dois ramos independentes: o exército (Heer) e a marinha (Kriegsmarine). Contudo, entre o período de rearmamento alemão e o início da guerra, a Luftwaffe foi sendo organizada de uma maneira geográfica.

Sob os termos do Tratado de Versalhes de 1919, a Alemanha ficou proibida de possuir uma força aérea, depois de a Luftstreitkräfte ter sido dissolvida em 1920. Assim, os pilotos alemães que continuariam a receber treino e formação teriam que o fazer de maneira secreta, primeiro na União Soviética durante os anos 20, e depois na própria Alemanha durante os anos 30; aqui, o treino era realizado por parte da Deutscher Luftsportverband (DLV).


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Turnbull na Palestina, junho de 1941

Peter St George Bruce Turnbull, DFC (Armidale, 9 de fevereiro de 1917 – Baía Milne, 27 de agosto de 1942) foi piloto um ás da aviação australiano durante a Segunda Guerra Mundial, creditado com doze vitórias aéreas. Nascido em Nova Gales do Sul, ele era electricista antes de ingressar na Real Força Aérea Australiana (RAAF) em janeiro de 1939. Após o treino de pilotagem, ele foi destacado para o Esquadrão N.º 3, que partiu para combater no Médio Oriente em julho de 1940.

Pilotando aviões de combate Gloster Gladiator, Hawker Hurricane e P-40 Tomahawk durante as campanhas do Norte de África e da Síria-Líbano, Turnbull foi creditado com nove vitórias e premiado com a Cruz de Voo Distinto. Recolocado na frente do sudoeste do Pacífico em março de 1942, ele foi destacado para o Esquadrão N.º 75 em Port Moresby, na Nova Guiné, pilotando caças P-40 Kittyhawk.

Durante a Batalha de Port Moresby, ele abateu três aeronaves japonesas. Em maio Turnbull assumiu o comando do Esquadrão N.º 76 em maio, liderando-o na Batalha da Baía Milne no final daquele ano. Ele faleceu durante uma missão no dia 27 de agosto de 1942; um aeródromo dos aliados na Nova Guiné foi posteriormente nomeado em sua homenagem.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Vista lateral do I-185 equipado com o motor M-71

O Polikarpov I-185 foi um caça soviético projetado em 1940. Realizou voos com três tipos de motores, mas todos ainda não estavam completamente desenvolvidos para uso em serviço, ou sua produção já estava reservada para outros caças já em produção. Atrasos nos testes em voo das primeiras duas versões foram interrompidas pela invasão alemã e os três protótipos construídos, incluindo a Polikarpov, foram evacuados para Novosibirsk, o que acabou atrasando ainda mais o projeto. Por estes e outros motivos, o programa do I-185 foi cancelado em 27 de janeiro de 1943. Pelo menos outras duas versões desta aeronave ainda foram consideradas antes do cancelamento do projeto, o I-187 e o I-188, entretanto não obtendo sucesso e não sendo colocados em produção, assim como o próprio I-185.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





O Polikarpov TIS foi um caça pesado soviético projetado durante o início da década de 1940. Os projetos contemporâneos que competiam com ele na URSS incluíam o Grushin Gr-1, Mikoyan-Gurevich DIS e o Tairov Ta-3.

Apenas dois protótipos foram construídos, pois os motores que seriam utilizados provaram ser muito inseguros para entrar em produção, faltando também ao fabricante do motor os recursos necessários para correção dos problemas.

O segundo protótipo se acidentou em Setembro de 1944 e o programa foi cancelado após a morte de Nikolai Nikolaevich Polikarpov, projetista chefe de sua epônima OKB, antes naquele ano.

Projeto e desenvolvimento
A solicitação original de um caça de escolta pesado (em russo: Tyazholyy Istrebitel' Soprovozhdeniya) foi recebido pela Polikarpov em Novembro de 1938, mas a pressão de trabalho com o I-180 e os protótipos SPB preveniram que qualquer projeto significativo fosse realizado até o terceiro trimestre de 1940. Mikhail Yangel foi designado projetista chefe, mas seu trabalho foi complicado por mudanças múltiplas na tarefa da aeronave, saindo de caça de escolta para interceptador, bombardeiro de mergulho e eventualmente para reconhecimento aéreo.

O protótipo, designado internamente como TIS "A", de asa baixa, construído inteiramente de metal, monoplano cantilever com dois motores Mikulin AM-37 e uma cauda dupla. A fuselagem monocoque vinha equipada com quatro metralhadoras ShKAS de 7,62 mm no nariz, cada uma com 1.000 cartuchos. O piloto e o atirador/operador de rádio sentavam-se de costas para o outro, separados por uma placa de metal.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Capa do volume I do relatório assinado pelo dr. Leonard Reiffel

Projeto A119 ou "Um Estudo de Voos Lunares Investigativos" foi um plano ultra-secreto desenvolvido no final da década de 1950 pela Força Aérea dos Estados Unidos com a intenção de detonar uma bomba nuclear na Lua. Presume-se que a finalidade de tal ato seria demonstrar a superioridade dos Estados Unidos em relação à União Soviética e ao restante do mundo durante a Guerra Fria.

Todos os detalhes sobre a natureza dos estudos vieram do executivo aposentado da NASA, dr. Leonard Reiffel, que liderou o projeto em 1958 em uma fundação de pesquisa financiada pelo Exército dos Estados Unidos. Um jovem Carl Sagan integrou a equipe responsável por investigar os efeitos teóricos de uma explosão nuclear sob baixa gravidade. Ele acabaria revelando sua participação no plano secreto ao tentar um financiamento estudantil em 1959.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Radioplane RP-77

O Radioplane RP-77 foi um veículo aéreo não tripulado (drone) produzido em 1958 pela Radioplane, uma divisão da Northrop Corporation. Construído essencialmente em plástico, foi testado com sucesso pelo Exército dos Estados Unidos que, no final, tomou a decisão de não produzir a aeronave.

Design e desenvolvimento
O desenvolvimento do RP-77 iniciou-se em 1955. Similar ao antecessor OQ-19, quatro protótipos do RP-77 foram construídos, dois na variante RP-77, alimentados por um motor a pistão McCulloch de quatro cilindros, e dois RP-77A, movidos por um motor a pistão Lycoming de seis cilindros. Os resultados dos testes que advieram destes protótipos foram insuficientes para provar a sua viabilidade, contudo em 1957 uma proposta de um RP-77D, alimentado por um motor turbopropulsor Boeing 502, resultou num contrato para a construção de 20 aeronaves.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Raymond George "Ray" Funnell (Brisbane, 1 de Março de 1935) é um militar e piloto aposentado da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Serviu como Chefe do Estado-maior da RAAF entre 1987 e 1992. Graduado do Colégio da RAAF, começou a sua carreira militar a pilotar caças a jacto CAC Sabre na Austrália e no Sudeste Asiático durante os anos 50 e 60. Entre 1972 e 1975 comandou o Esquadrão N.º 6, mandato durante o qual o bombardeiro General Dynamics F-111C entrou em serviço pela RAAF. No início dos anos 80 desempenhou várias funções de comando e chefia, e em 1986 foi promovido a Marechal do Ar, tornando-se no primeiro Vice-chefe do Estado-maior das Forças Armadas da Austrália. Nomeado Chefe do Estado-maior da RAAF em 1987, Funnell esteve de perto envolvido no desenvolvimento e disseminação da doutrina de poder aéreo. Ele retirou-se na RAAF em Outubro de 1992, depois do seu mandato como comandante da força aérea terminar. Foi o primeiro director do Colégio Australiano de Defesa e Estudos Estratégicos, entre 1994 e 1998. Desde então, tem integrado vários comités do governo federal sobre imigração e detenção.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Roald Amundsen

Roald Engelbregt Gravning Amundsen (Borge, 16 de julho de 1872Ártico, perto da Ilha do Urso, 18 de junho de 1928) foi um explorador norueguês das regiões polares, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul a 14 de dezembro de 1911 utilizando trenós puxados por cães.

Amundsen nasceu em uma família de proprietários de navio e capitães. Inspirado na leitura das aventuras do explorador inglês John Franklin, que provou a existência da passagem Noroeste, ele se decidiu por uma vida de exploração ao desconhecido. Com 16 anos Amundsen estudava as regiões polares, tendo como referência a travessia da Groenlândia por Fridtjof Nansen. Embora tivesse frequentado o curso de Medicina, Amundsen decidiu seguir uma vida ligada ao mar e à exploração. Em 1897, com 25 anos, fez parte da tripulação do Belgica, como primeiro oficial, na Expedição Antártica Belga, de Adrien de Gerlache. Anos mais tarde, em 1903, parte para uma expedição que iria atravessar a passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, na região norte do Canadá, a bordo do Gjøa.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Sukhoi Su-33 da Marinha Russa

O Sukhoi Su-33 (em russo: Сухой Су-33; OTAN: Flanker-D) é um avião militar de superioridade aérea, bimotor, de uso naval em porta-aviões desenvolvido pela Sukhoi e produzido pela KnAAPO. É uma derivação do Sukhoi Su-27, o qual inicialmente era conhecido como Su-27K. Começou a ser utilizado em operações em 1995 abordo do porta-aviões russo Admiral Flota Sovetskogo Soyuza Kuznetsov, entrando oficialmente em serviço em agosto de 1998, período em que a designação "Su-33" foi utilizada. Devido a dissolução da União Soviética e subsequente diminuição da Marinha Russa, aproximadamente apenas 35 aeronaves foram produzidas. Tentativas de vendas para China e Índia não tiveram êxito.

Comparado ao Su-27, o Su-33 possui carenagem inferior e estruturas fortalecidas, asas dobráveis e stabilator, para compatibilidade em operações provenientes de porta-aviões. As asas são maiores do que a versão terrestre para aumentar a elevação. O Su-33 possui motores e trem de pouso dianteiro atualizados, além de possibilidade de realização de reabastecimento aéreo. Em 2009, a Marinha Russa ordenou a substituição do Su-33 pelo Mikoyan MiG-29K.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Su-37 em 1996 no Show aéreo de Farnborough

O Sukhoi Su-37 (OTAN: Flanker-F) é um avião experimental monoposto, multiuso e de supermanobrabilidade projetado pela Sukhoi. O seu desenvolvimento começou a partir do Sukhoi Su-27 "Flanker", sendo modificado sobre os protótipos da primeira geração do Sukhoi Su-35 (T10M). O Su-37 possui sistemas de aviônica e sistema de controle de disparo avançados, e uma das suas atualizações mais notáveis são os sistemas de empuxo vetorial nos motores. Apenas duas unidades foram convertidas para esse modelo em específico.

Durante o programa de teste de voo do Su-35, controles ativos durante dogfight não podiam ser adicionados, fazendo a Sukhoi explorar a aplicação de sistemas de empuxo vetorial para dar melhores características para tais situações. O primeiro Su-37 foi convertido da décima primeira unidade de Su-35, fazendo seu primeiro voo em Abril de 1996 na cidade de Jukovsky. O segundo modelo foi introduzido no ano de 1998. Com o decorrer do programa, o Su-37 demonstrou publicamente suas características em vários shows aéreos, realizando manobras impossíveis de serem completadas com métodos de controle normais, inclusive a acrobacia aérea 360.º somesault (Kulbit). Apesar das potenciais vantagens, o Su-37 não entrou em produção, sendo sua tecnologia utilizada na atualização de aeronaves da família Su-27, como é o caso do Sukhoi Su-30 de exportação e a versão modernizada do Su-35.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Paraquedistas no RPára, durante as cerimónias do Dia do Paraquedista (23 de maio).

Tropas Paraquedistas (ou Corpo de Tropas Paraquedistas) MHTEMOVMMPCGMHCMHAMOSD é a designação genérica das tropas portuguesas especializadas em operações militares aerotransportadas, especialmente, naquelas que envolvem saltos de paraquedas, assaltos aéreos ou lançamento de cargas.

Criadas originalmente em 1956, na Força Aérea Portuguesa (FAP), as Tropas Paraquedistas têm a sua génese nos cursos de paraquedismo da École des Troupes Aeroportées (França) e Escuela Militar de Paracaidismo, em Alcantarilla (Espanha), frequentados durante o início da década de 50 pelos primeiros paraquedistas portugueses. Posteriormente, seria criado o curso de paraquedismo português, com influências não só destes países, como também dos cursos ministrados no Brasil e Estados Unidos da América.

Durante a Guerra Colonial Portuguesa, os Páras foram a primeira força projetada pela metrópole para o Teatro de Operações Africano, em 1961, e a última força a abandonar as ex-colónias, executando o último o arrear da Bandeira Nacional em África, em 10 de novembro de 1975.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um Canberra T.4, um exemplo de um modelo com duplo controlo e três assentos, usado pela Unidade de Conversão Operacional N.º 1

A Unidade de Conversão Operacional N.º 1 foi uma unidade de treino operacional da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Formada em Janeiro de 1959 na Base aérea de Amberley, em Queensland, a sua missão era a de instruir pilotos e navegadores para os capacitar a operar os bombardeiros English Electric Canberra dos esquadrões 1, 2 e 6. A unidade possuía alguns aviões Canberra: um T.4 e um Mk.21, ambos com controlos duplos, e um Mk.20. Originalmente parte da Asa N.º 82, esta unidade tornou-se independente da asa em Abril de 1968 devido à alteração da sua missão prioritária, que passou a ser o treino e instrução de pilotos e navegadores do Esquadrão N.º 2, que prestava serviço na Guerra do Vietname. A Unidade de Conversão Operacional N.º 1 foi extinta em Junho de 1971 após a retirada do Esquadrão N.º 2 do Sudeste Asiático. Quando regressou à Austrália, sendo que era a única unidade a operar bombardeiros Canberra, o Esquadrão N.º 2 passou a realizar os seus próprios treinos de conversão até ser extinto em 1982.

História
Durante a Segunda Guerra Mundial a Real Força Aérea Australiana criou várias unidades de conversão operacional para capacitar os pilotos recém graduados a operar aeronaves de combate, além de treinar e instruir aqueles que já eram pilotos. Com o final da guerra, as unidades de conversão operacional foram dissolvidas, e a conversão dos jovens pilotos era realizada pelos esquadrões da linha da frente. Esta prática causou impacto no serviço normal dos esquadrões e com o eclodir da Guerra da Coreia, juntamente com a introdução da aviação a jacto, fez com que houvesse a necessidade de um sistema de treino mais formal. Em Março de 1952 a força aérea inicialmente decidiu re-estabelecer a Unidade de Treino Operacional N.º 2 (treino em caças) na Base aérea de Williamtown, Nova Gales do Sul; em Setembro de 1958, esta unidade foi re-baptizada como Unidade de Conversão Operacional N.º 2.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Tropas da Commonwealth aguardam o embarque a bordo de um avião Dakota da Unidade de Transporte N.º 30 em Iwakuni, no Japão, em 1952

A Unidade de Transporte N.º 30 foi uma unidade de transporte aéreo da Real Força Aérea Australiana (RAAF) que operou durante a Guerra da Coreia. Formada em Novembro de 1950 como Unidade de Comunicações N.º 30, ficou colocada em Iwakuni, no Japão, como parte da Asa N.º 91. A unidade foi inicialmente equipada com quatro aeronaves Douglas C-47 Dakota e dois aviões Auster, sendo que um dos aviões Dakota era propriedade pessoal do Tenente-general Sir Horace Robertson, comandante da Força de Ocupação da Comunidade Britânica. Mais tarde, outros quatro aviões Dakota foram enviados para o Japão devido às necessidades operacionais. O papel desta unidade na Coreia era o de prestar apoio ao Esquadrão N.º 77 ao transportar suprimentos e equipamentos, além de entregar material às forças terrestres australianas e da Commonwealth no Japão e transportar entidades VIP. Normalmente os voos realizados da Coreia em direcção ao Japão eram realizados para evacuar pessoal do teatro de operações. A Unidade de Comunicações N.º 30 foi re-designada Unidade de Transporte N.º 30 em Novembro de 1951, e em Março de 1953 foi re-formulada como Esquadrão N.º 36. O esquadrão permaneceu na Coreia após o armistício, e regressou à Austrália em Junho de 1955.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Membros de dois cursos de treino na Unidade de Treino Operacional N.º 1 em 1942

A Unidade de Treino Operacional N.º 1 (No. 1 OTU) foi uma unidade de instrução da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Criada em Dezembro de 1941 em Nhill, foi transferida para Bairnsdale em 1942, e depois para East Sale no ano seguinte. A unidade tinha como missão treinar e instruir militares para cumprirem serviço a bordo de aeronaves multi-motor. Durante o seu pico de actividade, em Agosto de 1944, operava 130 aeronaves, sendo a aeronave mais usada o Bristol Beaufort. Os seus aviões e os seus militares também desempenharam várias missões de transporte na Nova Guiné e de patrulha marítima nas zonas marítimas do sul da Austrália. Depois do cessar das hostilidades, a unidade foi dissolvida em Dezembro de 1945.

História
Durante a Segunda Guerra Mundial, a RAAF criou várias unidades de treino operacional para converter pilotos que se haviam graduado recentemente para aumentar as habilidades e os conhecimentos adquiridos, especializando-os em determinadas aeronaves e missões. A Unidade de Treino Operacional N.º 1 foi formada em Nhill, Victoria, no dia 8 de Dezembro de 1941, sob a direcção do Comando da Área do Sul. O seu primeiro comandante foi A. I. G. Carr. A missão da unidade era a de treinar pilotos, observadores e atiradores para o desempenho de missões em aeronaves multi-motor. O primeiro curso teve início no dia 22 de Dezembro. Depois do treino preliminar, os pilotos entravam num período de seis semanas para se familiarizarem com o Lockheed Hudson e o Bristol Beaufort, enquanto os observadores receberiam instrução no Airspeed Oxford e no Avro Anson. O seu treino incluía bombardear posições e alvos, manusear armamento aéreo, navegação, acções evasivas, reconhecimento de embarcações e reconhecimento marítimo.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Uma formação de aviões CAC Wirraway da RAAF em pleno voo

A Unidade de Treino Operacional N.º 4 foi uma unidade de conversão operacional da Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Formada em Outubro de 1942 em Williamtown, Nova Gales do Sul, foi criada para treinar pilotos e atiradores aéreos para prestarem serviço nos bombardeiros de mergulho Vultee Vengeance. A unidade foi equipada com aviões Vengeance e CAC Wirraway. Acidentes e incidentes aéreos eram comuns neste tipo de escolas, tendo esta unidade sofrido vários acidentes fatais durante a sua existência. Em Abril de 1944 a unidade foi dissolvida, entregando a base de Williamtown para a Unidade de Treino Operacional N.º 5.

História
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana (RAAF) estabeleceu oito unidades de treino operacional para converter as tripulações recém-graduadas de aviões de treino para aviões de combate, além de também providenciar treino e instrução de novas técnicas àqueles que já era tripulantes. A Unidade de Treino Operacional N.º 4 foi formada no dia 1 de Outubro de 1942 em Williamtown, Nova Gales do Sul, para converter tripulações para o bombardeiro de mergulho Vultee Vengeance, um avião que a RAAF tinha encomendado 400 unidades (eventualmente, apenas 344 foram entregues).


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Graduados do Curso N.º 12 da Unidade de Treino Operacional N.º 5 em 1943

A Unidade de Treino Operacional N.º 5 foi uma unidade de treino operacional da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi formada em Wagga Wagga, Nova Gales do Sul, em Outubro de 1942 para treinar pilotos de bombardeiros e navegadores para prestarem serviço na Segunda Guerra Mundial. A unidade foi inicialmente equipada com aviões Bristol Beaufort e Bristol Beaufighter mas, mais tarde, chegou a estar equipada com aviões Douglas Boston, de Havilland Mosquito, entre outros. Esta unidade foi transferida para a Estação de Tocumwal em Outubro de 1943, e dali partiu para a Base aérea de Williamtown a meio de 1944. Em Fevereiro de 1946 foi reorganizada como uma unidade de conversão de caças, operando aviões P-51 Mustang e CAC Wirraway. Um ano depois, em Julho de 1947, a unidade foi dissolvida.

Restituída em Abril de 1970 como uma unidade de conversão de caças a jacto, na Base aérea de Williamtown, a unidade foi equipada com aviões CAC Sabre, de Havilland Vampire e Macchi MB-326. Um ano mais tarde, quando os CAC Sabre deixaram de prestar serviço pela RAAF, a unidade foi extinta.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Radar AN/TPS-77 que actualmente equipa a Unidade Móvel de Controlo e Relatório N.º 114

A Unidade Móvel de Controlo e Relatório N.º 114 é uma unidade de vigilância de radar e defesa aérea da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Baseada na Base aérea de Darwin, no Território do Norte, é controlada pela Asa N.º 41, sob o Grupo de Vigilância e Resposta. A sua missão consiste em "preparar, conduzir e manter uma Gestão de Combate Aéreo e Vigilância Aérea efectiva dentro da área de responsabilidade da unidade". Foi formada durante a Segunda Guerra Mundial e participou no teatro de guerra do sudoeste do Pacífico. Depois da guerra a unidade prestou serviço na Emergência Malaia, o confronto entre a Indonésia e a Malásia durante os anos 60, e mais tarde na Guerra do Afeganistão.

História
Segunda Guerra Mundial
A Unidade Móvel de Controlo e Relatório N.º 114 foi formada como Quartel-general do Sector de Caça N.º 14 em Camden, Nova Gales do Sul, no dia 23 de Maio de 1943, sob o comando do Comandante de asa Gordon Steege. No mês seguinte a unidade foi enviada para a Ilha Goodenough na Nova Guiné como parte da Asa N.º 71, e tornou-se uma unidade operacional no dia 27 de Junho.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um dos Daleks camuflados como Ironsides britânicos em exibição na Doctor Who Experience.

"Victory of the Daleks" (intitulado "A Vitória dos Daleks" no Brasil) é o terceiro episódio da quinta temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente através da BBC One e BBC HD em 17 de abril de 2010. Foi escrito por Mark Gatiss e dirigido por Andrew Gunn.

No episódio, o Doutor, um alienígena viajante do tempo interpretado por Matt Smith, e sua acompanhante, Amy Pond (Karen Gillan), chegam a Londres durante a Blitz, onde Winston Churchill (Ian McNeice) empregou "Ironsides", uma criação científica do professor Bracewell (Bill Paterson), para serem usados como armas de guerra. No entanto, o Doutor reconhece que na verdade os Ironsides são seus arqui-inimigos, os Daleks, que planejam destruir a Terra ativando um dispositivo localizado dentro de Bracewell, um androide disfarçado.

Desejando incorporar os Daleks na temporada, o showrunner da série, Steven Moffat, instruiu Gatiss a escrever um episódio sobre Churchill e os vilões. Nele, há a introdução do novo "Paradigma dos Daleks", projetados por Gatiss para serem maiores e mais coloridos do que a variante anterior. "Victory of the Daleks" foi visto por 8,2 milhões de telespectadores, sendo o segundo programa mais assistido na noite de sua exibição. A recepção crítica foi mista; enquanto as atuações de McNeice e Paterson foram elogiadas, alguns avaliadores reclamaram sobre a pressa do roteiro, comentando que a história funcionaria melhor se fosse divida em dois episódios.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Um F-13 semelhante ao que realizou a missão no dia 1 de Novembro de 1944.

No dia 1 de Novembro de 1944, um F-13 Superfortress das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (USAAF) realizou o primeiro voo de uma aeronave aliada nos céus da região de Tóquio, no Japão, a primeira desde o Ataque Doolittle em Abril de 1942. Esta missão de reconhecimento aéreo foi considerada um sucesso, na qual a tripulação da aeronave conseguiu centenas de fotografias que mais tarde foram usadas para planear vários ataques aéreos durante os últimos meses da Segunda Guerra Mundial. As tentativas japonesas de atacar o avião com aeronaves ou de o abater com artilharia antiaéreo foram em vão, pois as aeronaves e a artilharia disponíveis não conseguiam alcançar a altitude necessária para ir de encontro com o F-13.

Antecedentes
No final de 1944, o Vigésimo Primeiro Comando de Bombardeiros da Vigésima Força Aérea preparou-se para conduzir bombardeamentos estratégicos nas ilhas japonesas a partir de bases nas Ilhas Marianas. Estes ataques tinham o intuito de substituir os ataques mal-sucedidos da Operação Matterhorn, que haviam sido realizados pelo Vigésimo Comando de Bombardeiros a partir de bases na Índia, e que passavam por bases na China desde Junho de 1944. Enquanto o Vigésimo Comando de Bombardeiros realizava missões de reconhecimento aéreo no Japão, as aeronaves que voavam a partir das bases na China não tinham alcance suficiente para voar até aos principais centros industriais japoneses.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




O Fokker 100 envolvido no acidente, operando sob a Iran Air, prefixo EP-CFH, em 2006

O Voo TAM 9755 foi uma rota comercial doméstica, operada pela TAM Linhas Aéreas e fretada pela CVC, utilizando um Fokker 100. No dia 15 de setembro de 2001, a aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes em direção ao Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, transportando 82 passageiros e seis tripulantes. Durante o voo, o avião sofreu uma falha não contida no motor direito. Seus fragmentos quebraram três janelas da cabine de passageiros, causando descompressão e atingindo fatalmente a passageira Marlene Aparecida Sebastião dos Santos. Três passageiros ficaram levemente feridos. A aeronave fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Confins, onde uma equipe de bombeiros e socorristas deram assistência aos passageiros.

A TAM declarou no dia seguinte que prestou "toda a assistência à família da vítima, bem como aos demais passageiros", quando o Departamento de Aviação Civil iniciou a perícia no avião. O relatório final, publicado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) em 2006, indica que o acidente foi provavelmente causado por fadiga nas palhetas do fan disk [en], levando à destruição do motor e sua separação.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Voo do modelo Nº 122481 do Naval Air Test Center em Maryland c.1949

O Vought F6U Pirate foi o primeiro caça fabricado pela Vought, projetado para a Marinha dos Estados Unidos na segunda metade da década de 1940. Apesar ter sido pioneiro no uso de um motor turbojato e como primeiro caça naval com pós-combustão e construção de compósitos, a aeronave revelou possuir pouca potência e foi julgada incapaz para a missão de combate. Nenhuma delas foi enviada para esquadrões operacionais e, mais tarde, foram utilizadas em projetos de desenvolvimentos, treinamento e testes antes de serem retiradas de serviço em 1950.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter





Walter Nowotny (Gmünd, 7 de dezembro de 1920Epe, 8 de novembro de 1944) foi um piloto aviador austríaco e alemão que se tornou num ás da aviação da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o seu serviço militar, em apenas 442 missões de combate, obteve 258 vitórias aéreas; destas vitórias, 255 foram obtidas na Frente Oriental e três foram alcançadas com o caça a jato Messerschmitt Me 262, durante a campanha de Defesa do Reich. A maior parte das suas vitórias aéreas foram alcançadas enquanto pilotava o Focke-Wulf Fw 190, e aproximadamente 50 delas deram-se com o caça Messerschmitt Bf 109.

Nowotny juntou-se à Luftwaffe em 1939 e completou seu treinamento de piloto de caça em 1941, após o qual foi colocado na Jagdgeschwader 54 "Grünherz" (JG 54) na Frente Oriental. Nowotny foi o primeiro piloto da história a alcançar as 250 vitórias aéreas, das quais 194 foram obtidas apenas em 1943, feito pelo qual foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes no dia 19 de outubro de 1943. Por motivos de propaganda do regime alemão, ele foi ordenado a deixar de pilotar em combate.

Nowotny voltaria ao serviço ativo de linha da frente em setembro de 1944, para testar e desenvolver táticas de combate aéreo para o caça a jato Messerschmitt Me 262. Com esta aeronave ele ainda obteve três vitórias aéreas antes de falecer num acidente aéreo depois de um combate contra caças das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos, no dia 8 de novembro de 1944. Depois da sua morte, a primeira asa de combate operacional equipada com caças da jato, a Jagdgeschwader 7, foi baptizada em sua honra.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Walter Marty Schirra Jr.

Walter Marty Schirra Jr. (Hackensack, 12 de março de 1923San Diego, 3 de maio de 2007) foi um aviador naval, piloto de teste e astronauta norte-americano, o primeiro humano a viajar ao espaço em três ocasiões diferentes. Ele nasceu e cresceu em Nova Jérsei e alistou-se na Marinha dos Estados Unidos após o Ataque a Pearl Harbor, formando-se em 1945 e participando dos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Schirra conseguiu seu certificado de piloto em 1948 e lutou na Guerra da Coreia. Depois disso tornou-se um piloto de teste, o que lhe permitiu ganhar experiência de voo em aeronaves de última geração.

Ele foi selecionado em 1959 como parte do Grupo 1 de Astronautas da NASA, trabalhando nos projetos de suporte de vida, do traje espacial e da capsula espacial do Projeto Mercury. Fez seu primeiro voo espacial em outubro de 1962 na Mercury-Atlas 8, uma missão orbital de pouco mais de nove horas de duração. Schirra continuou treinando como astronauta e voltou ao espaço em dezembro de 1965 na Gemini VI-A, parte do Projeto Gemini. Em seguida foi designado para o Programa Apollo, voando por dez dias em outubro de 1968 a bordo da Apollo 7. Ele se aposentou da NASA e da Marinha em julho de 1969.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter




Comandante W. L. Brill DSO DFC em julho de 1944

William Lloyd Brill (Ganmain, 17 de Maio de 1916 – Campbell, 12 de Outubro de 1964) foi um oficial e piloto de bombardeiros da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Nascido no distrito de Riverina, em Nova Gales do Sul, era um agricultor e reserva do Exército Australiano, antes de se juntar à RAAF em 1940. Depois de treinar na Austrália e no Canadá, foi colocado na Inglaterra em 1941 para prestar serviço na guerra aérea europeia. Entrou pela primeira vez em combate com o Esquadrão N.º 460, a bordo de um bombardeiro médio Vickers Wellington. Em Maio de 1942 foi condecorado com a Cruz de Voo Distinto, por atacar um alvo inimigo mesmo tendo o seu avião severamente danificado por fogo antiaéreo. Depois de se tornar instrutor de voo na Real Força Aérea (RAF), regressou à campanha de bombardeamento em Janeiro de 1944 pelo Esquadrão N.º 463, com bombardeiros pesados Avro Lancaster.

A liderança e determinação de Brill em completar as suas missões, mesmo com aeronaves danificadas—numa ocasião danificada por bombas de um Lancaster que voava por cima dele—valeu-lhe a Ordem de Serviços Distintos. Promovido a Wing Commander, em Maio de 1944, tomou o comando do Esquadrão N.º 467 depois da morte do seu então comandante, o Group Capitain John Balmer.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter