África Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
  "África Central"
  "Middle Africa" (sub-região da ONU)

A África Central é a sub-região que fica no centro do continente.

Para o Departamento de Estatística da ONU, compreende os seguintes países (assinalados a verde-forte no mapa):[1]

No entanto, este agrupamento não tem significado geográfico preciso, nem político, nem histórico. Do ponto de vista geométrico, poderiam considerar-se como países "centrais" da África, o Chade, a República Centro-Africana e a República Democrática do Congo, como está indicado a sombreado escuro no mapa. Do ponto de vista geográfico, poderia considerar-se o conjunto dos países encravados, ou seja, que não têm costa maríntima; nesta definição, os Congos não estariam incluídos, mas estariam neste grupo o Mali, o Níger e o Burkina Fasso, que são normalmente incluídos na África Ocidental, a Etiópia, o Uganda, o Ruanda e o Burundi, que são geralmente agrupados na África Oriental, e o Malawi, a Zâmbia, o Zimbabwe, o Botswana, o Lesoto e a Suazilândia (estes dois últimos, encravados dentro da África do Sul, não estão assinalados no mapa), que são geralmente considerados países da África Austral.

No entanto, seis destes países encontram-se agrupados em uma organização de integração económica, a Comunidade Económica e Monetária da África Central, o Chade, o Congo, os Camarões, o Gabão, a Guiné Equatorial e a República Centro-Africana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.