Vale do Rio dos Sinos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vale dos Sinos
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Microrregiões limítrofes Porto Alegre, Vale do Paranhana, Vale do Caí e Serra Gaúcha.
Área 1.398,5 km²
População 1.309.991 hab. est. 2012
Densidade 928.4 hab/km²
Indicadores
PIB R$ 36.505.984.000,00 IBGE/2011
PIB per capita R$ 28.127,00 IBGE/2011

O Vale do Rio dos Sinos recebeu este nome devido ao próprio rio dos Sinos que, em seu percurso, forma um extenso e fértil vale coberto por inúmeros municípios. Apesar de ser descrito abreviadamente como "Vale do Sinos", a forma correta é "Vale do Rio dos Sinos". A região pertence atualmente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Existem diferentes definições político-administrativas para a extensão exata e os municípios que compõem o Vale do Rio dos Sinos: o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) – 14 municípios; a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) – 20 municípios; e a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS) – 32 municípios.

O CONSINOS consiste de uma área de 1.398,5 km², e segundo dados da FEE (Fundação de Economia e Estatística do RS), a população total era de 1.309.991 habitantes, a densidade demográfica era de 928.4 hab/km².

A população do vale é formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães, portanto, o romance Um Rio Imita o Reno, de Vianna Moog, é ambientado nesta região e trata da integração cultural de descendentes de alemães com brasileiros.

Municípios[editar | editar código-fonte]

Chegada dos alemães ao Vale do Rio do Sinos (pintura do fim do século XIX)

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]