Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário. (desde junho de 2014)
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
PUC-Rio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
PUC-Rio-Logo.jpg
Lema Alis Grave Nil
(Nada é pesado quando se tem asas)
Fundação 31 de outubro de 1940 (74 anos) (como Universidade Católica)
20 de janeiro de 1947 (título de Pontifícia, pelo papa Pio XII).
Tipo de instituição Privada, filantrópica e confessional
Docentes 1.000
Total de estudantes 17.900
Graduação 10.400
Pós-graduação 7.500
Reitor(a) Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Vice-reitor(a) Pe. Francisco Ivern Simó, S.J.
Estado Rio de Janeiro
Página oficial www.puc-rio.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

A Instituição foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo PE. Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20/01/1947, a Universidade recebeu o título de Pontifícia.

A Universidade ocupa o 1º lugar entre as universidades não públicas brasileiras e o 8º entre todas as universidades do país, segundo o mais recente ranking feito pelo QS (Quacquarelli Symonds) - organização britânica que avalia o desempenho de instituições de ensino superior no mundo. A PUC-Rio ocupa também a 13º posição entre as instituições da América Latina, segundo o mesmo ranking.

Atualmente, a PUC-Rio reúne cerca de 20 mil alunos em 24 Departamentos, com 33 graduações, programas de pós-graduação com 51 cursos (lato e strictu sensu), além de atividades de pesquisa e extensão. O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-RIO busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.

A internacionalização do ensino e o intercâmbio entre culturas e saberes são propostas acolhidas pela PUC-Rio diante de um mundo globalizado. Os números comprovam essa tendência: cerca de 200 alunos e intercâmbio acadêmico, espalhados em mais de 60 Universidades em cerca de 15 países. No que diz respeito ao programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, em torno de 100 alunos foram para 120 instituições de ensino superior em mais de 10 países. Oportunidades de dupla titulação internacional também foram aproveitadas por mais de 20 alunos em 11 instituições conveniadas.

O campus da Gávea, onde funcionam todos os cursos de graduação e a maior parte dos cursos de pós-graduação, tem uma área construída de aproximadamente 82 mil metros quadrados, dentro de uma área total de 104 mil metros quadrados.

DIVISÃO INSTITUCIONAL

A Reitoria da Universidade é formada por um Grão-Chanceler, Dom Orani João Tempesta, OCist., Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro; um Reitor, professor Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.; e um Vice-reitor, Padre Francisco Ivern Simó, S.J..

Dentro da organização adotada pela PUC-Rio, contam-se quatro Vice-reitorias, destinadas a capitanear atividades setoriais, como “Ministérios”: Vice-reitoria para Assuntos Acadêmicos, Vice-reitoria para Assuntos Administrativos, Vice-reitoria para Assuntos Comunitários e Vice-reitoria para Assuntos de Desenvolvimento. 

 

DECANATOS

Os Decanatos são unidades administrativas que se encontram, dentro do organograma geral da Universidade, entre a Vice-Reitoria Acadêmica e os departamentos de uma determinada área do saber. Cabe ao Decanato fazer com que os departamentos e os Centros funcionem acadêmica e administrativamente de forma sintonizada, harmoniosa e eficaz.

Os Decanatos se concentram em quatro Centros: CTC (Centro Técnico-Científico), CCS (Centro de Ciências Sociais), CTCH (Centro de Teologia e Ciências Humanas) e CCBM (Centro de Ciências Biológicas e Medicina).

O Centro Técnico-Científico congrega os seguintes departamentos: Ciclo Básico do Centro Técnico Científico, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica,  Engenharia de Materiais, Física, Matemática,  Informática,  Química.

Sendo a ciência tão dinâmica quanto a vida, o Centro Técnico Científico não poderia ser diferente. Na busca constante pelo conhecimento, a inovação e o entendimento sobre os avanços tecnológicos e seus impactos globais, o Centro valoriza a criatividade e a iniciativa empreendedora em todas as suas atividades.

As interações com o mercado se dão pelas consultorias e prestação de serviços altamente especializados; pelo desenvolvimento de produtos e processos; e pela capacitação ou aperfeiçoamento de recursos humanos. Essas parcerias não apenas oferecem uma oportunidade para a participação dos alunos, como afinam a sintonia com as necessidades dos diferentes setores, apontando nichos de inserção da pesquisa aplicada.

O Centro de Teologia e Ciências Humanas congrega os seguintes departamentos: Teologia, Filosofia, Psicologia, Educação, Artes e Design e Letras.

As Ciências Humanas se ocupam da humanidade e dos seres humanos. Englobam, portanto, o pensamento e a produção de conhecimento sobre a condição humana a partir de discursos específicos.

O Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio tem, assim, como sua missão principal e fundamental: pensar as questões relativas aos seres humanos, sobre elas partilhar e intercambiar reflexões, e comunicá-las em discurso articulado e inteligível, trazendo-as para o centro da vida da Universidade.

Particularmente em uma Universidade Católica, a Teologia se soma às outras ciências humanas (Artes, Educação, Filosofia, Letras e Psicologia) trazendo uma palavra específica sobre este ser humano que ela vê e entende à luz da Revelação e da Fé cristãs. Além dos Departamentos, o Decanato do CTCH é ainda composto pela Cátedra Carlo Maria Martini e pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu), órgão cujo objetivo principal é o desenvolvimento de projetos de vanguarda e de estudos avançados interdisciplinares e interuniversitários.

O Centro de Ciências Sociais (CCS) congrega os seguintes departamentos: Administração, Comunicação Social, Direito, Economia, História, Sociologia e Política, Serviço Social, Relações Internacionais.

O Centro de Ciências Biológicas e Medicina (CCBM) é formado pela Escola Médica de Pós-Graduação, pelo Instituto de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica, assim como pelo mais novo curso da Universidade, o de Ciências Biológicas.

CÁTEDRAS

 

As cátedras têm o objetivo de promover e difundir pesquisas nas áreas de leitura e literatura com ênfase nas línguas portuguesas e espanhola.

•           Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses - Constitui um espaço interdisciplinar de estudos na área da literatura portuguesa. Através de diferentes atividades, tem fomentado a interlocução acadêmica com pesquisadores do Brasil e de Portugal.

•           Cátedra UNESCO/ Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio - É um centro especializado em pesquisa, ensino e extensão sobre leitura e formação do leitor. A missão da cátedra é contribuir para a transformação da vida social através da leitura.

•           Cátedra Carlo Maria Martini - É uma instância de interlocução da fé com o mundo intelectual, laico e secularizado.  Deseja fazer face a uma sociedade heterogênea e desafiadora nas questões que afetam diversos aspectos da sociedade contemporânea e que interpelam a cristãos e não-cristãos.

•           Cátedra Fulbright PUC-Rio - O objetivo principal da Cátedra é promover e divulgar os estudos americanos, aqui entendidos como estudos relacionados a temas que envolvam os Estados Unidos na sua relação com as Américas em geral e, mais especificamente, com o Brasil. Tais estudos podem privilegiar quer uma dimensão de conjunto e comparada, quer aspectos particularizados dos temas comuns.

RELAÇÃO DOS ENDEREÇOS DA PUC-RIO:

•           Campus Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. Nele funcionam todos os cursos de graduação e a maior parte dos cursos de pós-graduação.

•           Unidade Barra – Avenida das Américas, 1650 / 2º andar. Abriga cursos da Coordenação Central de Extensão (CCE) e MBAs, oferecidos pelo IAG.

•           Unidade Centro – Avenida Marechal Câmara, 186 / 6º ao 8º andar. Abriga cursos da Coordenação Central de Extensão (CCE)

•           Pólo Avançado em Duque de Caxias – Rua Benjamin da Rocha Júnior, 6 – Duque de Caxias. Abriga cursos da Coordenação Central de Extensão (CCE)

•           Instituto de Odontologia da PUC-Rio (IOPUC) – Rua Marquês de São Vicente, 389.

•           Colégio São Marcelo – Estrada da Gávea, 50. Lá funcionam laboratórios e projetos dos departamentos de Serviço Social, Artes & Design, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Informática e do Instituto Gênesis.

•           Centro Loyola de Fé e Cultura – Estrada da Gávea, 1.

•           Parque Ecológico Graziela Maciel Barroso – Estrada Santa Marinha, 723.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Graduação[editar | editar código-fonte]

CCS - Centro de Ciências Sociais[1]

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro Técnico Científico

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

CCS - Centro de Ciências Sociais

CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas

CTC - Centro de Técnico Científico

Departamentos e Institutos[editar | editar código-fonte]

Departamentos do Centro de Ciências Sociais[editar | editar código-fonte]

Formado com a reforma universitária, que ocorreu na PUC-RIO no final da década de 1960,[2] o Centro de Ciências Sociais é composto pelo departamentos de administração, ciências sociais, comunicação social, direito, economia, geografia e meio ambiente, história, relações internacionais e serviço social.[3]

Departamento de Administração[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Administração oferece cursos de graduação, especialização (MBA), mestrado e doutorado. Também oferece cursos executivos fechados para empresas (de curta e longa duração), trabalhos de pesquisa e consultoria.

Mais conhecido como IAG - A Escola de Negócios da PUC-Rio, está localizado no campus da Gávea e já formou mais de 50 mil alunos[4] .

Fundado em 1958, como Instituto de Administração e Gerência (IAG), anos depois passou a ser chamado de IAG - Escola de Negócios.

Na área de pesquisa, há dois núcleos: o de "Estudos em Infraestrutura e Energia", e o de "Pesquisa em Negócios Internacionais". Ambos os núcleos realizam pesquisas e trabalhos de consultoria para outras organizações.

Na área internacional, o IAG/PUC-Rio possui diversas parcerias, tais como: programa de dupla diplomação com Institut d´Administartion des Entreprises (IAE de Grenoble, França), programa Gateway to New York com a Universidade Fordham (Nova York, Estados Unidos), Semana ABC com a Universidade Católica Argentina, com a Pontifícia Universidade Católica do Chile e com a Universidade Católica do Uruguai.

Departamento de Ciências Sociais[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Ciências Sociais oferece cursos de graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais.[5] Também é responsável por cursos de pós-graduação de especialização, que possui enfoque em Ciência Política, Antropologia e Sociologia[6] , Mestre em Ciências Sociais(conceito CAPES 4)[7] e doutorado em Ciências Sociais(conceito CAPES 4)[8]

Departamento de Comunicação Social[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Comunicação Social conta com professores como André Trigueiro, Arthur Dapieve, Luiz Nachbin, Fernando Ferreira, Sidney Rezende, Walter Lima Júnior, João Moreira Salles, Claudio Bojunga, Lula Branco e Silvio Tendler. Repórteres como Pedro Bial se formaram na Universidade.

Os alunos de comunicação contam com o Projeto Comunicar, que se divide nos seguintes núcleos: Jornalismo Impresso, Assessoria de Comunicação Social, Rádio e Internet, Agência Experimental de Propaganda, TV PUC, Editora e Comunicação Comunitária.

Outro projeto do departamento é o Portal PUC-Rio Digital [9] , onde alunos de Comunicação se dividem, em diversas funções, nas áreas de rádio, televisão e jornal. Todo o material produzido é exibido no site.

Departamento de Direito[editar | editar código-fonte]

Criado em 1941, o Departamento de Direito da PUC-Rio tem se destacado pela característica humanista e interdisciplinar de seu curso de graduação fundamentado em uma filosofia de individualização do currículo pelo aluno; pela sintonia com as demandas contemporâneas, oferecendo cursos de especialização voltados para as questões mais modernas do mundo jurídico; pelo desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre o direito, mantendo a tradição iniciada na década de 1970, quando o curso de direito da PUC-Rio se tornou um dos referentes da pesquisa no campo da sociologia do direito; pela oferta de um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Teoria do Estado e Direito Constitucional, com cursos de Mestrado e de Doutorado que têm contribuído para a formação de professores e pesquisadores inseridos em diferentes instituições de ensino.

Departamento de Economia[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Economia, criado em 1963, tornou-se, a partir do final da década de 1970, um dos mais conceituados centros de ensino e pesquisa em economia da América Latina.

Armínio Fraga, Gustavo Franco, André Lara Resende, Francisco Lopes, Winston Fritsch, Edmar Bacha e Elena Landau são apenas alguns dos economistas formados pela PUC-Rio que dirigiram os destinos do Brasil, no final da década de 1990 e início da década de 2000.

Hoje, o departamento continua desenvolvendo pesquisa e segue tendo um dos melhores cursos de economia da América do Sul, dirigido atualmente por Rogério Werneck e Márcio Garcia.

Departamento de Geografia e meio ambiente[editar | editar código-fonte]

Departamento de História[editar | editar código-fonte]

Instituto de Relações Internacionais[editar | editar código-fonte]

Criado em 1979, o Instituto de Relações Internacionais é o primeiro núcleo de desenvolvimento do estudo da área de Relações Internacionais no Brasil. O IRI dedica-se às atividades de ensino, pesquisa e publicações, com particular ênfase para a integração entre ensino e pesquisa.

O Instituto inaugura as suas atividades de ensino em 1987 com a criação do curso de mestrado, que em 20 anos de funcionamento formou mais de 140 profissionais que hoje ocupam posições destacadas no meio acadêmico, diplomático e em organismos internacionais[carece de fontes?].

Em 2001, consolida o seu programa de pós-graduação ao abrir inscrições para o primeiro curso de doutorado em relações internacionais do país. Logo em seguida, em 2003, começa a oferecer também o curso de graduação.

Departamento de Serviço Social[editar | editar código-fonte]

Departamentos do Centro de Ciências Humanas[editar | editar código-fonte]

[10]

Departamento de Artes & Design[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Artes & Design oferece o curso de  Design - Comunicação Visual, Design - Mídia Digital, Design - Moda e Design - Projeto de Produto.[11]

Departamento de Educação[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Educação é responsável pelo curso de graduação em Pedagogia e dos cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado em Educação em Ciênciais Humanas. Atualmente, ambos possuem conceito CAPES 7.[12]

As principais linhas de pesquisa do departamento são:

  • Formação de professores;
  • Educação, Relações Sociais e Construção Democrática;
  • Processos Culturais, Instâncias da Socialização e a Educação;
  • Histórias das Idéias e Instituições Escolares[13]

Departamento de Filosofia[editar | editar código-fonte]

Departamento de Letras[editar | editar código-fonte]

Departamento de Psicologia[editar | editar código-fonte]

Departamento de Teologia[editar | editar código-fonte]

Departamentos do Centro Técnico e Científico[14] [editar | editar código-fonte]

Departamento de Engenharia Civil[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Engenharia Civil é responsável pelos cursos de graduação em Engenharia Civil. A partir de 1964 passa também a possuir mestrado[15] e, posteriormente, doutorado. Atualmente, ambos possuem conceito CAPES 6.[16]

O curso de graduação criado em 1948 possui opção de ênfase em Geotecnia, Estruturas e Meio Ambiente. Além do curso homônimo também possui oc cursos associados de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.[17]

Departamento de Engenharia Elétrica[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1947 o Departamento de Engenharia Elétrica é responsável pelo curso de engenharia elétrica. A partir 1963 criou o curso de mestrado em engenharia elétrica. Desde 1981 também é responsável pelo doutorado.[18] Ambos os cursos de pós-graduação foram avaliados pelo CAPES como conceito 6.[19]

O departamento também é responsável juntamento com departamento de mecânica pela habilitação em  Engenharia de Controle e Automação [20] e com departamento de Informática pela habilitação em Engenharia de Computação[21] . Além disso, divide a responsabilidade com os departamentos de química, física e engenharia de materiais sobre o curso Engenharia de Nanotecnologia.[22]

Departamento de Engenharia Industrial[editar | editar código-fonte]

Departamento de Engenharia de Materiais[editar | editar código-fonte]

Departamento de Engenharia Mecânica[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Engenharia Mecânica criado em 1948[23] é responsável, atualmente, pelos cursos:Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Petróleo[24] .

Desde de 1964, com a criação do curso de mestrado, também possui pós-graduação em que atualmente é referência, possuindo conceito 7 no CAPES.[23] Possui curso de mestrado e doutorado nas áreas de Termociência, Petróleo e Energia e Mecânica Aplicada[25] [26] e os cursos de Pós-Graduação Lato sensu:

  • Engenharia de Dutos
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Processo[27]

A prioridades atualmente desse departamento são :

  • Integração com a indústria
  • Participação da comunidade científica
  • Interação com outras instituições
  • Integração entre a graduação e pós-graduação[28]

Departamento de Física[editar | editar código-fonte]

Departamento de Informática[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Informática é responsável pelos cursos de graduação em: Ciência da Computação, Sistema de Informação e Engenharia da Computação,[29] este em parceria com departamento de engenharia elétrica.

Também possui sobre sua responsabilidade cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado, ambos com nota máxima(sete) no CAPES[30] . As suas principais áreas de pesquisa são:

  • Banco de Dados
  • Computação Gráfica
  • Engenharia de Software
  • Hipertexto e Multimídia
  • Interação Humano Computador
  • Linguagens de Programação
  • Otimização e Raciocínio Automático
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  • Teoria da Computação[31]

Departamento de Matemática[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1966 o Departamento de Matemática é responsável pelos cursos de graduação, mestrado e doutorado em matemática. Além disso, também controla a maioria das disciplinas de outros cursos que abordam o ensino de matemática

[32] .

Departamento de Química[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Química oferece os cursos de graduação Química(bacharelado) e Engenharia Química e dos cursos de pós graduação em química(mestrado e doutorado).[33] [34]

Outros Institutos do CTC[editar | editar código-fonte]

  • Instituto Tecnológico da PUC-Rio - ITUC
  • Ciclo Básico do Centro Técnico Científico - CBCTC
  • Coordenação do Ciclo Profissional das Engenharias - CCPE

Centro de Ciências Médicas e Medicina[editar | editar código-fonte]

Admissão[editar | editar código-fonte]

A PUC-Rio adota duas formas de ingresso para graduação: o ENEM e o Vestibular próprio. Por meio dessas provas são distribuídas bolsas acadêmicas aos estudantes.[35]

Referências

  1. http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTI4
  2. CCS - História e Memória.
  3. PUC-Rio - Decanato do Centro de Ciencias Sociais - CCS - Departamentos.
  4. PUC-Rio - Decanato do Centro de Ciencias Sociais - CCS - História e Memória. Visitado em 12/06/2014.
  5. PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais. Visitado em 12/06/2014.
  6. PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais. Visitado em 12/06/2014.
  7. [1]. Visitado em 12/06/2014.
  8. PUC-Rio - Departamento de Ciências Sociais. Visitado em 12/06/2014.
  9. ver site http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/
  10. CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas.
  11. Departamento de Artes & Design - PUC-Rio. Visitado em 12/06/2014.
  12. .:. Departamento de Educação - PUC-Rio .:.. Visitado em 12/06/2014.
  13. Departamento de Educação - PUC-Rio - LINHAS DE PESQUISA.
  14. CTC - Centro Técnico Científico - Departamentos e Unidades.
  15. J. S. Cordeiroa; N. N. Almeidab; M. N. Borgesc; S.C. Dutrad; O.L. Valinotee; Z.M.C. Praviaf (2008). [http://www.abenge.org.br/revista/index.php/abenge/article/viewFile/68/49 UM FUTURO PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES] Revista de Ensino de Engenharia.
  16. Engenharia Civil. Visitado em 12/06/2014.
  17. Engenharia Civil. Visitado em 12/06/2014.
  18. DEE - HISTÓRIA E ATIVIDADES.
  19. Pós-Graduação - Apresentação. Visitado em 13/06/2014.
  20. DEE - Controle e Automação. Visitado em 13/06/2014.
  21. DEE - Engenharia da computação. Visitado em 13/06/2014.
  22. DEE - Nanotecnologia. Visitado em 13/06/2014.
  23. a b DEM - Departamento de Engenharia Mecânica. Visitado em 12/06/2014.
  24. DEM - Departamento de Engenharia Mecânica. Visitado em 12/06/2014.
  25. Apresentação da Pós-Graduação - Doutorado. Visitado em 12/06/2014.
  26. Apresentação da Pós-Graduação - Mestrado. Visitado em 12/06/2014.
  27. DEM - Departamento de Engenharia Mecânica. Visitado em 12/06/2014.
  28. DEM - Departamento de Engenharia Mecânica - Histórico. Visitado em 12/06/2014.
  29. Departamento de Informática - Graduação.
  30. Mestrados/Doutorados Reconhecidos - PUC-RIO - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO / RJ.
  31. Departamento de Informática - Áreas de Pesquisa. Visitado em 13/06/2014.
  32. Departamento de Matemática. Visitado em 13/06/2014.
  33. Departamento de Química - Pós-Graduação.
  34. Departamento de Química - Graduação.
  35. Informações Gerais do Vestibular 2014.
  • ÉPUC é uma revista do Projeto ÉPOCA-PUC, uma parceria da Revista Época com o Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, que publica artigos elaborados pelos estudantes de jornalismo.

Referências[editar | editar código-fonte]

http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]