Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II

Brasão da ABMDP II
País  Brasil
Estado  Rio de Janeiro
Corporação Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
Subordinação Diretoria Geral de Ensino e Instrução
Sigla ABMDP II
Criação 1955
Aniversários 10 de novembro
Lema Aqui se Aprende a Comandar Heróis

A Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, responsável por formar os futuros oficiais da corporação,[1] a maior do Brasil.[2] Está situada no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Possui como principal missão: "Formar novos líderes para uma corporação em constante transformação e avanço, sintonizada com uma sociedade cada vez mais consciente de sua cidadania."

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 10 de novembro de 1955, a atual ABMDP II tem suas origens na Escola de Formação de Oficiais e na Escola de Aperfeiçoamento Técnico para Oficiais, criadas pelo Decreto Federal nº 38.233 da mesma data, do então Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, quando este ainda se encontrava na cidade do Rio de Janeiro.

Com a mudança da Capital para Brasília em 1960, estas passaram ao âmbito do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara. Com a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, a Escola de Formação de Oficiais (EFO) e a Escola de Aperfeiçoamento Técnico para Oficiais (EATO), pelo Decreto-Lei nº 145, de 26 de junho de 1975, tiveram suas situações definidas sob um só Comando, congregando o Curso de Formação de Oficiais, o de Aperfeiçoamento de Oficiais e o de Especialização em Prevenção de Incêndios, passando a se chamar EsFAO.

Em 18 de março de 1976, a Escola transferiu-se do Quartel do Comando Geral, situado à Praça da República, para as instalações da antiga Academia de Policia Civil, no bairro da Jurujuba, Niterói, onde permaneceu até outubro de 2001, quando foi transferida para as atuais instalações na Escola de Bombeiros Militares Coronel Sarmento.

A antiga EsFAO passou, também, por mudanças em sua denominação, passando em 2001 a se chamar Academia de Bombeiros Militares Dom Pedro II e em 26 de março de 2002, através do Decreto nº 31.074, passou a atual denominação.

Desde a sua criação, esta Academia já formou um total de 60 (sessenta) turmas, sendo o Curso de Formação de Oficiais de nível superior, equivalente aos cursos civis de mesma natureza, conforme dispõe o parecer nº 722 do Conselho Federal de Educação, de 3 de Dezembro de 1992.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

O ingresso à ABMDP II se dá por diversas etapas divididas entre as partes acadêmica e específica. A acadêmica é realizada pelo vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em caso de aprovação, o candidato é convocado para os exames específicos, composto por Exame Físico, Exame de Saúde e Exame de Pesquisa Social e Documental, realizados pelo CBMERJ.

Anualmente, são oferecidas, em média, 50 vagas para candidatos de ambos os sexos, sendo comum o incremento de turmas devido à formação de oficiais de outras instituições de Bombeiro Militar que, após realizarem os concursos em seus estados, enviam seus cadetes para a ABM fluminense, por meio de acordos celebrados.

Curso[editar | editar código-fonte]

O Curso de Formação de Oficias (CFO) da ABMDP II é realizado em regime de internato com duração de 3 anos. Durante o curso, os cadetes possuem uma formação sólida e diversificada. Na parte teórica, encontram-se disciplinas que abordam as áreas tecnológica, humana e biomédica, como o ensino de mecânica, matemática, química e eletricidade, e também oratória, filosofia, psicologia e direito. As matérias relacionadas à atividade de comando do Corpo de Bombeiros são ministradas por oficiais experientes, normalmente coronéis. Já as de conteúdos civis são ensinadas por professores altamente qualificados, alguns, por exemplo, com títulos de pós-doutorado e graduação internacional.

Rotina
  • 6h00: alvorada e café da manhã
  • 6h35: formatura matinal
  • 7h00-8h00: educação física
  • 8h50-12h00: aulas (com 10 minutos de intervalo)
  • 12h00-13h15: almoço
  • 13h15: formatura da tarde
  • 13h30-16h40: aulas (com 10 minutos de intervalo)
  • 17h00-18h50: treinamento do espadim (cadetes do 1º ano); Tempo livre (cadetes do 2º e 3º ano)
  • 18h50: jantar
  • 21h00: formatura do pernoite
  • 22h00: horário de silêncio

Após os três anos de formação na Academia, os cadetes são declarados Aspirantes-a-oficial e designados ao local no qual prestarão serviço que pode ser em qualquer um dos quartéis, distribuídos por todo o Estado do Rio de Janeiro. Os Aspirantes cumprem o expediente integral realizando as diversas funções que lhes são delegadas. As funções são sempre ligadas direta ou indiretamente à atividade-fim. Diretamente, quando o Aspirante cumpre seu serviço de 24 horas como Comandante do Socorro, prestando atendimento à população, salvando e protegendo vidas e riquezas. E indiretamente, cuidando da guarnição e da vida do quartel de diferentes formas para que a atividade de bombeiro possa ocorrer da melhor forma possível e para que o cumprimento da missão seja sempre perfeito.

Referências

  1. «Petrópolis, RJ, sediará academia que forma bombeiros no estado do Rio». G1. A ABMDP II é um estabelecimento de ensino superior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e os internos são selecionados em vestibular da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ) 
  2. Guilherme Messias da Silva (2021). Instrutoria Na Academia De Bombeiro Militar Do Corpo De Bombeiros Militar Do Distrito Federal: Enfoque Em Propostas Para Otimização Do Emprego Do Oficial Docente (PDF) (Tese de Graduação). Corpo De Bombeiros Militar Do Distrito Federal. No âmbito bombeiro militar, a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), maior corporação de bombeiros militares do Brasil 

Ver também[editar | editar código-fonte]