Frente Ocidental (Segunda Guerra Mundial)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Frente da Europa Ocidental ou Frente Ocidental foi a segunda maior frente europeia em importância durante a II Guerra Mundial. Cobriu a Europa Ocidental, e de repente foi aberta pela invasão da Alemanha nazista à Noruega, Dinamarca e França, em 1940, sendo fechada pelas forças conjuntas dos Estados Unidos e do Reino Unido em 1945 e permaneceu inacta desde meados dos anos 1940 até a Batalha da Normandia, em Junho de 1944.

Dunkerque retreat.png
LondonBombedWWII full.jpg
1944 NormandyLST.jpg
M4-sherman-medium-tank.jpg
De cima para baixo: Ataques da Luftwaffe durante a Operação Dynamo. Uma cena de Londres após um bombardeio, soldados Aliados durante os desembarques na Normandia. Um M4 Sherman no Arco do Triunfo em Paris.

A Frente Ocidental foi marcada por duas fases de grande escala no teatro das operações de combate. A primeira fase viu a capitulação dos Países Baixos e França durante o mês de Maio - Junho de 1940, e seguida de uma guerra aérea entre a Alemanha e a Grã-Bretanha que atingiu o auge durante a Batalha da Grã-Bretanha. A segunda fase consistiu em combates de grande escala, que começou em Junho de 1944 com os desembarques Aliados na Normandia e continuou até a derrota da Alemanha, em maio de 1945.

A guerra na Europa Ocidental durante a Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em cinco fases:

Os países que enviaram um número significativo dos seus exércitos nesta frente foram os seguintes: Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França (França Livre e França de Vichy), Reino Unido, Noruega, Holanda, Itália e Polónia. Tropas de diversos países da Europa Oriental, América Latina e da Commonwealth das Nações também participaram, mas suas contribuições não foram decisivas. Embora a Irlanda fosse acidentalmente bombardeada pela Alemanha, este país nunca deixou o seu estado de neutralidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.