Guajuviras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guajuviras (Canoas)
—  Bairro do Brasil  —
Distritos
Área
 - Total 24
População
 - Total 82,261
    • Densidade 3.626/km2 
Fonte: Não disponível

O Conjunto Habitacional Guajuviras é o maior bairro da cidade de Canoas e o segundo maior bairro do Rio Grande do Sul, ficando atrás somente do bairro Restinga em Porto Alegre[carece de fontes?]. O bairro, localizado na parte nordeste da cidade, foi ocupado no dia 17 de abril de 1987, e é uma das mais conhecidas ocupações do sul do sul do Brasil. Segundo as associações de moradores, lá residem mais de 90 mil pessoas em 5.924 mil moradias[carece de fontes?] (casas e blocos de 4 andares, 4 apartamentos por andar).

O bairro também possui um comércio bem expressivo e diverso, mas principalmente voltado aos habitantes locais. Esse comércio é mais intenso na entrada do bairro, na avenida 17 de Abril.

O Guajuviras é dividido em setores (1, 2, 3, 4A, 4B, 5 e 6) e cada setor é dividido em quadras (de A à Z). Até existe uma numeração para as ruas, mas ela é ignorada pelos habitantes, já acostumados aos setores e quadras (mas quem não é do bairro geralmente fica confuso com esse tipo de endereço). Dentro do bairro ficam as avenidas 17 de Abril (também conhecida como Principal) e Avenida Esperança. A avenida Boqueirão, uma das mais importantes da cidade, passa na entrada do bairro.

Os problemas de alagamento foram resolvidos após o registro das invasões encontradas na parte baixa do bairro por parte da prefeitura, assim como os problemas de saneamento básico.

Guajuviras (Setor 6).

O bairro conta com três escolas de educação infantil, E.E.I. Cara Melada, E.E.I. Olga Machado Ronchetti, E.E.I. Vó Corina, e quatro escolas de ensino fundamental, E.M. Carlos D. de Andrade, E.M. Erna Würth, E.M. Guajuviras, E.M. Nancy Pansera, duas das escolas fundamentais fornecem também educação para jovens e adultos EJA. O bairro também conta com dois postos de saúde, sento um deles uma UPA e o outro uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

O bairro recebeu recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e se tornou um dos Territórios da Paz, recebendo ações comunitárias, monitoramento com câmeras de vídeo e o inédito no Brasil, Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD)ou shotspotter composto por um conjunto de sensores localizados em postes e edifícios do bairro que captam o som de tiros, identificando com precisão o local do disparo e até o calibre do projétil.

O bairro deverá abrigar no futuro um Presídio, além de uma área industrial e uma reserva ambiental, além de outras comprensações dadas pelo estado pela instalação da casa prisional no local.

A paróquia do bairro tem o nome de Nossa Senhora Aparecida e se localiza no setor 4A. As escolas de samba do bairro são as Unidos do Guajuviras e a Nossas Raízes.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Guajuvira é o nome de uma árvore que foi comum na região do bairro antes da urbanização e ainda há um exemplar na entrada do bairro.
  • Popularmente o bairro é chamado também de Guajuvira' ou Guaju.
  • Onde hoje fica o bairro existiu no passado uma fazenda, chamada Fazenda Guajuviras. Ela foi desapropriada em 1973 para a construção do conjunto habitacional, inicialmente chamado de Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti.
  • O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no bairro no final de 2006 durante a sua campanha à reeleição.