Kurt Student

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kurt Arthur Benno Student
Flag of the German Empire.svg - Império Alemão (até 1918)
Flag of Germany.svg - República de Weimar (até 1933)
Flag of the NSDAP (1920–1945).svg - Alemanha Nazista (até 1945)
Nascimento 12 de Maio de 1890
Birkholz, Província de Brandemburgo Alemanha
Morte 1 de julho de 1978
Lemgo Norte da Rhine-Westphalia, Alemanha
Nacionalidade alemão
Serviço militar
Patente General
Batalhas/Guerras
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial

Kurt Student (12 de maio, 1890 - 1 de julho, 1978) foi um general alemão da Luftwaffe. Lutou como piloto na Primeira Guerra Mundial e foi comandante dos Fallschirmjäger durante a Segunda Guerra Mundial.

Nasceu em Birkholz, uma aldeia em Landkreis, Züllichau-Schwiebus na Prússia, Província de Brandemburgo, uma região situada agora na Polónia

Carreira[editar | editar código-fonte]

Entrou para o Exército Imperial Alemão como cadete em 1910, sendo promovido a Tenente em março de 1911. Inicialmente serviu na Infantaria Leve(Jäger), passando posteriormente por treinamento de piloto em 1913.

Atuou deste o início da Primeira Guerra Mundial no Feldflieger-Abteilung 17 na frente da Galiza, passando a comandante da unidade em 1 de junho de 1916. Em 05 de julho, se tornou membro fundador da "Scourge Fokker" quando conseguiu sua primeira vitória, abatendo um Nieuport 11.

Foi destacado para a Frente Ocidental, como comandante do "Jagdstaffel 9"(Jasta 9), servindo de Outubro de 1916 a Maio de 1917, conseguindo neste período seis vitórias sobre aeronaves francesas.

Ramcke e Kurt Student(1941/42)

Durante o período entre guerras, Student tentou manter a aviação em atividade, evitando que se tornasse obsoleta. O Tratado de Versalhes,impunha à Alemanha rígidas regras em relação as forças armadas. Uma das formas encontradas para burlas esta rígida vigilância, foi o desenvolvimento de planadores o que permitia o treinamento de pilotos. Idéia esta que seria mais tarde utilizada para operações aerotransportadas.

Com a subida de Adolf Hitler ao poder,a Luftwaffe, foi secretamente reestabelecida, Student foi transferido do Exército para Força Aérea, sendo escolhido por Hermann Göring para comandar a recém criada 1ª Divisão Fallschirmjäger[1] da Alemanha(tropas aerotransportadas).

Embora a divisão não tenha participado da Invasão da Polônia, as tropas provaram seu valor durante a Blitzkrieg de 1940, nos Países Baixos, onde as tropas sob seu comando, conquistaram a fortaleza belga de Eben-Emael[2] .

Na Batalha de Rotterdam, foi baleado na cabeça, o que o tirou de combate por oito meses. Foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro por sua liderança e coragem nessas operações.

Honrarias[editar | editar código-fonte]

Cruz de Honra
Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O termo Fallschirmjäger vem do alemão, Fallschirm - “pára-quedas” e de Jäger, um termo para infantaria leve; literalmente “caçador; ranger” traduzido livremente como pára-quedista-caçador.
  2. A.H Farrar-Hockley -Paraquedistas alemães "A Supertropa", Rennes- 1975, Pag,61

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gerhard Schreiber: Der Zweite Weltkrieg, Verlag C.H.Beck, München 2002, ISBN 3406447643
  • A.M Farrar-Hockley - Paraquedistas Alemães "A Supertropa", Renes,1975
  • Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial, Abril 2009- Fascículo 05
  • Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial, Abril 2009- Fascículo 10
Ícone de esboço Este artigo sobre Segunda Guerra Mundial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.