Canoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Canoas
"Capital do Avião"
Bandeira de Canoas
Brasão de Canoas
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 27 de junho de 1939
Gentílico canoense
Lema Progresso
CEP 92000-000 até 92479-999
Prefeito(a) Jairo Jorge da Silva (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Canoas
Localização de Canoas no Rio Grande do Sul
Canoas está localizado em: Brasil
Canoas
Localização de Canoas no Brasil
29° 55' 12" S 51° 10' 48" O29° 55' 12" S 51° 10' 48" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre IBGE/2008 [1]
Microrregião Porto Alegre IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Porto Alegre
Municípios limítrofes Norte: Esteio;
Sul: Porto Alegre;
Leste: Cachoeirinha;
Oeste: Nova Santa Rita.
Distância até a capital 13,5 km
Características geográficas
Área 131,097 km² (BR: 4844º)[2]
População 412 827 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 3 149,02 hab./km²
Altitude 8 m
Clima subtropical Cfa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
PIB R$ 16,547,966 mil (BR: 25º) – IBGE/2009[4]
PIB per capita R$ 51,070 03 IBGE/2010[4]
Página oficial

Canoas é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, pertencente à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. Foi emancipado das cidades de São Sebastião do Caí e Gravataí em 1939, e seu nome tem origem da confecção de canoas em seu território no início de seu povoamento, mais precisamente depois da construção da estação férrea local em 1874.

O município possui o segundo maior PIB e a terceira maior população do estado, além de ser a 73ª cidade do Brasil com mais habitantes. Canoas atrai pessoas de outros municípios por causa de seu centro movimentado, das muitas indústrias e por ser um pólo Universitário com um Instituto Federal e quatro Universidades, (Uniritter, Unilasalle, Ipuc e a ULBRA.

Atinge uma altitude de oito metros ao nível do mar. Em seu território correm as águas dos rios Gravataí e Sinos. Por quase vinte anos, o prefeito do município foi Hugo Simões Lagranha. Hoje o poder executivo é exercido por Jairo Jorge da Silva, eleito em 2008]..[5]

O rápido desenvolvimento do município trouxe consequências negativas, como um grande déficit habitacional. Mesmo assim, o município continua crescendo devido ao esgotamento da capacidade habitacional de Porto Alegre e por oferecer alternativa imobiliária mais barata.[6]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Durante a construção da estrada de ferro que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, inaugurada em 1874, uma timbaúva (Enterolobium contortisiliquum) foi aproveitada na antiga fazenda de Gravataí para construir embarcações. O lugar passou a ser chamado de Capão das Canoas, e deu origem ao nome do povoado. Ela também é a árvore símbolo do município [7]

História[editar | editar código-fonte]

A área onde hoje se localiza o município de Canoas era habitada pelos índios Tapes, quando em 1725 chegaram à região os tropeiros lagunistas e com eles o povoador e conquistador Francisco Pinto Bandeira. Em 1733 ele ocupou as terras e criou a Fazenda Gravataí, que foi herdada por Rafael Pinto Bandeira e mais tarde por Josefa Eufália de Azevedo (A Brigadeira). Posteriormente essas terras foram repartidas e vendidas.[8]

Em 1871 a construção da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre tem início. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 1874 e na atual área de Canoas foi construída uma estação. O povoamento da região tem início em torno desta estação férrea, que ficava no centro da Fazenda Gravataí.[9]

Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, situada às margens do rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas com árvores do mato que havia no local que, por esse motivo, ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.

Estação férrea de Canoas em 1874.

O major Vicente Ferrer da Silva Freire, proprietário da Fazenda Gravataí na ocasião, aproveitou a viação férrea para transformar suas terras em um lote de chácaras de veraneio, que ele pôs à venda. Ponto de referência obrigatório, o local passou a ser designado como Capão das Canoas. Logo, as grandes fazendas foram perdendo espaço para as pequenas propriedades, chácaras e granjas.[10]

Em 1908, Canoas foi elevada a Capela Curada. No mesmo ano vieram os irmãos Lassalistas e criaram uma escola agrícola, de ensino primário e de ensino secundário no centro da cidade. Em 1937, foi criada o 3º Regimento de Aviação Militar (RAV), hoje o 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), isto foi decisivo para que ocorresse a emancipação do município. Victor Hugo Ludwig levou ao general Flores da Cunha, interventor federal no estado, as razões da emancipação.

A emancipação de Canoas ocorreria somente em 27 de junho de 1939. No dia 20 de março de 1992, a cidade perdeu seu 2º Distrito que, emancipado, se tornou o município de Nova Santa Rita.

A partir dos anos 1970, a economia e a população cresceram muito rapidamente. Pouco tempo depois a cidade já era grande, e hoje é a segunda maior economia do estado.

Política[editar | editar código-fonte]

A história política de Canoas começa em 27 de junho de 1939, com a Emancipação e em 1940 é nomeado e empossado o primeiro prefeito: Edgar Braga da Fontoura, nomeado pelo coronel Oswaldo Cordeiro de Farias. Desde então, vinte e dois prefeitos, entre nomeados e eleitos, já passaram pela Prefeitura Municipal. Hugo Simões Lagranha foi prefeito em cinco oportunidades, somando vinte e dois anos no cargo. Marcos Antônio Ronchetti, do PSDB, foi reeleito em |2004. Em 2009 assume a prefeitura Jairo Jorge da Silva, do PT, que venceu o segundo turno das Eleições municipais no Brasil em 2008 e reeleito nas eleições de 2012.

Quando há eleições, Canoas é um importante ponto de campanha para um grande número de candidatos a diversos cargos, inclusive candidatos ao governo estadual e à Presidência da República. Isso se dá, principalmente, devido à grande população do município e à sua importância dentro do estado. Por ter mais de 200.000 eleitores cadastrados no TRE domiciliados na cidade, é um dos quatro municípios gaúchos em que há possibilidade de segundo turno nas eleições municipais.

Em 2006, Canoas foi fundamental para a eleição dos deputados federais Luiz Carlos Busato (PTB) e Marco Maia (PT). O senador Paulo Paim (PT) também tem sua base política no município.

Em 2005, o IBGE divulgou o número de eleitores do município:[11] homens: 107.481, mulheres: 118.837, analfabetos: 4.667, menores: 4.648. totalizando 226.318 eleitores.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Em Canoas existem dois jornais de circulação regular: o Diário de Canoas e O Timoneiro, e outros de circulação quinzenal ou mensal. Além desses há duas revistas em circulação, sendo uma a Revista Símbolo.

Além dos jornais e revistas, Canoas conta, ainda, com a TV Ulbra, e as emissoras de rádio Rádio Real AM e a Pop Rock FM, além de quatro rádios comunitárias como a Rádio Comunitária CS e Rádio Comunitária Fátima.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Mapa dos bairros de Canoas.

Canoas é dividida em 18 bairros[12] , dos quais o Guajuviras, Mathias Velho e Niterói são os mais populosos. Pelo fato da maior parte da população estar concentrada nesses bairros, o comércio é bastante desenvolvido, assim como o turismo. Por outro lado, os bairros Guajuviras e Mathias Velho nos últimos anos têm apresentado altíssimo índice de violência. Com o objetivo de combater esta realidade, foi implantado no bairro Guajuviras o "Território de Paz".[13]

Muitos dos bairros de Canoas possuem subdivisões e/ou apresentam vilas em seu interior, onde a divisão territorial não é exata e nem oficial. Apesar disso locais como Chácara Barreto, Cinco Colônias e Ideal são considerados como bairros por seus moradores.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Paisagem da Ilha das Garças.

A geografia de Canoas é bem diversificada. A paisagem dominante é a da zona urbana, mas em alguns pontos isolados do município podem-se encontrar florestas, grandes bosques e um cenário parecido com os semidesertos.

O solo é pobre devido ao alto desgastamento e ao alto nível de poluição, por isso apenas plantas nativas sobrevivem, sendo que as demais plantas precisam de um tipo especial de terra. Canoas é banhada por dois rios, o rio dos Sinos e o rio Gravataí, além de estar na zona do Delta do Jacuí. O município também é banhado por diversos arroios e lagos, alguns poluídos e outros intactos. Na agricultura é dado o incentivo à produção de hortifrutigranjeiros, mas também são produzidos leite, , ovos e mel no município.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima do município é subtropical e temperado. A média anual das temperaturas máximas é de 24 °C e a média das temperaturas mínimas é de 15 °C. A temperatura de Canoas é bem semelhante à de Porto Alegre.

Todos os verões em Canoas são quentes. As temperaturas ficam a estação inteira entre os 23 e 40 °C. O outono no município é marcado pela alta concentração de chuva. As temperaturas ficam entre os 13 e 25 °C. O inverno tem castigado os canoenses com temperaturas baixas. Sendo a mínima absoluta de -3 °C, já houve também a ocorrência de neve em diversos anos em Canoas sendo que a última foi em 2006 no dia 4 de setembro.[14] A primavera é lembrada pelos canoenses como uma estação muito chuvosa. No dia 7 de Novembro de 2005 o município ficou "inundado" pela água, vários bairros tiveram suas ruas alagadas. O motivo do alagamento foi a concentração anormal de chuva no dia e o entupimento de bueiros.

Meio Ambiente[editar | editar código-fonte]

Os parques são muito comuns nos bairros do município.

A Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) foi criada em 2001, com um plano de gestão ambiental buscando a contínua melhoria na qualidade de vida dos canoenses.

O plano de gestão ambiental, além de cadastrar e conceder licença para combater atividades poluidoras, tem como atribuição preservar, recuperar e executar o manejo das áreas verdes urbanas como parques, jardins e praças. Também exerce o poder da polícia para o cumprimento da legislação. A SEMPA está localizada no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo). A SEMPA está atuando também na Praia da Paquetá ajudando a retirar o lixo e tornando o lugar no o maior ponto turístico natural do município.

Hoje o município desenvolve o programa Canoas, te quero verde, para chamar a atenção de estudantes e grupos organizados em visitações técnicas, para a necessidade da preservação do meio ambiente.

A poluição ambiental também é constante na cidade. A Praia da Paquetá era constantemente poluída até que a prefeitura providenciou uma limpeza a cada mês.

Economia[editar | editar código-fonte]

A rua XV de Janeiro, no Centro.

A economia de Canoas é muito desenvolvida, possuindo o segundo maior PIB do estado e o terceiro da região sul do Brasil com R$ 16.444.476.000,00.[4] A indústria é a que mais contribui para o PIB canoense, a cidade possuí uma economia muito diversificada. O Comércio também contribui para o PIB, com diversas lojas e shoppings na parte central da cidade. Os serviços e a agricultura correspondem a os outros 12% do PIB. O PIB per capita da cidade é de 49.523,20.[4] O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2005 possuí índice de 0,557854 e está entre os maiores do estado [15]

  • Canoas foi escolhida como cidade estratégica do gás natural. O gás que vem da Bolívia termina na Usina Termoelétrica Sepé Tiaraju concentrada ao lado da Refap e o primeiro posto licenciado para a comercialização de GNV no Rio Grande do Sul foi o de Canoas, localizado no bairro Igara. Assim como a primeira instaladora de gás natural veicular do Rio Grande do Sul, também localizada no bairro Igara, a Carbuflex.[16]
Composição da economia de Canoas[17]
Comércio
23,4%
Indústria
68,4%
Agropecuária
4%
Serviços
8,2%

Comércio[editar | editar código-fonte]

O comércio do município conta com cerca de 10,5 mil estabelecimentos comerciais, com ampla variedade e grande participação no mercado da Região Metropolitana. Atualmente, o segmento é responsável por quase 24% das receitas canoenses.

O município abriga diversos centros comerciais, como o Conjunto Comercial Canoas (CCC), um dos mais importantes do município, que durante um período acabou sendo locado e transformado improvisadamente em sede da Administração Municipal, lá estando os gabinetes do Prefeito, do Vice-Prefeito e de diversas Secretarias Municipais. Atualmente, entretanto, estes órgãos deixaram o CCC. Comercialmente, apenas os pisos térreo e o subsolo abrigam algumas lojas.

Existem ainda o Canoas Shopping (o maior do município), o Shopping Via Porcello, o Calçadão da Rua Tiradentes que, por decreto municipal, foi transformado em "camelódromo".
No município também se encontram os supermercados Zaffari Bourbon, Carrefour, BIG, Nacional e outros de menor expressão. No âmbito do intercâmbio comercial, exporta óleo de soja, máquinas, implementos agrícolas, condicionadores de ar e interruptores elétricos. Além disso, o município importa grãos de soja e trigo, chapas e barras de ferro.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

Produto agrícola Produção (toneladas)
Arroz 3.360
Cana-de-açucar 36
Laranja 9
Mandioca 300
Milho 4
Tomate 48
Uva 5
Produtos agrícolas e frutíferos
de Canoas, segundo
IBGE em 2006

A agricultura na cidade não é tão importante como no passado. Mesmo assim ainda se produz produtos agrícolas em grandes quantidades, o arroz canoense é plantado em uma área de 800 hectares. Segundo o IBGE em 2006, Canoas produziu 3.360 tonelada de arroz, 5 toneladas de uvas, 9 toneladas de laranjas e 48 toneladas de tomate. Na pecuária, Canoas contém 1.388 cabeças de bovinos, 390 cabeças de suínos, 480 cabeças de eqüinos, 650 cabeças de galinhas, 50 cabeças de caprinos, 60 cabeças de vacas ordenhadas e uma produção de 95.000 litros de leite. Além disso em 2006 produziu-se 4.000 dúzias de ovos de galinhas.

Indústria[editar | editar código-fonte]

O parque industrial de Canoas é um dos maiores e mais importantes do Estado. Pequenas, médias e grandes empresas fabricam no município os mais variados produtos, desde máquinas pesadas até os mais delicados instrumentos cirúrgicos.

Entre as indústrias e empresas localizadas no município estão: IKRO, Iriel, (adquirida recentemente pelo Grupo Siemens), Perdigão, AGCO Massey Ferguson, International Engines, Tec-Master, Midea Carrier (antiga Springer), Forjasul (divisão da Tramontina) e a Refinaria Alberto Pasqualini (Buffon (Petrobras e Repsol YPF). A REFAP contribui diretamente para o PIB do município.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Segundo estimativas do IBGE, Canoas, em 2010, contava com uma população de 323.827 habitantes,[3] superando países como a Islândia e Belize, sendo o 4º maior município do estado e o 67º do Brasil em população.[3] Estima-se que atualmente a população tenha chegado aos 323.827 habitantes. O PIB do município é elevado, ocupando o 2º lugar no ranking do PIB no estado e 31º no ranking do PIB nacional, à frente de capitais como Cuiabá, Campo Grande e Natal. Segundo o PNUD a população masculina ocupa 48,63% e a feminina ocupa 51,37%. A população urbana ocupa 99,8% e a rural 0,2%. A densidade demográfica é de 2.542,56 habitantes por km².

A expectativa média de vida é de 70,8 anos, o homem até os 66,6 anos e a mulher até os 75,1.[17] A mortalidade infantil é de 13,04 por mil nascidos vivos (FEE/2006). A taxa de analfabetismo é baixa, cerca de 3,23% dos canoense são analfabetos.[17] O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,815.(PNUD/2000).[18] O Índice de Gini é de 0,53 (PNUD/2000) e o Índice L de Theil é de 0,50 (PNUD/2000).

A população canoense é formada por descendentes de açorianos e também alguns imigrantes italianos, ucranianos, palestinos e alemães, que vieram a Porto Alegre no século XX. A maioria se instalou na região, mas outros se mudaram para regiões próximas, e uma delas era a futuro município de Canoas.

Capela da Ulbra.

Distribuição da População por faixa etária[editar | editar código-fonte]

  • Homens - Série Histórica
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
de 0 a 04 anos 14.198 14.002 13.560 13.152 12.693 12.113 11.760 11.553 11.392 11.256 10.963
de 05 a 09 anos 13.961 13.854 13.932 13.907 13.809 13.988 13.867 13.478 13.088 12.672 12.078
de 10 a 14 anos 14.232 14.085 14.014 13.784 13.667 13.590 13.491 13.553 13.568 13.523 13.779
de 15 a 19 anos 15.173 15.001 14.596 14.359 14.126 13.912 13.737 13.587 13.390 13.273 13.223
de 20 a 24 anos 13.866 14.196 14.458 14.636 14.712 14.684 14.550 14.279 14.049 13.811 13.594
de 25 a 29 anos 11.441 11.745 12.162 12.633 13.078 13.444 13.745 13.981 14.142 14.215 14.197
de 30 a 34 anos 11.232 11.125 11.033 10.992 11.046 11.217 11.494 11.870 12.295 12.695 13.024
de 35 a 39 anos 11.581 11.463 11.332 11.200 11.078 10.975 10.893 10.818 10.786 10.838 10.994
de 40 a 44 anos 11.096 11.196 11.237 11.230 11.191 11.133 11.059 10.971 10.879 10.793 10.722
de 45 a 49 anos 9.163 9.429 9.723 10.017 10.269 10.454 10.585 10.662 10.696 10.700 10.686
de 50 a 54 anos 7.315 7.571 7.787 7.984 8.200 8.450 8.728 9.032 9.337 9.605 9.814
de 55 a 59 anos 5.057 5.313 5.623 5.957 6.277 6.557 6.812 7.034 7.245 7.475 7.739
de 60 a 64 anos 3.823 3.908 3.988 4.081 4.216 4.406 4.645 4.929 5.236 5.534 5.803
de 65 a 69 anos 2.781 2.849 2.931 3.021 3.109 3.192 3.275 3.354 3.447 3.577 3.756
de 70 a 74 anos 1.981 2.040 2.079 2.110 2.147 2.196 2.255 2.327 2.407 2.486 2.563
de 75 a 79 anos 1.043 1.128 1.223 1.315 1.390 1.445 1.482 1.510 1.535 1.568 1.610
de 80 anos e mais 917 971 1.022 1.077 1.135 1.198 1.261 1.316 1.360 1.386 1.391
Total de Homens 148.860 149.876 150.700 151.455 152.143 152.954 153.639 154.254 154.852 155.407 155.936
  • Mulheres - Série Histórica
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
de 0 a 04 anos 13.680 13.436 12.963 12.592 12.194 11.552 11.167 11.173 11.077 10.881 10.775
de 05 a 09 anos 13.499 13.598 13.604 13.447 13.414 13.510 13.265 12.815 12.541 12.170 11.531
de 10 a 14 anos 13.800 13.762 13.694 13.487 13.347 13.333 13.430 13.435 13.239 13.215 13.341
de 15 a 19 anos 15.020 14.727 14.397 14.218 13.984 13.715 13.585 13.449 13.291 13.200 13.168
de 20 a 24 anos 13.571 13.969 14.351 14.666 14.856 14.894 14.706 14.445 14.184 13.891 13.632
de 25 a 29 anos 11.746 11.950 12.275 12.686 13.127 13.546 13.938 14.298 14.582 14.745 14.770
de 30 a 34 anos 11.959 11.775 11.622 11.519 11.502 11.602 11.823 12.176 12.624 13.092 13.522
de 35 a 39 anos 12.845 12.718 12.508 12.259 12.023 11.829 11.664 11.506 11.385 11.356 11.459
de 40 a 44 anos 11.742 11.949 12.154 12.330 12.428 12.429 12.353 12.209 12.032 11.855 11.701
de 45 a 49 anos 10.054 10.339 10.597 10.829 11.047 11.257 11.465 11.673 11.857 11.977 12.015
de 50 a 54 anos 7.982 8.339 8.679 9.004 9.319 9.619 9.897 10.144 10.363 10.570 10.776
de 55 a 59 anos 5.776 6.056 6.400 6.782 7.167 7.535 7.891 8.235 8.568 8.887 9.185
de 60 a 64 anos 4.747 4.825 4.903 5.004 5.156 5.373 5.651 5.985 6.353 6.727 7.089
de 65 a 69 anos 3.926 3.970 4.035 4.116 4.202 4.290 4.384 4.477 4.590 4.751 4.972
de 70 a 74 anos 3.190 3.266 3.306 3.326 3.349 3.392 3.451 3.533 3.629 3.731 3.835
de 75 a 79 anos 1.883 2.016 2.178 2.347 2.495 2.604 2.682 2.729 2.762 2.800 2.857
de 80 anos e mais 1.813 1.936 2.048 2.163 2.291 2.433 2.595 2.770 2.949 3.118 3.263
Total de Mulheres 157.233 158.631 159.714 160.775 161.901 162.913 163.947 165.052 166.026 166.966 167.891
  • População - Série Histórica
2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
de 0 a 04 anos 27.878 27.438 26.523 25.744 24.887 23.665 22.927 22.726 22.469 22.137 21.738
de 05 a 09 anos 27.460 27.452 27.536 27.354 27.223 27.498 27.132 26.293 25.629 24.842 23.609
de 10 a 14 anos 28.032 27.847 27.708 27.271 27.014 26.923 26.921 26.988 26.807 26.738 27.120
de 15 a 19 anos 30.193 29.728 28.993 28.577 28.110 27.627 27.322 27.036 26.681 26.473 26.391
de 20 a 24 anos 27.437 28.165 28.809 29.302 29.568 29.578 29.256 28.724 28.233 27.702 27.226
de 25 a 29 anos 23.187 23.695 24.437 25.319 26.205 26.990 27.683 28.279 28.724 28.960 28.967
de 30 a 34 anos 23.191 22.900 22.655 22.511 22.548 22.819 23.317 24.046 24.919 25.787 26.546
de 35 a 39 anos 24.426 24.181 23.840 23.459 23.101 22.804 22.557 22.324 22.171 22.194 22.453
de 40 a 44 anos 22.838 23.145 23.391 23.560 23.619 23.562 23.412 23.180 22.911 22.648 22.423
de 45 a 49 anos 19.217 19.768 20.320 20.846 21.316 21.711 22.050 22.335 22.553 22.677 22.701
de 50 a 54 anos 15.297 15.910 16.466 16.988 17.519 18.069 18.625 19.176 19.700 20.175 20.590
de 55 a 59 anos 10.833 11.369 12.023 12.739 13.444 14.092 14.703 15.269 15.813 16.362 16.924
de 60 a 64 anos 8.570 8.733 8.891 9.085 9.372 9.779 10.296 10.914 11.589 12.261 12.892
de 65 a 69 anos 6.707 6.819 6.966 7.137 7.311 7.482 7.659 7.831 8.037 8.328 8.728
de 70 a 74 anos 5.171 5.306 5.385 5.436 5.496 5.588 5.706 5.860 6.036 6.217 6.398
de 75 a 79 anos 2.926 3.144 3.401 3.662 3.885 4.049 4.164 4.239 4.297 4.368 4.467
de 80 anos e mais 2.730 2.907 3.070 3.240 3.426 3.631 3.856 4.086 4.309 4.504 4.654
População 306.093 308.507 310.414 312.230 314.044 315.867 317.586 319.306 320.878 322.373 323.827

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Canoas conta com uma boa infraestrutura, com quase todas as ruas asfaltadas e em boas condições, boa iluminação pública, parques conservados e ruas e avenidas sinalizadas. Porém, como em qualquer cidade grande, existem moradias irregulares e muitas invasões em bairros pobres.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Este trecho da BR-116, em Canoas, é o mais movimentado do Sul do Brasil.

No município se encontram duas rodovias a BR-116 e a BR-386. As duas se encontram na zona norte do município. O trecho da BR-116 de Canoas é o mais movimentado da Região Sul do país. Estima-se que por 30 minutos passam mais de 5.000 carros, sem contar os ônibus. Os congestionamentos acontecem na maioria das vezes as seis horas, na chamada Hora do Rush que acontece no município. A prefeitura está analisando o projeto da nova BR-448, chamada de Rodovia do Parque, terá 22 quilômetros de extensão, entre o entroncamento da BR-116 com a RS-118 e a free-way. Pelo traçado inicial, passará por trás do Parque Assis Brasil, em Esteio, até a BR-386 na Tabaí/Canoas, seguindo em paralelo ao Rio dos Sinos até a freeway. Na passagem sobre o rio Gravataí, está prevista a construção de uma ponte com 1,5 km de comprimento. Em 2006 havia 73.402 automóveis, 3.427 caminhões, 1.665 caminhões-tratores, 2.798 caminhonetes, 310 microônibus, 13.179 motocicletas, 1.583 motonetas, 914 ônibus e 151 tratores.[19]

O problema do transporte coletivo em Canoas é antigo. Há mais de trinta anos Canoas é atendida por uma única empresa, a Sogal, que também faz parte de outra empresa de transporte coletivo que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre, a VICASA, que liga Porto Alegre aos principais bairros das cidades metropolitanas. O contrato de concessão que permitia à Sogal explorar o serviço dentro do município já venceu, porém, já que a prefeitura não fez uma nova licitação, este monopólio por parte da empresa atual continua, e junto com ele continuam as muitas deficiências na qualidade dos serviços, como por exemplo:

Grandes demoras, de meia hora a uma hora, principalmente nos finais de semanas, até passar um ônibus que possa levar o passageiro até o centro ou até as estações de trem, sendo que de táxi a maioria dos percursos é feita em menos de 15 minutos; inexistência de ônibus com ar-condicionado (na capital, as empresas praticam a mesma tarifa, e muitos ônibus possuem ar-condicionado e acesso a portadores de deficiência, em diversos horários e linhas), falta de ligação entre determinados bairros, lenta renovação da frota, poucos micro-ônibus, linhas que só possuem horários no início da manhã e no final da tarde, linhas que fazem trajetos muito semelhantes, e praticamente nos mesmos horários.

A Trensurb leva diariamente muitos canoenses nos horários de picos para outros bairros da cidade, Porto Alegre e outra cidades da região metropolitana.

A Estação Rodoviária de Canoas fica localizada às margens da BR-116 na Rua Sete Povos e funciona de segunda a domingo. É pouco usada, pois nem todos os ônibus intermunicipais passam por ela, então, grande parte da população canoense e de regiões próximas acaba preferindo usar a Rodoviária de Porto Alegre, chegando ao local de trem.

Para fugir dos congestionamentos que acontecem no município, e principalmente para se deslocar mais rapidamente até o centro da capital, Porto Alegre, a população canoense costuma utilizar o Trensurb. O problema de se usar esses trens no município é que, em determinados horários do dia, eles passam muito cheios.

Ou seja, na hora de pico da manhã, muitos trabalhadores que residem em Canoas e cidades próximas se deslocam para a capital, lotando mais ainda os trens no sentido São Leopoldo-Porto Alegre. No final da tarde, por sua vez, são os trens que vêm no sentido Porto Alegre-Sapucaia que normalmente andam mais cheios.

Há seis estações de metrô em Canoas, distribuídas pela Trensurb: Niterói/UniRitter, Fátima, Canoas/LaSalle, Mathias Velho, São Luís/Ulbra e Petrobrás.

Rodoviária de Canoas, que fica as margens da BR-116.

Canoas uma é cidade estratégica por abrigar em seu território a sede do 5º Comando Aéreo Regional (COMAR V), do Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) e uma Base Aérea da FAB, a Base Aérea de Canoas, que sedia o 1º/14º Grupo de Aviação, unidade de aviação de caça, operando atualmente aeronaves supersônicas F-5 Tiger II, além do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA).

Há poucas ciclovias no município, existe uma para lazer na Praça Rio Grande, outra na Avenida Rio Grande do Sul, que está em mau estado, e outras duas estão em projeto como a da Rua República e da Rua Curitiba.

O sistema dutoviário de Canoas é complexo, a rede de petróleo vem da plataforma de Tramandaí até a Refinaria e outra que carrega Nafta vai do município ao pólo petroquímico. A rede de gás natural vem de Santa Cruz, Bolívia e termina em Canoas.

O Terminal de Niterói (TENIT) é usado pela Petrobrás para transportar equipamentos. O terminal fica às margens do rio Gravataí.

Saúde[editar | editar código-fonte]

A saúde era precária até 2004, faltavam equipamentos e espaço para toda uma população de mais de 300 000 habitantes. Em meio à crise da saúde no ano de 2005, o prefeito Marcos Antônio Ronchetti inaugurou o Hospital de Pronto Socorro de Canoas Nelson Marchesan, mais conhecido popularmente como HPS de Canoas, no Bairro Mathias Velho, onde há maior número de ocorrências. Ele foi feito para atender apenas aos casos mais graves. O novo hospital começou a atender também a municípios vizinhos.

Abaixo estão todos os hospitais encontrados no município:

Hospital Universitário atendendo com 70% dos leitos ao SUS e 30% dos leitos a convenios e particulares,sendo referencia em obstetricia na região.Hospital Nossa Senhora das Graças, com 387 leitos pelo SUS, Hospital de Pronto Socorro (somente urgência e emergência) com 120 leitos, Hospital Santa Tecla (somente convênios e particulares) com 50 leitos, Centro Clínico (somente convênio e particulares) com 22 leitos e o Hospital da Base Aérea (somente associados) com 55 leitos. O município também possui 24 postos de saúde de atenção primária e serviços de atenção secundária.[17]

Educação[editar | editar código-fonte]

A Unilasalle é um centro universitário do município.

Canoas possui, atualmente, o segundo maior pólo de ensino do Rio Grande do Sul. As escolas são encontradas em todos os bairros, por isso a qualidade de ensino no município é uma das melhores do estado, segundo avaliação do MEC.

A cidade, porém, tem alguns problemas na rede pública de ensino, algumas escolas estão sem reparos há anos e em alguns casos há ratos, buracos e goteiras em dias de chuva. Estes casos, na maioria das vezes, ocorrem em escolas estaduais. O município é um pólo de ensino porque nele está concentrada uma universidade; a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ; o Instituto Federal Câmpus Canoas, com cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores gratuitos; dois centros universitários; O Centro Universitário La Salle (Unilasalle) e o Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). A Taxa de analfabetismo atual de Canoas é de 3,23%. Dados da Secretaria Municipal de Educação indicam 10 mil analfabetos no município.[17] Abaixo o número de Escolas no município:[17]

Educação Infantil: 28 escolas, 1.783 alunos e no Ensino Fundamental são 42 escolas, 28.383 alunos, 1.404 professores. Na rede estadual existem: 36 Escolas, 34.870 Alunos, 1.299 Professores. Na rede particular existem 30 escolas, 17.020 alunos e 908 professores.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A segurança em Canoas é regular. Apesar de haver um bom número de delegacias, faltam policiais para tantos crimes registrados no município. Entretanto, a ação policial é rápida, e por este motivo a segurança é considerada regular. A estrutura da polícia é bem organizada e geralmente bem efetuada. Os assaltos são muito frequentes no município, assim como os furtos de carros. Ainda falta segurança em algumas avenidas e ruas importantes do município onde a polícia não costuma atuar com frequência, fazendo com o que o tráfico de drogas e os assaltos se proliferem.

O município possui doze delegacias civis, sete companhias da Brigada Militar e 140 guardas municipais.[17]

Como entidade classista no setor de comunicação social, existe a AVECOS - Associação de Veículos e Empresas de Social de Canoas, fundada em 27 de maio de 1992, e a primeira a ser legal e oficialmente reconhecida, cujo primeiro e atual presidente é o jornalista, cronista social, radialista, historiador, acervista e escritor Francisco Antonio Pagot (pseudônimo Xico Júnior).

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cultura vem se desenvolvendo a pouco tempo na cidade. As atividades culturais ocorrem principalmente no sábado e no domingo. Cada bairro, com exceção da Ilha das Garças, tem seu próprio monumento ou uma praça simbólica, às vezes feitas até por moradores locais. O movimento cultural mais popular do município é a festa de Nossa Senhora do Caravaggio quando se reúnem milhares de fiéis nas ruas para comemorar o dia da santa.

Outros acontecimentos do município também atraem muitos visitantes, como o Carnaval, o Encontro dos corais, a Feira do Livro, o Festival de Ginástica e Dança

A Fundação Cultural de Canoas foi criada para preservar e promover a cultura no município e resgatar a cultura do povo canoense. Com a criação da Trensurb, a perda da identidade histórica do município era iminente por isso no dia foi 20 de novembro de 1984 ela foi criada. O prédio foi cedido em consequência de um contrato entre a Prefeitura Municipal e o Trensurb. A partir desta data começaram as atividades nas áreas de Literatura, Artes Plásticas, Teatro e Cinema, Folclore, Música e Dança. Na nova Lei Orgânica, a prefeitura cedeu verbas para que um capítulo importante do município não fosse perdido. Mas em 15 de abril de 2009 foi extinta dando lugar a Associação Cultural de Canoas-ASCCAN que tem por finalidade preservar e promover a fruição cultural através do apoio de associados, comunidade e parcerias com o público e privado. Hoje a ASCCAN realiza cursos de pintura e desenho, aulas de violão, guitarra, cavaquinho, danças entre outras atividades. O município promove Concurso de Literatura, que têm como objetivo premiar autores do município de outras regiões do Brasil e dos países que falam a língua portuguesa. O concurso abrange temas como conto, crônicas e poesias. Também ocorre a Feira do Livro.

Canoas também dispõe de algumas bibliotecas para pesquisas, sendo três as mais importantes: Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva (localizada em novo endereço desde maio de 2009, Rua Ipiranga, 105), Biblioteca Martinho Lutero (Ulbra) e a Biblioteca da Unilasalle. Existem no município nove CTGs, que incentivam a prática das tradições do Rio Grande do Sul no município. Os principais centros de tradições são o CTG Brasão do Rio Grande, a GPF Aldebarã, o CTG Mata Nativa, a DTG Morada de Guapos, a DTG Periquitos Amadores do Chasque, a GAG Piazitos do Sul, o CCT Rancho Crioulo, o CTG Raízes da Tradição e o CTG Sentinela do Rio Grande.

O teatro ainda vem se desenvolvendo lentamente, apesar de Canoas abrigar a AGTB (Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos). A Fundação Cultural promove a Amostra de Cine-Vídeo de Canoas, com o objetivo de estimular o talento e a criatividade de profissionais e amadores que produzem cinema e vídeo no município. Dos filmes da última edição da amostra podem-se citar a Casa do Poeta de Canoas, de Maria Riggo; Os Donos da Ladeira, de Cláudio Piedras; Summertime, de Cláudio Piedras; Não Tem Preço, de Marcos Vinícius Cardoso Ribeiro; Siglas do Golpe, de Antônio Jesus Pfeil e Perturbação, de Cláudia Ávila.

O município oferece vários museus, que abrangem diversas áreas e assuntos, para pesquisa e visualização. Na semana nacional do museu o evento atrai um grande número de pessoas ao Museu Municipal do município e a atração mais procurada é a História do município. O público também se interessa pelo município desde sua urbanização até os dias atuais. Eis alguns museus presentes no município: Museu de Ciências Naturais (Unilasalle), Museu e Arquivo Histórico La Salle, Museu Dr. Sezefredo Azambuja Vieira (Museu Histórico de Canoas). Antigamente existia também o Museu da Tecnologia da ULBRA, que era o maior museu da América Latina, mas este foi fechado após a crise financeira da universidade dando lugar a uma incubadora de novas empresas, a ULBRATECH.

O projeto Canta Brasil, no Mathias Velho, promove a dança e a música para jovens do bairro e sem nenhum custo. O projeto cultural já está sendo reconhecido na região.

Este carro do Emerson Fittipaldi (ex-piloto de F1) de 1993 e outros estavam a amostra no Museu do Automóvel da Ulbra.

O Carnaval de Canoas é um evento bastante conhecido na região e a partir de 2008 será um evento oficial e com o apoio da prefeitura.[20] O carnaval sempre atrai um grande número de pessoas do município. Canoas município possui ainda um sambódromo, localizado no Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde as escolas do município se reúnem para o desfile. São onze as escolas de samba que participam do desfile no município: Acadêmicos da Grande Rio Branco, Acadêmicos de Niterói, Estado Maior da Rio Branco, Guardiões do Bom Sucesso, Imperatriz da Grande Niterói, Império da Mathias, Nenê da Harmonia, Nossas Raízes, Os Tártaros, Rosa Dourada e a Unidos do Guajuviras.

Canoas possui um número razoável de áreas de lazer para oferecer aos seus habitantes. O município possui grandes parques e muitas praças (cerca de 113), mas nos bairros mais pobres ainda existe uma necessidade muito grande de locais que proporcionem lazer a sua população. O feriado municipal de Canoas é em Janeiro e é comemorada a Nossa Senhora dos Navegantes.

Entre os principais centros de lazer do município, estão os seguintes: Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), Parque Esportivo Eduardo Gomes (Parcão), Centro Olímpico Municipal e outros diversos. No interior do Parque Getúlio Vargas se localiza o Jardim Zoológico Municipal de Canoas (Minizoo).

Religião[editar | editar código-fonte]

A escolha da religião é livre, e devido à grande quantidade de igrejas católicas instaladas no município, a metade da população é dessa religião. O município de Canoas possui a seguinte distribuição religiosa:[21] 75,72% são católicos; 12,66% são evangélicos; 4,9% são ateus; 2,09% são espíritas, 1,91% umbandistas e 2,72% possuem outra religião.

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Está presente em todos os bairros e vilas da cidade. Tem mais de 90 congregações contando com mais de 10.000 membros.

Igreja Católica

Está presente com dezessete paróquias espalhadas por todos os bairros. A sede do Vicariato de Canoas, que abrange também Esteio e Sapucaia do Sul (somando 383 mil pessoas, 21 paróquias e 490 comunidades), é a Paróquia São Luís Gonzaga, localizada no centro de Canoas. São Luís Gonzaga é padroeiro do município, sendo mencionado inclusive no Hino de Canoas.

Igreja Batista

Tem vários locais de reunião em Canoas e é caracterizada pela diversidade, incluindo desde as conservadoras, até as de linha pentecostal.

Igreja Luterana

Também possui grande presença no município, com comunidades em alguns bairros e na Ulbra.

COPAC

Comunhãos dos Pastores de Canoas. É o grupo dos pastores das igrejas evangélicas da cidade de Canoas. Lutam pela unidade da fé evangélica, promovendo café dos pastores aonde são compartilhadas suas experiências, palestras, treinamentos, etc. Buscam uma identidade para as igrejas evangélicas verdadeiras que não é divulgada pela mídia aonde os evangélicos e os pastores são taxados de charlatões ou lunáticos.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O esporte é muito praticado, na cidade de Canoas. São inúmeros as escolinhas, os clubes esportivos que existem na cidade. Para todos eles existe uma liga que controla essas atividades esportivas, como a LCF (Liga Canoense de Futebol) que comanda o futebol, a Licafar (Liga Canoense de Futebol de Areia) que comanda o futebol de areia. Os torneios que ocorrem na cidade são na maioria amadores já que não há muitos clubes profissionais.

Ginástica de Trampolim da Ulbra.

O único clube profissional de vôlei em Canoas é a Ulbra, já foi Eneacampeão do Estadual Adulto, Tricampeão da Superliga Brasileira e Campeão Paulista em 2006. Existem também no município pequenos campeonatos amadores que ocorrem durante o ano.

Participam da Federação Gaúcha de Basqueteball a Ulbra, o Clube Bolão Gaúcho e o Colégio Concórdia.

O Judô é muito praticado em Canoas, existem diversas escolinhas e locais de treinamento

No município se encontram, além disso, vários outros campeonatos de esportes como: Ginástica, Natação, Capoeira, Basquete, Rugby e até mesmo de Ioiô, entre outros esportes. Há pouco tempo uma empresa de Porto Alegre, a Gold Kart, se instalou atrás do Carrefour no centro de Canoas.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Masculino

Em Canoas, é realizada a Liga Canoense de Futebol. É essa liga que comanda e realiza os campeonatos de futebol amadores de Canoas. Nunca houve um citadino oficial de futebol na cidade, mas há pequenas copas, como a Copa Canoas de Futebol 2007 que contam como citadinos. Como também tem o campeonato SECA que se realiza com todas escolas de Canoas, que se realiza tanto em campo como futsal.

Existem dois clubes profissionais na cidade: o Canoas Sport Club que foi fundado em 2001 e que atualmente disputa a Primeira Divisão do Gauchão e o Canoas Futebol Clube que permaneceu como único representante da cidade na Série B do Gauchão em 2000 e 2001 (em 2002 a Ulbra participou junto) mas atualmente está inativo. E ainda tem o Grêmio Esportivo Veronese que chegou a participar da Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho de 1954 mas depois fechou suas portas para o futebol masculino.

Existem ainda outros três clubes amadores que futuramente podem vir a disputar a Série B do Gauchão: O Sport Club Oriente, o Frigorífico Nacional Futebol Clube e o Rio Grande Futebol Clube, Todos eles já participaram do Campeonato Gaúcho de Futebol Amador.

Feminino

A prefeitura não investe muito no futebol feminino de Canoas, tanto que os clubes participam apenas de regionais. Existem alguns clubes amadores na cidade e algumas escolinhas mas o único participante dos estaduais é o Vernisul,[22] que já ficou com o Vice-Campeonato Gaúcho em 2006 após perder para o Juventude na final em Canoas. O clube Vernisul em 2008 vai ter um rival de Canoas, a Ulbra vai treinar atletas para disputarem os campeonatos estaduais e a Copa do Brasil de Futebol Feminino.[23]

Futsal[editar | editar código-fonte]

Ginásio de Esportes da Ulbra.

O futsal é muito valorizado no município, e teve muito mais conquistas do que o futebol canoense. Os principais clubes disputam o estadual de futsal ou a Liga Nacional. Os outros clubes do município disputam a divisão de ouro ou a de prata, cujo campeão participa de torneios regionais.

Masculino

A Ulbra já foi reconhecida mundialmente pelo futsal: o Sport Club Ulbra foi tricampeão mundial em 1996 de 1999 e em 2001. Em 2001 e 2003[24] foi campeã do e do estadual ouro e em 2003 no estadual juvenil. Infelizmente em 2009 após sofrer uma forte crise após a descoberta de um esquema de lavagem de dinheiro praticada pelo reitor na época que foi afastado e preso a universidade foi obrigada a encerrar seus times de futsal e basquete além de repassar o futebol de campo e o voleibol para outra admistração.

O La/Salle é um centro-universitário de Canoas que com investimento no futsal, conseguiu para si dois títulos do estadual ouro em 1981 e 1982,[24] sendo assim o primeiro clube canoense a vencer a competição organizada pela Federação Gaúcha de Futsal. O CEPE é outro clube que conseguiu uma boa colocação na tabela em 2003,[24] ficando com o vice-campeonato categoria Infanto-Juvenil e a 3º colocação em 2002.

E o Clube dos Empregados da Petrobrás que é formado por empregados da Petrobrás, ficou em 3º lugar no estadual Pré-mirim de 2006.[24]

Feminino

No estadual feminino, o clube Funil conseguiu a melhor colocação do futsal feminino canoense no estadual ficando com o vice-campeonato em 1995.[24] Fluminense de Canoas foi outro clube canoense que conseguiu uma boa campanha no Campeonto Estadual de Futsal Feminino junto com o clube Funil em 1995.[24]

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

O turismo em Canoas é mais voltado para a cultura do que para natureza. São inúmeros os monumentos e praças do município que, em sua maioria, foram fundados entre 1890 a 1960. Abaixo estão os mais importantes:

O Jardim do Lago fica no bairro Marechal Rondon.
A Capela da Ulbra à noite.
Praça do Avião

A Praça do Avião ou Praça Santos Dumont é o ponto mais famoso do município de Canoas. No local, um avião de fabricação inglesa F-8 Gloster Meteor, sustentado por um suporte de concreto armado, faz uma homenagem à importância da Aeronáutica para o desenvolvimento municipal. Inaugurado em 22 de janeiro de 1968, o monumento foi oferecido à comunidade pela Força Aérea Brasileira.

Parque Getúlio Vargas

O Parque Getúlio Vargas conhecido popularmente como Capão do Corvo é uma área de preservação da natureza. Nessa área também se encontra o zoológico de Canoas que foi feito pelo projeto Canoas, te quero verde. O parque, inaugurado no dia 13 de dezembro de 1980, serve para a população fazer uma caminhada ambiental em uma das poucas áreas onde a natureza foi poupada da ação do homem no município.

Catedral de São Luiz Gonzaga

Em estilo eclético com predominância de detalhes neogóticos. Comporta belíssimos vitrais e um crucifixo esculpido em madeira no altar principal.

Igreja Luterana do Brasil

O pequeno templo apresenta uma arquitetura contemporânea e arrojada.

Fundação Cultural de Canoas

Sediada na antiga estação ferroviária, às margens dos trilhos da Trensurb.

Villa Mimosa

Importante construção histórica, em estilo eclético.

Base Aérea de Canoas

A Base Aérea de Canoas - BACO ou Aeroporto de Canoas é uma base da Força Aérea Brasileira localizada no município de Canoas. Na base atuam o Esquadrão Pampa com os caças supersônicos F-5E (Northrop F-5E Tiger II) e algumas aeronaves de caça do tipo Embraer EMB-312 Tucano.

Canoas Shopping

O Canoas Shopping foi criado em 29 de Abril de 1998 e recebe mais de um milhão de visitantes ao mês. O Cinemark possui 11 salas de cinemas instaladas, com muito espaço. Dentro do shopping existe uma grande quantidade de lojas e produtos e a que mais se destaca é a Mc Donald's que sempre atrai um bom número de pessoas. Inaugurado em 29 de Abril de 1998, o Canoas Shopping possui uma área bruta construída de 90,9 mil metros quadrados e mais de 230 lojas.[25] É o maior shopping center da região metropolitana e um dos maiores do Rio Grande do Sul.

Praia da Paquetá

Praia da Paquetá é uma praia recém recuperada pela poluição das águas do rio Gravataí. Ainda é um local impróprio para o banho. Em 1890 a praia do município de Canoas era um ponto de veraneio para muitos, mas acabou sendo poluída em 1950 com o aumento da população. É o lugar natural mais bonito do município.

Taças da Corsan

Na Rua XV de Janeiro existem quatro reservatórios de água com uma arquitetura arrojada feita pela Corsan (Companhia Rio-grandense de Saneamento).

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

[26]

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 de dezembro de 2010.
  3. a b c Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. a b c d Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  5. FAMURS - Prefeito de Canoas.
  6. Imóveis baratos de Canoas.
  7. Simbolo de Canoas.
  8. Busato Canoas - História do município de Canoas.
  9. FAMURS - História do município de Canoas.
  10. RS Virtual - História do município de Canoas.
  11. RS Virtual - Eleitores do município de Canoas.
  12. GeoCANOAS - Mapa com os bairros oficiais de Canoas.
  13. Ver "Território de Paz".
  14. Notícias do portal Terra - 4 de setembro de 2006, 14h03.
  15. Nutep.
  16. 1º posto e instaladora do RS.
  17. a b c d e f g Prefeitura Municipal de Canoas - Dados de Canoas.
  18. FAMURS - IDH de Canoas.
  19. IBGE - Frota de veículos 2006.
  20. Carnaval de 2008 será oficial.
  21. Juventude e Religião: cenários no âmbito do lazer.
  22. Título não preenchido, favor adicionar.
  23. Título não preenchido, favor adicionar.
  24. a b c d e f Federação Gaúcha de Futsal.
  25. Canoas Shopping.
  26. Escolas Privadas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Canoas