Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Unisinos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Tipo de instituição Privada, filantrópica e confessional
Docentes 900[1]
Total de estudantes 31 000[1]
Reitor(a) Marcelo Fernandes de Aquino
Estado Rio Grande do Sul
Página oficial http://www.unisinos.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é uma instituição de ensino superior privada jesuíta localizada na cidade brasileira de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mantida pela Associação Antônio Vieira, vinculada à Companhia de Jesus, a Unisinos integra uma rede de 200 instituições de ensino superior jesuítas, com 2,2 milhões de alunos no mundo todo.

De acordo com a classificação do Índice Geral de Cursos de 2010, organizada pelo Ministério da Educação (MEC)[2] , a Unisinos está entre as quatro melhores universidades particulares do País.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O campus principal da Unisinos fica na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, importante polo econômico da região do Vale do Rio dos Sinos, distante 25 minutos da capital gaúcha, Porto Alegre. Dispõe de 90,55 hectares e 142km² de área de preservação ecológica, sendo, por isso, considerada a maior universidade em área do Estado. Além disso, o campus possui mais de 400 salas de aula, 150 laboratórios modernos e uma das maiores bibliotecas universitárias da América Latina.[3]

Concentra mais de 31 mil estudantes em 57 cursos de graduação, 25 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados)recomenados pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de especializações, MBAs e cursos de formação específica. Atualmente, possui cerca de 240 pesquisas em andamento. Tem em sua base mais de 2000 funcionários e docentes - dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores, porcentagem superior à média brasileira.[3]

A Universidade também possui uma rádio, a Unisinos FM, e uma emissora de televisão, a TV Unisinos.

Campus Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

Em 2010, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos anunciou seus planos de expansão rumo à capital. Uma parceria com o Colégio Anchieta, tradicional escola jesuíta da capital, permite que sejam agregados ao novo campus cinco cursos tecnológicos e quatro bacharelados de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Administração:Gestão para Inovação e Liderança, Nutrição, Enfermagem e Ciências Contábeis. Além disso, Design, Design de Moda, Relações Internacionais, Jornalismo e Administração estão em vias de aprovação.

ISO 14001[editar | editar código-fonte]

Em 2004, a Unisinos tornou-se a primeira universidade da América Latina e uma das cinco do mundo a receber a certificação ISO14001, concedida a organizações comprometidas com o ambiente natural. Em 2006, foi escolhida pela alemã SAP, maior empresa de software de gestão empresarial no mundo, para sediar sua primeira filial no Sul do país.

Unitec[editar | editar código-fonte]

O Complexo Tecnológico Unitec é a unidade de negócio da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos – que fomenta, planeja e realiza inovação tecnológica, fomentando o conhecimento gerado na universidade e o integrando com as empresas, por meio de pesquisa aplicada. O complexo também potencializa o estabelecimento de parcerias estratégicas (internas e externas) para a instalação e fortalecimento do empreendedorismo inovador com base no desenvolvimento sustentável.

Atuando na gestão executiva do Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos como representante da Unisinos, uma das partes integrantes na governança do parque, o Complexo Tecnológico Unitec também tem entre suas responsabilidades a atração e implementação de investimentos.

O complexo também abrange a Incubadora Tecnológica, que já conta com mais de 20 empresas, e o Condomínio Tecnológico. Na incubadora, podem participar empreendimentos cuja produção ou prestação de serviços caracterize-se pelo conteúdo tecnológico e pela inovação em seus processos e resultados.

Em 2010 o Parque Tecnológico São Leopoldo Tecnosinos conquista o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria de melhor Parque Tecnológico de 2010.

Transporte[editar | editar código-fonte]

A Unisinos oferece transporte gratuito e de excelente qualidade da estação Unisinos do TRENSURB até o campus. O transporte conhecido como circular unisinos é gratuito, entretanto os usuário devem adquirir um vale em um dos ambientes de relacionamento no campus ou na estação ou além disso, uma passagem integrada TREM/INTEGRAÇÃO UNISINOS nos guichês do trensurb. O transporte é aberto à todas as pessoas da comunidade, independente do seu vínculo (ou não) com a Unisinos.

Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul[editar | editar código-fonte]

Sangaia lavinai no museu.

O Museu foi inaugurado no dia 31 de julho de 2006, e esta localizado no Prédio 6 da Unisinos. [4]

Tem por finalidade, remontar uma parte da história do estado, contada através de materiais encontrados e coletados por diversos profissionais das áreas de geologia e biologia, que compõem um acervo de mais de oito mil peças. E tem como principal objetivo dar oportunidade para o conhecimento prático, tanto para o curso de Geologia, como para o curso de biologia da Universidade. Sendo que o material encontrado no museu é estudado também por outras universidades. O Museu contém amostras exclusivas de minerais, rochas e fósseis que contam os primórdios da história do Rio Grande do Sul.

As visitas devem ser previamente agendadas. As visitas são voltadas para profissionais, empresários, alunos do Ensino Médio, Acadêmicos e amadores interessados.

A Universidade tem contribuído para a pesquisa e preservação dos Sítios paleontológicos do Rio Grande do Sul.

Linha cronológica[editar | editar código-fonte]

  • 1969: Autorizado o funcionamento da Unisinos por meio do Decreto-Lei 722/69. A data coincidiu com o dia de Santo Inácio de Loyola. Realização da cerimonia oficial de instalação da universidade, contando com a presença do governador do estado e ministro da educação da época.
  • 1973: Abertura da Avenida Unisinos, com 2,5 km de extensão, ligando a BR-116 ao campus. Inauguração do Nucleo de Processamento de Dados (NPD). Inicio da gestão do reitor Padre Theobaldo Frantz. Lançada a pedra fundamental das construções da atual sede da Unisinos. Inauguração da oficial nova sede da Unisinos, com a presença do governador do estado, prefeito de São Leopoldo, Ministro da Educação e do Trabalho.
  • 1979: Inauguração do Terminal Rodoviário, na avenida Unisinos.
  • 1981: Incêndio de grandes proporções, com causas até hoje desconhecidas, destrói o pavilhão B da antiga sede.
  • 1983: Unisinos é reconhecida pela portaria 453.
  • 1986: Unisinos outorga o título de Doutor Honoris Causa ao poeta Mário Quintana, na época com oitenta anos.
  • 1992: Instalação de 324 computadores e 90 impressoras. Efetivação de 12810 atendimentos para a população carente através da assistência comunitária.
  • 1993: Conclusão do Anfiteatro Padre Werner, com 1500m² de área e capacidade para 713 pessoas sentadas. Criação da Editora Unisinos.
  • 1994: Comemoração do aniversário de 25 anos da Unisinos. Mais 259 equipamentos instalados e instalação da internet.
  • 1995: Avanço na qualificação docente, grande número de bolsas concedidas para a qualificação dos professores. Criação do Instituto de Línguas (UNILINGUAS). Visita do presidente da Alemanha, Roman Herzog, a Unisinos. No mesmo ano é fundada a Unisinos FMrádio Unisinos FM]].
  • 1999: Registro do maior número de vestibulandos no vestibular de verão: 10308 candidatos. Criação do Polo de Informática.
  • 2003: Fundação da TV Unisinos
  • 2004: Obtenção do ISO14000
  • 2009: Comemoração do aniversário de 40 anos da UNISINOS.
  • 2009: Unisinos é a melhor universidade particular da região Sul segundo o MEC.
  • 2010: Inauguração da nova sede do Diretório Central dos Estudantes.
  • 2010: Unisinos é novamente a melhor universidade particular da região Sul segundo o MEC.
  • 2010: O Parque Tecnológico São Leopoldo Tecnosinos conquista o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria de melhor Parque Tecnológico de 2010.
  • 2010: A unisinos anuncia a expansão no Campus de Porto Alegre.
  • 2011: Lançamento da nova campanha e de novo slogan (Somos infinitas possibilidades).

Ensino[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

Oferece 64 cursos de graduação, sendo eles:

Pós-graduação[editar | editar código-fonte]

Oferece cerca de 25 cursos de pós-graduação, todos recomendados pela CAPES.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]