Brisbane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Austrália Brisbane  
—  Cidade  —
Panorama de Brisbane junto com a Kangaroo Point
Panorama de Brisbane junto com a Kangaroo Point
Bandeira de Brisbane
Bandeira
Brasão de armas de Brisbane
Brasão de armas
lema Meliora Sequimur
(Do latim: Visamos por o melhor)
Brisbane está localizado em: Austrália
Brisbane
Localização de Brisbane na Austrália
27° 28' 4" S 153° 1' 40" E
Estado Queensland
Área
 - Total 5 904,8 km²
População (2012)
 - Total 2,189,878
    • Densidade Erro de expressão: caractere " " não reconhecido/km2 
Sítio www.brisbane.qld.gov.au

Brisbane é a capital do estado de Queensland e terceira maior cidade da Austrália.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada pelos britânicos em 1825.

Antes da colonização européia, a área de Brisbane era habitado pelos povos Turrbal , cujos ancestrais migraram para a região através do estreito de Torres.

A área da baía de Moreton foi inicialmente explorada por Matthew Flinders. Em 17 de julho de 1799, Flinders desembarcou no que hoje é conhecido como Woody Point, que ele chamou de "Red Cliff Point", após as falésias de cor vermelha da baía. Em 1823, o governador de Nova Gales do Sul, Thomas Brisbane, instruiu que uma nova exploração seria desenvolvida, e um grupo liderado por John Oxley exploraria a baía de Moreton. Oxley explorou o rio Brisbane, na medida do Goodna. Oxley recomendou o ponto de Red Cliff para uma nova colônia, relatando que os navios podiam atracar em qualquer maré e facilmente chegar perto da costa.

Queensland foi proclamada uma colônia separada em 6 de junho de 1859, com Brisbane como sua capital, embora não tenha sido incorporado como uma cidade até 1902. Mais de vinte pequenos municípios e condados foram reunidos em 1925, para formar a cidade de Brisbane, que é regida pelo Conselho da Cidade de Brisbane.

1930 foi um ano significativo para Brisbane, com a construção dos marcos que ajudaram a definir o caráter da cidade. A Ponte Story e Brisbane City Hall, em seguida, edifícios mais altos da cidade. Além disso, o Santuário da Lembrança, em ANZAC Square, tornou-se o principal memorial da guerra de Brisbane.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Brisbane tornou-se ponto fundamental para a campanha dos Aliados quando o edifício AMP (agora chamado de MacArthur Central) foi utilizado como sede da South Pacific West pelo General Douglas MacArthur, chefe das forças aliadas do Pacífico. MacArthur tinha anteriormente rejeitado uso da Universidade de Queensland como seu quartel-general, como as curvas distintas no rio de Santa Lucia poderiam ajudar os bombardeiros inimigos. Também foi usado como um quartel-general das tropas americanas durante a Segunda Guerra Mundial o T & G Building. Aproximadamente um milhão tropas americanas passaram pela Austrália durante a guerra.

Apesar do crescimento constante, o desenvolvimento de Brisbane foi marcado por problemas de infra-estrutura. O governador do Estado John Bjelke-Petersen começou um grande programa de mudança e de renovação urbana, começando com o Distrito Financeiro Central e subúrbios. Bondes era um popular meio de transporte público em Brisbane, e a cidade tornou-se a última cidade da Austrália a fechar completamente a sua rede de bondes. A inundação de Brisbane em 1974 foi um grande desastre que temporariamente impediu o avanço da cidade. Durante esta época, Brisbane cresceu e modernizou rapidamente se tornando um destino da migração interestadual. Alguns dos marcos populares de Brisbane foram perdidos, incluindo o Hotel Bellevue e Cloudland, demolidos em circunstâncias controversas.

O crescimento da população de Brisbane ultrapassa a média nacional, desde 1990 cresce a uma taxa média de cerca de 2,2% ao ano.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localizada no Oceano Pacífico, junto à foz do rio Brisbane, é um importante porto da Austrália, além de centro comercial e industrial.

Tem cerca de 980 mil habitantes na cidade propriamente dita, com mais de 1,8 milhão de habitantes em sua região metropolitana. É a maior área urbana da Austrália em território, porém, apenas a terceira em população. As estimativas dizem que em 2030 a cidade terá mais de 2,5 milhões de habitantes.

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Brisbane
J F M A M J J A S O N D
 
 
170
 
29
21
 
 
147
 
29
21
 
 
140
 
28
19
 
 
104
 
26
17
 
 
97
 
23
14
 
 
74
 
21
11
 
 
69
 
21
9
 
 
46
 
22
10
 
 
33
 
24
12
 
 
104
 
26
16
 
 
109
 
27
18
 
 
132
 
28
19
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Canal do tempo

O clima de Brisbane é subtropical (classificado por Köppen como Cfa), com verões quentes e chuvosos e invernos amenos e secos. Os invernos são mais secos porque sua localização fica próxima a cidades de clima tropical. O mês de janeiro é o mais chuvoso e o mês de setembro, o mais seco.

O período de seca pode começar a qualquer momento a partir de junho, seu início pode variar muito de um ano para outro, enquanto em alguns anos pode começar em junho, em outros as chuvas só diminuem no fim de agosto. Se fosse considerado a média de precipitação, o período seco se iniciaria em julho e se intensifica em agosto e setembro, acabando no início de outubro, quando são registradas as primeiras chuvas de verão.

No verão se destacam o calor e as chuvas, chove muito nessa época e tempestades são comuns. A temperatura fica alta durante à tarde, próxima ou superior aos 30°C, mas é raro a temperatura passar dos 40 °C. Massas de ar polar são raras nessa época do ano.

Durante o inverno, a amplitude térmica diária é maior, por causa do tempo mais seco, principalmente em setembro. Nos meses de junho a agosto, é comum a chegada de frentes frias seguidas de massas de ar polar, que derrubam muito a temperatura, entretanto elas atuam durante poucos dias na região, pois elas perdem força devido ao contato com o ar mais quente de latitudes mais baixas.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Esportes[editar | editar código-fonte]

O Lang Park é o maior estádio de Brisbane.

A cidade já foi sede dos Jogos da Commonwealth de 1982, foi uma das sedes das Copas do Mundo de Rugby de 1987 e 2003 e também recebeu a final da Copa do Mundo de Rugby League de 2008.

O esporte mais popular de Brisbane é o rugby league, a cidade é a casa do Brisbane Broncos que joga na NRL, também é a casa do time de futebol australiano Brisbane Lions, do time de rugby Reds da liga Super Rugby e do time de futebol Brisbane Roar.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brisbane
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.