Universidade Estadual da Paraíba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UEPB
Universidade Estadual da Paraíba
Uepb.png
Lema Terrae Viroque Lumen
Fundação 15 de março de 1966 (48 anos)
Tipo de instituição Pública, Estadual
Mantenedora Brasão da Paraíba.svg Governo da Paraíba
Orçamento anual R$ 231 360 000,00 (Orçamento 2013)[1]
Docentes 1 294[2]
Total de estudantes Aprox. 20 000
Ensino técnico 520[2]
Graduação 18 285[2]
Pós-graduação 1 191[2]
Reitor(a) Antônio Guedes Rangel Júnior
Vice-reitor(a) José Ethan de Lucena Barbosa
Sede Brasaocampinagrande.jpg Campina Grande
Campi
Estado  Paraíba
Afiliações CRUB, RENEX e ABRUEM
Página oficial www.uepb.edu.br
LogoUEPB.jpg
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

Fundada pela Lei Municipal nº 23 de 15 de março de 1966, como Universidade Regional do Nordeste (URNe), funcionou inicialmente como autarquia municipal de Campina Grande.[3] Em 11 de outubro de 1987 pela Lei nº 4.977, sancionada pelo então governador Tarcísio Burity, a URNe foi estadualizada tornando-se na Universidade Estadual da Paraíba.[4]

Também faz parte da universidade o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos.[5]

Diretório Central dos Estudantes (DCE)[editar | editar código-fonte]

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Paraíba, conta com a atuação do Movimento Estudantil que nos últimos anos tem realizado grandiosas Lutas na universidade. A União da Juventude Rebelião vem há quatro anos desenvolvendo essa Lutas e fortalecendo o movimento estudantil na luta por universidade mais democrática e pelo Socialismo.

  • Gestões:
    • 2004: Gestão da UJS
    • 2005: Crise - abandono do DCE
    • 2006: Gestão "Por um DCE de Verdade"
    • 2007: Gestão "Locomotiva"
    • 2008: Gestão "Correnteza"
    • 2008: UJR inicia sua jornada de luta pelo socialismo
    • 2012: Gestão "O Tempo Não Para"

Campi e cursos[editar | editar código-fonte]

A UEPB possui oito campi e um total de 46 cursos de graduação e 2 de nível técnico.[6]

Campus I[editar | editar código-fonte]

Centro de Integração Acadêmica da UEPB, que abriga os cursos do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Faculdade de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba.

O campus I está localizado na cidade de Campina Grande. O campus leva o nome do economista Edvaldo de Souza do Ó, um dos fundadores da Instituição. Em julho de 1966, Edvaldo do Ó foi eleito vice-reitor e mais tarde assumiu a reitoria da Universidade Regional do Nordeste, que veio se tornar UEPB e exerceu o reitorado até 10 de abril de 1969. O campus I é a sede da Reitoria e da Administração Central da UEPB, onde funcionam suas pró-reitorias e principais coordenações. Abriga cinco centros: CCBS, CCT, CCSA, CCJ e CEDUC.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)
Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Centro de Educação (CEDUC)

Campus II[editar | editar código-fonte]

O Campus II está localizado na cidade de Lagoa Seca e abriga o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA). Foi em criado em 7 de fevereiro de 2007.

Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA

Campus III[editar | editar código-fonte]

O Campus III está localizado na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano e abriga o Centro de Humanidades (CH). O CH foi incorporado à UEPB em 26 de novembrode 1987, conta com mais de 70 ambientes, distribuídos em dois prédios. As antigas instalações em que funcionam as coordenações de curso, CPD, Direção de Centro e salas de aulas dos cursos de Direito, Pedagogia, História, Geografia e Letras. Funcionam duas copiadoras, sala de professores, bateria de banheiros e centros acadêmicos. No novo prédio (anexo CH), funciona o auditório, biblioteca, sala de projetos de pesquisa, e ambienta da pós-graduação, com salas de aulas, laboratórios de informática e geoprocessamento, além da coordenação das pós-graduações em nível de especialização.

Centro de Humanidades (CH)

Campus IV[editar | editar código-fonte]

O Campus IV está localizado na cidade de Catolé do Rocha e está inserido numa das regiões onde fica evidenciado de que as transformações socioeconômicas ocorridas nos dois últimos decênios não foram suficientes para a erradicação da pobreza absoluta rural e urbana, onde marcadamente os jovens são penalizados, pois se deslocam para os grandes centros sem perspectivas de concluírem seus estudos em curso superior. O Campus IV abriga o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA).

Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA)

Campus V[editar | editar código-fonte]

O Campus V está localizado na cidade de João Pessoa e abriga o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA). Foi inaugurado em 28 de agosto de 2006. Inicialmente, funcionava nas dependências da Escola do Serviço Público da Paraíba - ESPEP. No ano de 2008, foi criada a Unidade 2 que funcionou na Avenida Epitácio Pessoa para onde foi transferido apenas o Curso de Relações Internacionais. Até 2010 o Campus estava centralizado em uma unidade na Avenida Monsenhor Walfredo Leal no bairro de Tambiá. Atualmente ela se encontra na Antiga Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor José Lins do Rêgo na Rua Horácio Trajano de Oliveira, no bairro do Cristo Redentor. Além do ensino superior, hoje a universidade também funciona com ensino médio no período da tarde.

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA)

Campus VI[editar | editar código-fonte]

O Campus VI está localizado na cidade de Monteiro, no cariri paraibano, e abriga o Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE).

Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE)

Campus VII[editar | editar código-fonte]

O Campus VII está localizado na cidade de Patos, no sertão paraibano, e abriga Centro de Ciências Exatas e Aplicadas (CCEA).

Centro de Ciências Exatas e Aplicadas (CCEA)

Campus VIII[editar | editar código-fonte]

O Campus VIII é o mais novo da universidade no processo de expansão e está localizado na cidade de Araruna. Foi inaugurado em 20 de setembro de 2010. É composto pelo Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS).

Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS)

Ver também[editar | editar código-fonte]

UFPB - Universidade Federal da Paraíba

UFCG - Universidade Federal de Campina Grande

IFPB - Instituto Federal da Paraíba

Referências

  1. UEPB. Apresentação do orçamento da UEPB para o exercício de 2013 Transparência. Visitado em 18 de Março de 2013.
  2. a b c d Dados da UEPB 2010 Transparência UEPB (2010). Visitado em 19 de fevereiro de 2013.
  3. UEPB 40 anos: quatro décadas de investimentos no ensino público Circular Saúde - UEPB. Visitado em 19 de fevereiro de 2013.
  4. Universidade Estadual da Paraíba. Histórico. Visitado em 16 de fevereiro de 2013.
  5. G1. Museu de Arte Popular, obra de Niemeyer, é inaugurado na Paraíba. Visitado em 14 de dezembro de 2012.
  6. UEPB. Cursos de Graduação e Técnicos. Visitado em 6 de Abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]