Hino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hino (canção))
Ir para: navegação, pesquisa

Hino é uma composição musical. O hino pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a um deus ou outra personalidade. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.

Tradição cristã[editar | editar código-fonte]

A hinódia cristã é inspirada nos Salmos de Davi os quais são dirigidas como adoração e louvor a Deus. Muitos referem-se a Jesus direta ou indiretamente. Há também louvores ao Espírito Santo e cânticos patrióticos nos hinários cristãos (Cantor Cristão e Harpa Cristã etc). Os hinos cristãos são escritos com temas especiais ou conforme as datas do calendário litúrgico tais como Natal, Páscoa e Pentecostes.

Acompanhamento[editar | editar código-fonte]

O culto cristão tem desde os tempos mais antigos, incorporado o canto de hinos, quer seja pela congregação ou por um coral. Na antiguidade, instrumentos de cordas, tais como a harpa e a lira foram usado com os salmos e hinos. Nos tempos atuais, os hinos são acompanhados por piano e/ou órgão ou até mesmo por orquestra. Algumas denominações cristãs incluem guitarras e baterias no acompanhamento, enquanto outras, proíbem o uso de instrumentos, aderindo ao canto congregacional a capella.

Métrica dos hinos[editar | editar código-fonte]

Seguindo Isaac Watts, tem sido comum na hinódia Inglesa, o uso convencional da métrica poética para a associação de um texto com uma melodia. A intenção dessa prática é a possibilidade de utilização de determinado texto com qualquer melodia que tenha a mesma métrica. A métrica é representada por um conjunto de números, como por exemplo 8.7.8.7, indica que a primeira e a terceira linhas têm 8 sílabas e a segunda e quarta linhas têm 7 silabas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música Erudita
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.