Batalha de Dieppe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Batalha de Dieppe
Segunda Guerra Mundial
Bundesarchiv Bild 101I-362-2211-04, Dieppe, Landungsversuch, englischer Spähpanzer.jpg
Um blindado destruido na praia de Dieppe
Data 19 de Agosto de 1942
Local Dieppe,  França
Resultado Vitória alemã
Combatentes
 Canadá
 Reino Unido
Alemanha Nazi Alemanha Nazista
Forças
+6.000 homens ~1.500 homens de infantaria
Baixas
+3.623 soldados
(mortos)
96 aeronaves
(abatidas)
34 navios
(afundados)
Total: 3.753 baixas
311 mortos, 280 feridos
48 aeronaves abatidas

A batalha de Dieppe, também conhecida como Operação Jubileu ou Operação Rutter, foi um ataque dos Aliados ao ocupado porto de Dieppe, durante a Segunda Guerra Mundial, na costa norte da França, em 19 de agosto de 1942. O assalto começou às 05:00 da manhã e por volta das 10:50 os comandantes aliados foram obrigados a bater em retirada. Mais de 6.000 soldados de infantaria, a maioria do Canadá, foram apoiados por grandes contingentes da Marinha Real Britânica e da Força Aérea Real. O objetivo era apreender e prender um grande porto por um período curto, tanto para provar que era possível e recolher informações dos presos e os materiais capturados ao avaliar as respostas alemã. Os aliados também queriam destruir as defesas costeiras, estruturas portuárias e todos os edifícios estratégicos.

Nenhum dos principais objetivos do ataque foi alcançado. Um total de 3.623 dos 6.086 homens que combateram em terra foram mortos, feridos ou capturados (quase 60%). A Força Aérea Real não conseguiu atrair a Luftwaffe em luta aberta, perdendo 96 aeronaves contra 48 perdidas pela Luftwaffe, enquanto a Marinha Real Britânica perdeu 34 navios.

Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.