Frankfurt am Main

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frankfurt
Frankfurt
Skyline Frankfurt am Main.jpg
Brasão Mapa
Brasão de Frankfurt Localização de Frankfurt am Main na Alemanha
Lema: Stark im Recht! [Firme no Direito!]
Dados gerais
Estado: Hessen
Região Administrativa:: Darmstadt
Distrito: Distrito Urbano
Área: 248,31 km²
População: 700.000 (2012-08-10)
Imigrantes: 25,5 % (2005)
Densidade demográfica: 2.595 hab./km²
Taxa de desemprego: 10,5 % (Posição:31.08.2005)
Altitude: 112 m acima do nível do mar
Códigos telefônicos: 069, 06109, 06101
Localização geográfica: 50° 07' N, 8° 41'L
UN/LOCODE: DE FRA
Região NUTS: Frankfurt am Main
(DE712)
Site oficial: www.frankfurt.de
E-Mail: onlinebuero@frankfurt.de
Dados políticos
Prefeito: Peter Feldmann (SPD)
Partido no poder: CDU, SPD, Grüne, FDP

Frankfurt am Main, Frankfurt sobre o Meno ou Francoforte do Meno,[1] mais conhecida simplesmente como Frankfurt ou Francoforte, é a maior cidade do estado alemão de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 700.000 habitantes em 2012.[2] [3] Sua área urbana tinha uma população estimada de 2,3 milhões de habitantes em 2010.[4] A cidade está no centro da Região metropolitana Reno-Meno que tem uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha. Desde a expansão da União Europeia de 2007, o centro geográfico da União encontra-se a 40km a leste de Frankfurt.

Frankfurt é o centro financeiro e de transporte da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa. Ao mesmo tempo, a DE-CIX possui o maior tráfico de ponto de troca de internet do mundo.

Frankfurt é a única cidade alemã listada como uma das dez cidades globais alfa do mundo.[5] Frankfurt fica na Antiga Zona de Ocupação Americana na Alemanha e era antigamente a cidade sede do Exército dos Estados Unidos na Alemanha. Em 2011, a companhia Mercer apontou Frankfurt como a 7º cidade em qualidade de vida do mundo. De acordo com a pesquisa de custo de vida do The Economist, Frankfurt é a cidade alemã mais cara e a 10ª cidade mais cara do mundo.

Nome[editar | editar código-fonte]

Parte da antiga Francônia, seus habitantes foram os primeiros Francos. A cidade está localizada em um antigo vau no rio Meno, cuja palavra alemã é "Furt". Assim, o nome da cidade pode ser traduzido como o "Vau dos Francos".[6]

De acordo com o Prof. Rebelo Gonçalves, no seu Vocabulário da Língua Portuguesa o topónimo correto em português é Francoforte do Meno.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Frankfurt foi fundada pelos romanos no século I. Desde 1875 é uma metrópole, com mais de 100 mil habitantes.

Política[editar | editar código-fonte]

Cidades Parceiras[editar | editar código-fonte]

Frankfurt am Main mantém parcerias com 9 cidades, com as quais mantém intercâmbio cultural e econômico:

Economia[editar | editar código-fonte]

Centro financeiro de Frankfurt. À direita vê-se a torre da catedral.

Frankfurt am Main atualmente conta com mais de 670 mil de habitantes no município e cerca de cinco milhões em toda a área metropolitana que é a segunda maior região metropolitana da Alemanha, ficando atrás apenas da Região do Ruhr. É constituída de imensos arranha-céus e construções modernas, como o Commerzbank Tower e o MesseTurm que são os dois maiores arranha-céus comerciais da Europa e os segundo e terceiro arranha-céus da Europa respectivamente . Entretanto, o passado sempre entra em contraste com o futuro.

Centro financeiro[editar | editar código-fonte]

Frankfurt am Main é o mais importante centro financeiro da Europa Continental e o segundo mais importante da mesma depois de Londres, sendo uma das regiões economicamente mais ativas da União Europeia. Em Frankfurt am Main estão representados mais de três centenas de bancos nacionais e internacionais. Entre outros, o Banco Central Europeu e o Deutsche Bank têm a sua sede em Frankfurt. A Bolsa de valores de Frankfurt é a maior bolsa de valores da Alemanha e quarta maior do mundo.

Feiras[editar | editar código-fonte]

Frankfurt am Main possui a terceira maior área de exposição do mundo onde realizam-se anualmente mais de 50 feiras e exposições, entre elas a Internationale Automobil-Ausstellung (feira internacional da indústria automobilística) e a Feira do Livro de Frankfurt.

Indústria e Comércio[editar | editar código-fonte]

A rua Zeil, uma das ruas principais da cidade, apresenta o volume de negócios mais forte da Alemanha.

Skyline de Frankfurt visto do sul.

Infraestruturas e Transportes[editar | editar código-fonte]

Frankfurt Hauptbahnhof (Estação central).
Mapa de Frankfurt

O Aeroporto Internacional de Frankfurt, base principal da Lufthansa, é o maior da Alemanha e um dos maiores da Europa em número de passageiros. A cidade dispõe de um sistema de transporte público urbano e suburbano. A exploração da rede de metro é efectuada pela Metro de Frankfurt e a rede ferroviária suburbana pela S-Bahn Reno-Meno. As principais estações são: Frankfurt Hauptbahnhof (a estação central da cidade) e Frankfurt (Main) Flughafen Fernbahnhof, a estação do Aeroporto Internacional de Frankfurt. Frankfurt am Main e a sua área metropolitana são atravessadas por inúmeras auto-estradas.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Entre outros, os jornais Frankfurter Allgemeine Zeitung e Frankfurter Rundschau estão sediados em Frankfurt am Main.

Alte Oper, Antiga Ópera.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Frankfurt am Main é a cidade natal de Goethe, de Anne Frank e da Escola de Frankfurt, sendo um centro cultural de reputação nacional e internacional. Cerca de 60 museus e galerias de exposição encontram-se nas proximidades ou em local central da cidade. Frankfurt am Main é uma das sedes da Biblioteca Nacional da Alemanha.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A Federação Alemã de Futebol está sediada em Frankfurt. O principal clube de futebol da cidade é o Eintracht Frankfurt que disputa a Bundesliga. O Fußballsportverein Frankfurt 1899 disputa a Segunda Divisão da Bundesliga. O estádio Commerzbank-Arena abrigou alguns dos jogos da Copa das Confederações 2005 e da Copa do Mundo de 2006[7] , além de partidas da Copa do Mundo FIFA de 1974, ainda com o nome "Waldstadion".[8]

Panorama de Franfurt vista da Maintower.

Referências

  1. a b F. V. Peixoto da Fonseca (18/01/1999). Francoforte do Meno.
  2. Bevölkerung der hessischen Gemeinden am 31. Dezember 2011 (em alemão). statistik-hessen.de. Página visitada em 12 de fevereiro de 2013.
  3. Statistisches Bundesamt — Gemeinden in Deutschland nach Bevölkerung am 31.12.2011 auf Grundlage des Zensus 2011 und früherer Zählungen (em alemão). Einwohnerzahlen auf Grundlage des Zensus 2011.
  4. (inglês) World Urban Areas (PDF). Página visitada em 2007-09-20.
  5. World Cities. Página visitada em 2007-01-23.
  6. Room, Adrian (2006). Placenames of the world. McFarland. Página visitada em 2009-07-23.
  7. http://www.fifa.com/tournaments/archive/worldcup/germany2006/matches/index.html
  8. http://www.fifa.com/tournaments/archive/worldcup/germany1974/matches/index.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Frankfurt am Main