Wellington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wellington
Vista a partir do Monte Victoria.
Vista a partir do Monte Victoria.
Brasão oficial de Wellington
Brasão
Localização de Wellington na Nova Zelândia
Localização de Wellington na Nova Zelândia
Coordenadas 41° 17' 20" S 174° 46' 38" E
País  Nova Zelândia
Área  
  Total 290 km²
População  
  Cidade (2011)
  Urbana 393 400
Website: www.wellington.govt.nz/

Wellington é a capital da Nova Zelândia e também da região de Wellington, localizada ao sul da North Island (Ilha Norte), da qual Wellington é a cidade principal. Tinha aproximadamente 393 mil habitantes em 2011.

A cidade está situada ao lado de um porto natural, em colinas pendulantes e verdes. A região é sujeita a terremotos, bastante frequentes, e que quase causaram a destruição da cidade nos anos de 1848 e 1855. Há poucas áreas planas, por isto a maioria da população da cidade nas colinas ao redor da cidade, em áreas de risco devido às atividades sísmicas. Devido aos fortes ventos que sopram na cidade vindos do Estreito de Cook, a cidade é conhecida pelos neozelandeses como Windy Wellington (a Wellington dos ventos).

A cidade é importante centro financeiro e comercial na Nova Zelândia. Também é importante pólo cultural do país, abrigando o museu Te Papa ("Nossa Lugar", em língua maori), o balé, a Orquestra Sinfônica, e a produção cinematográfica neozelandesas.

Wellington foi fundada no final da década de 1830. O distrito comercial formou-se inicialmente junto à costa, porém está hoje afastado de 100 a 200 metros do porto, devido à elevação do solo causada pelos terremotos. A cidade também se espalhou devido a aterros na faixa costeira. Wellington tornou-se capital da Nova Zelândia em 1865, substituindo Auckland.

Wellington, situada a 41 graus de latitude sul, é a mais meridional capital nacional do mundo.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Wellington recebeu seu nome em homenagem a Arthur Wellesley, o primeiro Duque de Wellington e vitorioso da Batalha de Waterloo. O título do duque vem da cidade de Wellington no condado inglês de Somerset.

Em māori, a cidade recebe três nomes diferentes. Te Whanga-nui-a-Tara se refere ao Wellington Harbour e significa "O grande porto de Tara".[1] Pōneke é uma transliteração de Port Nick, abreviatura de Port Nicholson.[2] Te Upoko-o-te-Ika-a-Māui, significa "A cabeça do peixe de Māui" (frequentemente abreviado como Te Upoko-o-te-Ika), um nome tradicional para o extremo sul da Ilha Norte, deriva da lenda da suspensão da ilha pelo semideus Māui.

Wellington também recebe inúmeros apelidos como The Harbour Capital, Wellywood e (agora raramente) a Windy City .

Divisões da cidade[editar | editar código-fonte]

A cidade de Wellington é uma conurbação de quatro "autoridades territoriais" sendo elas:

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Wellington
J F M A M J J A S O N D
 
 
74
 
20
13
 
 
91
 
20
13
 
 
79
 
19
12
 
 
94
 
17
10
 
 
119
 
14
8
 
 
122
 
12
6
 
 
130
 
11
5
 
 
135
 
12
6
 
 
97
 
13
7
 
 
122
 
15
9
 
 
81
 
17
10
 
 
107
 
19
12
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: [1]

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

Wellington compreende diversos estilos arquitectónicos, datando desde há 150 anos atrás; desde casas de madeira do século XIX, como a casa em que nasceu Katherine Mansfield em Thorndon até edifícios Art Deco, como a antiga Sede da Wellington Free Ambulance e a Galeria da Cidade, assim como edifícios modernistas no centro financeiro da cidade.

O mais antigo edifício da cidade é o Museu da Colonial Cottage no bairro de Monte Cook. O edifício mais alto da cidade é o Majestic Centre na Willis Street, com 116 metros de altura, sendo o segundo mais alto a BNZ Tower com 103 metros. A Capela de Futuna, localizada em Karori, foi o primeiro edifício bicultural na Nova Zelândia, e é considerado um dos mais importantes edifícios neozelandeses do século XX.

A Old St. Paul's é um exemplo de arquitectura neogótica do século XIX, adaptada às condições e aos materiais. É também exemplo St. Mary of the Angels. O edifício do Museum of Wellington City & Sea, a Bond Store, está em estilo imperial françês e o edifício do Wellington Harbour Board Wharf Office está em estilo inglês tardio. Há vários teatros restaurados em Wellington, incluindo o St James Theatre Teatro de São Tiago, a Opera House, e o Embassy Theatre (Teatro da Embaixada), onde teve a estreia do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King).

A Praça Cívica está rodeada pela câmara municipal, pelo Centro Michael Fowler, a Biblioteca Central de Wellington e a Galeria da Cidade.

Sendo a capital, há muitos edifícios governamentais em Wellington. Tanto a Biblioteca Nacional da Nova Zelândia como o edifício Te Puni Kōkiri são estéticamente únicos. Os Edifícios do Parlamento da Nova Zelândia foram construídos em meados dos anos 1960. Do outro lado da estrada em que está o Beehive está o maior edifício de madeira no Hemisfério Sul, parte dos Antigos Edifícios do Governo, e que actualmente alberga parte da Universidade de Vitória de Wellington. O Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa localiza-se perto da marina.

Wellington contém várias esculturas icónicas da cidade, tal como a Bucket Fountain.

Panorama de Wellington à noite.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Esportes[editar | editar código-fonte]

A cidade é sede do time de rugby Hurricanes que disputam a liga Super Rugby, o principal estádio é o Westpac Stadium.

Referências

  1. Te Āti Awa ki Te Whanganui-a-Tara (em Māori). Te Ara Encyclopedia of New Zealand., convenções ortográficas originadas de Māori Language Commission.
  2. Poneke. New Zealand Department of Conservation.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Wellington