Canoas Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Canoas
Nome Canoas Futebol Clube
Mascote Leão
Fundação 4 de abril de 1957
Estádio Francisco Novelleto Neto
Capacidade 5.000 pessoas
Presidente Nelson Wtodarski
Competição licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Canoas Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul. Fundado no dia 4 de abril de 1957, é o clube profissional mais antigo da cidade.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

1957-1984[editar | editar código-fonte]

Fundado em 4 de abril de 1957, o Canoas Futebol Clube participava apenas de campeonatos amadores e regionais durante os primeiros 26 anos. Quando em 1984 participou pela 1ª vez da Segundona Gaúcha, fazendo uma campanha razoável no seu grupo, terminando em 5º sendo um grupo de 7 participantes e que 4 classificavam. Ficou com a mesma pontuação do Avenida mas perdia no nº de vitórias. No dia de sua estréia na competição (5 de maio de 1984), conseguiu a proeza de golear o Avenina fora de casa por 4 a 2. Mas mesmo assim acabou licenciando-se da Federação Gaúcha de Futebol no ano seguinte.

1984-1998[editar | editar código-fonte]

De 1984 até 1997 o clube permaneceu inativo, até que em 1998 com algumas parcerias o clube volta a praticar o futebol profissional, e nesse ano fez uma boa campanha na Segundona e terminou em 2º lugar no seu grupo. Já na 2ª Fase, deixou a escapar a classificação para o octogonal final no último jogo contra o Bagé, ficando à 1 ponto de se classificar. A maior goleada do Canoas na competição foi em 30 de agosto de 1998, após ganhar de 4 a 0 do Pinheiros.

1999-2003[editar | editar código-fonte]

No ano seguinte, o clube teve que participar da Terceira Divisão, e nesse campeonato fez sua melhor campanha em competições estaduais oficiais, terminando na vice-colocação geral.

Na 1ª Fase o clube terminou em 1º lugar do seu grupo vencendo cinco jogos, empatando um e perdendo dois. Na 2ª Fase também ficou em 1º lugar no seu grupo, vencendo três jogos, empatando uma e perdendo duas, chegou a golear o Ipiranga por 4 a 0 em casa. E no octagonal final, terminou em 2º lugar e por 1 ponto não foi o campeão da competição que foi o Guarany de Bagé, vencendo oito jogos, empatando cinco e perdendo um.

Já em 2000, de volta à Série B, o clube fez uma fraca campanha e terminou em último colocado no seu grupo onde havia oito participantes. Teve que participar da repescagem para não cair de divisão e escapou de cair até com uma certa tranquilidade, já que o Rio Grande ficou com apenas 1 ponto contra os 10 do Canoas. Em 2001 permaneceu na Segundona, fez mais uma vez uma fraca campanha e terminou em 7º dos oito clubes que participavam do grupo. Chegou a levar uma goleada em casa para o time do Lajeadense por 5 a 0.

Na Segundona de 2002 havia uma novidade para os canoenses. Outro clube da cidade iria participar da competição, era a recém formada Ulbra que tinha montando naquele ano seu 1º time de futebol de campo. E o Canoas mais uma vez fez uma fraca campanha e terminou em último do seu grupo. A equipe iria jogar a repescagem para não cair, e curiosamente o primeiro jogo era o primeiro clássico entre clubes profissionais da cidade, que seria realizado no domingo entre Ulbra e Canoas, mas mesmo assim foi cancelado. O presidente do Canoas Futebol Clube, Nelson Wtodarski anunciou a saída do time da repescagem da Série B do Gauchão.

Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Gaúcho 3º divisão
Ano Posição Fase
1999 Final
2003 Final
Campeonato Gaúcho 2º divisão
Ano Posição Fase
1984 18º Primeira Fase
1998 Segunda Fase
2000 15º Primeira Fase
2001 14º Primeira Fase
2002 12º Primeira Fase
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.