Australásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Localização da Australásia
Bandeira Olímpica da Australásia (1908 e 1912)

Australásia é a região que inclui a Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia. Esta designação, que significa “Ásia do sul” foi inventada por Charles de Brosses na sua Histoire des navigations aux terres australes (1756) para a diferenciar da Polinésia e do sudeste do Oceano Pacífico (a região Magellanica).

Por vezes, o termo Australásia é usado para referir o conjunto da Austrália e da Nova Zelândia, mas os neozelandeses estão contra esta designação, que dá mais força à Austrália e preferem o termo Oceania.

Do ponto de vista da biologia, a Australásia é uma região natural com uma história evolucionária comum e um grande número de espécies endémicas de plantas e animais. A linha de divisão desta região biogeográfica e a Ásia é a linha de Wallace, que representa igualmente a fronteira antre as duas placas tectónicas australiana e euroasiática.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.