Universidade Luterana do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ULBRA
Universidade Luterana do Brasil
Lema Veritas vos Liberabit (A Verdade te Libertará)
Fundação 16 de agosto de 1972
Tipo de instituição Privada - Confessional - Comunitária
Docentes 7.220
Total de estudantes 126.353 (em todos os campi do Brasil)
Reitor(a) Marcos Ziemer
Estado Rio Grande do Sul
Página oficial http://www.ulbra.br
Ulbra canoas.jpg
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Luterana do Brasil, também conhecida como ULBRA, é uma universidade privada sediada na cidade brasileira de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. É mantida pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Além do campus principal em Canoas, a Universidade conta com outros campi nos municípios gaúchos de Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, além de ter representatividade nos estados de Rondônia (Ji-Paraná e Porto Velho), Amazonas (Manaus), Tocantins (Palmas), São Paulo (Sertãozinho), Pará (Santarém) e Goiás (Itumbiara).

Índice

História [editar]

Fundação [editar]

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) tem suas raízes na escola paroquial da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), de Canoas, Rio Grande do Sul, fundada em 1911.

O primeiro impulso em direção à Universidade foi a criação do Colégio Cristo Redentor, em 1969, sob a direção do Rev. Ruben Eugen Becker.

Em março de 1972, procurando expandir sua educação a nível de ensino superior, a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo fundou uma Faculdade de Administração, com cinquenta vagas.

Em 1974, o Conselho Federal de Educação, através do parecer 2.268 daquele ano, autorizou o funcionamento das Faculdades Canoenses (FACA).

Em janeiro de 1988, o então presidente da República, José Sarney, permitiu pelo decreto n° 95.623 a criação da Universidade Luterana do Brasil.

Crise financeira [editar]

A crise financeira da ULBRA iniciou durante a gestão do ex-reitor e pastor Ruben Eugen Becker, durante a qual foram contraídos vários financiamentos para ampliar sua estrutura, os quais não foram pagos. Em 17 de abril de 2009, Becker foi forçado a renunciar a seu cargo após receber pressão do Ministério da Educação e de estudantes.1 Após o episódio, Becker foi indiciado pela Polícia Federal por infrações como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, fraudes e estelionato, tendo sido denunciado pelo Ministério Público Federal por outras ilegalidades.2 3

Em novembro de 2009, a nova reitoria da ULBRA, de Marcos Ziemer, divulgou o balanço de suas dívidas atualizadas, que somavam então 3,1 bilhões de reais. A maior parte correspondia a impostos para a União, em uma quantia de 2,3 bilhões de reais, e o restante das dívidas era relativo a bancos (cerca de 700 milhões) e a fornecedores (cerca de 100 milhões). O valor total, segundo uma consultoria constatou, era quatro vezes maior do que o orçamento de 2010 do município de Canoas.4 Apesar disso, a Universidade obteve um acordo com o governo federal para continuar funcionando, de modo que ocorreram leilões judiciais repartindo arrecadações entre a ULBRA e a União.

Com o foco na educação, a Instituição passou um processo de desligamento e fechamento de áreas que não estavam ancoradas na questão educacional.5 A partir de abril de 2009, com a gestão focada exclusivamente na educação, a Universidade recebeu notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. A partir do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino, a ULBRA é considerada pelo MEC a sexta melhor universidade particular do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Na modalidade de educação a distância, a Universidade está em primeiro lugar em qualidade de ensino, a partir dos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE. 6 7 8 9 Na area administrativa, para as dividas da universidade e mais de 500 outras instituições educacionais, o governo federal criou o programa PROIES.10

Dados de 2013 [editar]

  • Unidades de Ensino Superior – 15
  • Rede de Escolas - 17
  • Egressos da Universidade– 160 mil
  • Total de alunos nas Escolas - 7.357
  • Total de alunos no Ensino Superior e a Distância - 59.580
  • Egressos do módulo EAD – 56 mil
  • um canal de TV (Ulbra TV) - Canal 48 UHF
  • uma emissora de rádio FM (Rádio Pop Rock)11
  • uma editora (Editora da Ulbra)
  • Maior universidade do RS
  • Campi: Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará, Amazonas, Tocantins, Goiás

Cursos oferecidos [editar]

Escolas [editar]

Educação Infantil

Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação Profissional
Ensino Especial para Surdos

Graduação [editar]

Capela da universidade

12 cursos profissionalizantes
232 cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais
12 cursos de graduação e graduação tecnológica a distância

Pós-graduação [editar]

95 cursos de especialização
6 programas de mestrado
3 programas de doutorado
Residência Médica
Residência Médica Veterinária

Pesquisas [editar]

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com mais de 30 universidades estrangeiras e a ULBRA também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na ULBRA abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq. Projetando o futuro, a Universidade implantou a ULBRATECH, implementando seu parque tecnológico e a incubadora de empresas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.
A unidade da ULBRA em Cachoeira do Sul tem contribuido para a pesquisa e para a preservação dos sítios paleontológicos do geoparque da Paleorrota, como a descoberta do Sacissauro e do ULBRA PVT016, pelo paleontólogo Sérgio Furtado Cabreira.

Museu da Tecnologia [editar]

Museu da Tecnologia da ULBRA

Construído nas instalações da ULBRA, o Museu da Tecnologia foi preparado para ser o maior do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de acervo, principalmente na área de automóveis.12 Com a crise financeira em 2009 e o foco na educação, o Museu foi desmoobilizado. No prédio funcionam hoje a ULBRATECH13 e a ULBRACOM.14

Esportes [editar]

A ULBRA também tem destaque nos esportes, com equipes de esportes universitários.15

Ex-alunos e professores famosos [editar]

Referências

Ver também [editar]

Ligações externas [editar]

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Universidade Luterana do Brasil

Canoas