Mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
A mecânica compreende o estudo das máquinas (na figura uma polia simples fixa).

A mecânica (em grego: Μηχανική, em latim: mechanìca, ou arte de construir uma máquina) é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.

A disciplina tem suas raízes em diversas civilizações antigas. Durante a Idade Moderna, cientistas tais como Galileu Galilei, Johannes Kepler, e especialmente Isaac Newton, lançaram as bases para o que é conhecido como mecânica clássica.

A mecânica clássica é composta pelo conjunto de três disciplinas, a estática, que estuda a causa dos movimentos (forças), a cinemática, que compreende o estudo do movimento, sem consideração das suas causas, e a dinâmica, que estuda o movimento com suas causas.

O conjunto de disciplinas que abarca a mecânica convencional é muito amplo e é possível agrupá-las em quatro blocos principais:

Mecânica clássica Mecânica quântica
Mecânica relativistica Teoria quântica de campos


Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Mecânica - e-física - Ensino de Física On-line - efisica.if.usp.br
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.