Lagoa Seca (Paraíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Lagoa Seca
"Ipuarana"
Vista da cidade de Lagoa Seca no crepúsculo

Vista da cidade de Lagoa Seca no crepúsculo
Bandeira desconhecida
Brasão de Lagoa Seca
Bandeira desconhecida Brasão
Hino
Aniversário 4 de Janeiro
Fundação 4 de janeiro de 1964 (50 anos)
Gentílico lagoa-sequense
Lema Lagoa Seca de Todos
Prefeito(a) José Tadeu Sales de Luna (PSC)
(2013–2016)
Localização
Localização de Lagoa Seca
Localização de Lagoa Seca na Paraíba
Lagoa Seca está localizado em: Brasil
Lagoa Seca
Localização de Lagoa Seca no Brasil
07° 10' 15" S 35° 51' 14" O07° 10' 15" S 35° 51' 14" O
Unidade federativa  Paraíba
Mesorregião Agreste Paraibano IBGE/2008 [1]
Microrregião Campina Grande IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Campina Grande
Municípios limítrofes Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Campina Grande Massaranduba, Matinhas, Puxinanã e Esperança.
Distância até a capital 129 km
Características geográficas
Área 109,342 km² [2]
População 26 034 hab. (PB: 21º) –  estimativa populacional - IBGE/2011[3]
Densidade 238,1 hab./km²
Altitude 634 m
Clima tropical Chuvoso, com verão seco, e invernos com temperaturas que caem facilmente As'
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,612 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 105 326,850 mil (PB: 25º) – IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 4 108,55 IBGE/2008[5]
Página oficial

Lagoa Seca é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 26.034 habitantes,[3] distribuídos em 109 km² de área.

Geografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 26.000 habitantes. Seu clima é o tropical úmido, com temperatura média anual em torno de 22°C, sendo a mínima de 14°C e a máxima de 33°C. A cidade é limitada pelos municípios de Campina Grande, Massaranduba, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas, Puxinanã e Esperança (apenas 100 m. de limite).

História[editar | editar código-fonte]

A origem do nome Lagoa Seca é permeada por várias versões, a mais precisa é atribuída à existência de um engenho com essa denominação, de propriedade do Coronel Vila Seca. Como homenagem ao Coronel surgiu o nome da cidade. Em uma versão popular um fato ocorrido na Rua João Lourenço Porto, onde existia uma lagoa, que se encontrava sempre seca originou o nome. Certo dia uma mulher bem vestida escorregou na lagoa e exclamou: "Como pude escorregar em uma lagoa seca!". Os comentários se propagaram na região, batizando o município.

Os primeiros habitantes de Lagoa Seca foram os índios "Bultrins". O início de sua povoação se deu em outubro de 1929, e teve como fundador Cícero Faustino da Silva. Sua elevação à categoria de vila ocorreu em 1933, período no qual foi nomeada de "Vila de Ipuarana" (origem indígena) IPU=lagoa e ARANA=ruim, seca. Surge daí mais uma versão para o nome do município. A cidade também já foi chamada de Lama da Gata e Tarimba.

Entre 1939 e 1940, frades Franciscanos procedentes da Alemanha, Lamberto Hotting, Pedro Westerman e Manfredo Ponterburg construíram um grande seminário, hoje Colégio Seráfico de Santo Antônio (Convento Ipuarana), dando impulso à formação da vila.

O distrito foi criado em 1934 e o município desmembrou-se de Campina Grande com sua emancipação política em 4 de janeiro de 1964. A cidade possui os seguintes distritos: Chã do Marinho, Floriano, São Pedro (Campinote), Alvinho e Jenipapo.

O censo demográfico de 2010 cadastrou aproximadamente 25.911 pessoas residindo em Lagoa Seca, destes 13.168 são do sexo feminino e 12.743 do sexo masculino. Uma parte significativa da população reside na zona rural. A densidade media da população é de 236,97 hab./km² a quinta maior do estado.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A Gruta da Virgem dos Pobres está situada na entrada da cidade, para onde convergem, em romaria, inúmeros fiéis nos domingos e dias santificados.

Os eventos religiosos destacam-se como uma importante manifestação cultural e turística. A principal festa da cidade é a da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizada no dia 18 de novembro. No dia 13 de junho ocorre a tradicional procissão de Santo Antônio, e em 4 de outubro a procissão de São Francisco.

Lagoa Seca é conhecida por suas famosas casas de Shows, a Vila do Forró e o Vale do Jatobá atraem inúmeros turistas. Destaque também para O Veleirão localizada na sede da cidade.

O Convento Ipuarana (Colégio Seráfico Santo Antônio), localizado no sítio Santo Antônio, funciona atualmente como uma espécie de centro de convenções. É conhecido na regiãopor sua estrutura arquitetônica.

Um dos atrativos naturais de Lagoa Seca é a Cachoeira do Pinga, no limite com o municípío de Matinhas. Há ainda no Sítio Amaragi um sítio arqueológico com arte rupestre, contendo marcas nas pedras muito semelhantes às encontradas na pedra do Ingá, na Paraíba, fazendo supor alguma ligação entre os povos de ambas as regiões.

Artesanato[editar | editar código-fonte]

O artesanato local é conhecido pela arte em madeira, couro e estopa.

Economia[editar | editar código-fonte]

Entre as diversas atividades econômicas na economia do Município predomina o cultivo de produtos Hortifrutigranjeiros (tendo como destaques a laranja, a banana e o chuchu) e a avicultura.

Na agropecuária a criação de bovinos, suínos e ovinos fortalece a economia local. A indústria de farinha de Manoel Pereira é a principal base da atividade industrial na cidade.

No comércio a farinha de mandioca, a batatinha, o frango para o abate, as frutas e verduras são distribuídas para a região. A feira realizada nos fins de semana comercializa os mais variados produtos, servindo de elo de ligação comercial entre Lagoa Seca e cidades vizinhas.

Serviços[editar | editar código-fonte]

O município possui três postos de gasolina, várias mercearias e bares, salões de beleza, sete farmácias sendo duas veterinárias, papelarias, locadoras de vídeo, casas de jogos eletrônicos e acesso à internet, panificadoras, lojas e diversos pontos comerciais.

A cidade conta ainda com consultórios odontológicos, particulares, um escritório da EMATER, EMEPA, um posto da ENERGISA, um posto de serviço da CAGEPA, uma agência do Banco do Brasil, Correios e outros estabelecimentos prestadores de serviços.

Religião[editar | editar código-fonte]

A religião predominante na cidade é o Catolicismo, seguido pelo Protestantismo em diversas denominações. Porém, na cidade também existe uma igreja do Santo Daime e uma da União do Vegetal, ambas religiões tendo como característica o consumo da Ayahuasca.

Educação, cultura e desporto[editar | editar código-fonte]

Existem em Lagoa Seca 33 escolas municipais com um total de 4.527 alunos no Ensino Fundamental. Há uma unidade de ensino estadual de ensino fundamental e médio nas quais estudam 1.588 alunos. Há também cinco escolas particulares com um total de 700 alunos.

O ensino fundamental além das 33 escolas municipais é ministrado na Escola de 1º grau Cumbe, no Lar do Garoto Padre Ótavio Santos (supletivo), na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha e em seis escolas particulares, com um total de 4.739 alunos nesta fase.

Escolas privadas existem os seguintes estabelecimentos: Sociedade Educacional Novo Horizonte, Núcleo Educacional Cecília Meireles, Colégio São Luis, Colégio Santa Rita, Colégio Virgem dos Pobres e Colégio Ágape.

O ensino médio conta com a Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha com um total de 915 alunos nessa fase.

Funciona no CAMPUS II da Universidade Estadual da Paraíba,o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) onde é ministrado um curso de habilitação em Técnico de Agropecuária e Bacharelado em Agroecologia.

Atualmente com a rede Pública e Privada a cidade de Lagoa Seca conta com um total geral de 6.010 alunos distribuídos entre todas as séries.

Outros projetos estão em fase de elaboração como o Complexo Agroindustrial do Campus da UEPB de Lagoa Seca, denominado “Unidade de processamento de carnes, leite, frutas, castanhas de caju e destilados de vinho, vinagre e cachaça da Escola Agrícola Assis Chateaubriand”. Não só os alunos (mais de 300 a cada semestre), mas também os pequenos agricultores e criadores da região e de 15 municípios circunvizinhos serão beneficiados com a instalação da Agroindústria em Lagoa Seca, visto que garantirão a comercialização de seus produtos em várias épocas do ano.

Como Projetos Culturais temos coral, duas bandas marciais, uma biblioteca, e vários importantes eventos culturais como as festas religiosas da cidade.

CMCJ[editar | editar código-fonte]

Dia 17 de agosto de 2009 aconteceu a cerimônia de inauguração do Centro Marista Circuito Jovem de Lagoa Seca. Na ocasião foi assinado o documento de parceria entre a prefeitura Municipal e o Marista UBEE - UNBEC Social.

O projeto sócio-educativo tem os objetivos de acolher crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade pessoal e social, ampliar o horizonte de expectativas desses educandos através de medidas sócio-educativas e fortalecer os espaços de interação e protagonismo infanto-juvenil por intermédio de atividades artístico-culturais.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. a b Estimativa Populacional 2011. Estimativa Populacional 2011. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (01 de julho de 2011). Página visitada em 10 de agosto de 2012.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons