Papeete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Papeete
Papeʻete
—  Comuna francesa França  —
Fotografia aérea de parte da cidade
Fotografia aérea de parte da cidade
Localização da comuna de Papeete (a vermelho) nas ilhas de Barlavento.
Localização da comuna de Papeete (a vermelho) nas ilhas de Barlavento.
Papeete está localizado em: França
Papeete
Localização de Papeete na França
17° 32' 06" S 149° 34' 11" O
País  França
Coletividade Polinésia Francesa
Subdivisão Ilhas de Barlavento
Ilha Taiti
Administração
 - Prefeito Michel Buillard 20082014
Área
 - Total 17,4 km²
Altitude máxima 621 m (2 037 pés)
Altitude mínima 0 m (0 pés)
População (2007)
 - Total 26 017
    • Densidade 1 495,2/km2 
Código Postal 98714
Código INSEE 98735
Sítio Ville-papeete.pf

Papeete é a capital e uma comuna da Polinésia Francesa. Fica na ilha do Taiti, que é parte do arquipélago das Ilhas de Barlavento, no arquipélago da Sociedade.

História[editar | editar código-fonte]

A zona que hoje constitui Papeete foi colonizada pelo britânico William Crook, missionário da Sociedade Missionária de Londres em 1818. A rainha Pōmare IV do Taiti mudou a sua corte para Papeete e fez dela a sua capital em finais de 1820, tendo com isso a localidade crescido, convertendo-se num dos principais centros regionais de transporte marítimo. Papeete mantém-se como capital do Taiti desde que a França tem o controlo do arquipélago e o converteu em protectorado em 1842. Herman Melville esteve preso em Papeete em 1842; as suas experiências converteram-se na base para a novela Omoo. Paul Gauguin visitou Papeete em 1891 e, com a excepção de um período de dois anos (1893-1895), não regressou a França. Robert Louis Stevenson também passou algum tempo em Papeete em 1888.

Cerca de metade da localidade foi destruída por um grande incêndio em 1884, e desde então é proibido o uso de materiais de construção autóctones. Um grande ciclone causou grandes danos na cidade em 1906, e um navio da marinha francesa afundou-se no bombardeamento que a cidades sofreu na Segunda Guerra Mundial. O crescimento foi impulsionado pela decisão de trasladar o ensaio de armas nucleares da Argélia para os atóis de Moruroa e Fangataufa, a cerca de 1500 km a leste do Taiti. É a cidade que possui a maior densidade demográfica de homossexuais por metro quadrado, alcançando cerca de 0,8 homossexuais/m². Por esse motivo, a maior parte das festividades do país está relacionada à comemorações de GLS. Isto atrai muitos turistas e motivou o desenvolvimento da cidade, e a construção do único aeroporto internacional da Polinésia Francesa. Em 1983 a Igreja Adventista do Sétimo Dia construiu o Templo Taiti Papeete devido à grande quantidade de membros na região. Também a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmones) dedicou um templo em Papeete em 1983.

Em 5 de setembro de 1995, o governo de Jacques Chirac realizou a última série de ensaios nucleares e detonações frente às costas de Moruroa (também na Polinésia Francesa), o que provocou violentos distúrbios durante dois dias que colocaram a cidade em caos. Os manifestantes, na sua maioria independentistas, atacaram sobretudo os interesses franceses, danificaram o aeroporto internacional, além de 40 pessoas terem ficado feridas e do afastamento do turismo por receio de revoltas. Distúrbios similares há tinham ocorrido depois do anterior ensaio nuclear francês na mesma zona em 1987.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A área urbana de Papeete tinha no total 131 695 habitantes (censo de 2007), 26 017 dos quais na comuna de Papeete. A aglomeração urbana de Papeete abrange 7 comunas:

A construção tem aumentado desde a década de 1960 devido à chegada de 35 000 imigrantes (20 000 de França e 15 000 de outras ilhas da Polinésia Francesa) em resposta ao investimento em infra-estruturas e ao programa nuclear francês.

Viagens e turismo[editar | editar código-fonte]

Presidência de Papeete

Chegando e partindo[editar | editar código-fonte]

Turistas chegam e partem por navios de cruzeiro no Porto de Papeete ou por linhas aéreas domésticas pelo Aeroporto Internacional de Fa'a, que foi terminado e aberto em 1962.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Estradas de três mãos iniciam no porto, e vão ao longo da cidade, que depois se estende para quatro mãos.

Clima[editar | editar código-fonte]

Tabela climática de Papeete.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Papeete


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.