Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) é uma Organização Militar (OM) do Comando da Aeronáutica (COMAER) diretamente subordinada ao Comandante da Aeronáutica. O CENIPA é responsável pelas atividades de investigação e prevenção dos acidentes aeronáuticos que ocorram em território brasileiro. Sua sede fica em Brasília.

Histórico[editar | editar código-fonte]

  • 1951 - É criado o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).
  • 1971 - É criado o CENIPA, com a função de atuar como órgão central do SIPAER.

Laboratório de destroços[editar | editar código-fonte]

O CENIPA possui um Laboratório de Destroços,1 espaço que contém peças de aeronaves acidentadas2 e que é utilizado pela Divisão de Formação e Aperfeiçoamento (DFA) para treinamento nos cursos de segurança de voo3 e de formação de investigadores de acidentes aeronáuticos4 2

Referências

  1. Organograma do CENIPA. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  2. a b BRASIL. COMAER. CENIPA. Militares do Exército conhecem atividades do CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  3. BRASIL. COMAER. CENIPA. Poder Judiciário debate segurança de voo com o CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.
  4. BRASIL. COMAER. CENIPA. Vice-Comandante da Aeronáutica da China visita o CENIPA. Brasília. Acesso em 2 de novembro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.